terça-feira, 30 de agosto de 2016

Um caso único em clubes de topo na Europa


É indiscutível que, desde que Jorge Jesus chegou, o Sporting realizou uma revolução no seu plantel. Muitas aquisições, algumas vendas e bastantes dispensas fazem com que o onze de hoje pouco tenha a ver com o que terminou a época com Marco Silva. Rui Patrício, William, Adrien são os únicos sobreviventes, já contando com as recentes saídas de João Mário e Islam Slimani.

Nuno Farinha listou os jogadores que foram contratados desde que Jesus passou a ser o técnico do Sporting, chegando a um total de 21 - incluindo Ciani, um óbvio erro de casting que foi corrigido de imediato -, acrescentando que não devem existir casos semelhantes (isto é, com tantas contratações realizadas em tão pouco tempo) em clubes de topo na Europa. 

Aprecio (e, obviamente, concordo com) a opção tomada por Nuno Farinha de, ao estabelecer termos de comparação, colocar o Sporting no patamar dos clubes de topo europeu - imagino que lhe tenha custado -, mas, como a realidade portuguesa é tão diferente dos melhores clubes ingleses, alemães e espanhóis (que já têm plantéis incríveis e têm outra facilidade para atrair os melhores talentos, podendo dar-se ao luxo de gastar várias dezenas de milhões num único jogador), talvez tivesse sido melhor começar por comparar com clubes portugueses, como Benfica e Porto.

Façamos então essa comparação. Nas últimas três janelas de transferência (verão 2015, janeiro 2016 e verão 2016), foram estas as aquisições feitas por Sporting, Benfica e Porto:

Nota: os valores de todos os jogadores contratados pelo Sporting na época passada incluem comissões e prémios de assinatura; no caso do Benfica e Porto, essa informação não é divulgada de forma detalhada, pelo que apenas foram incluídos os valores de comissões e prémios de assinatura que o Football Leaks deu a conhecer.

Como se pode ver, analisando as aquisições pela quantidade, constata-se que a realidade do Sporting não é diferente dos clubes com que compete a nível nacional. O Sporting contratou 23 jogadores (Farinha não incluiu Jug, que já tinha sido contratado antes de Jesus chegar ao Sporting), ou seja, uma contratação a menos que no Benfica (assumindo já a provável entrada de Rafa) e mais três que no Porto. Ou seja, por aqui, estão todos equiparados. Se falarmos em valores, no entanto, é enorme a diferença: o investimento do Sporting é menos de metade daquilo que o Benfica gastou (e faltam aqui as comissões de Carrillo e Zivkovic que, juntas, devem ultrapassar os 15 milhões de euros), e ainda menos em relação ao Porto, caso as opções de compra de Óliver e Jota venham a ser acionadas.

Engraçado também ter etiquetado a despesa de Dost como um "luxo" para a realidade da nossa Liga... quando falamos de valores que são metade do que o Benfica pagou por Jimenez e do que o Porto poderá pagar por Jota e Óliver caso acione a opção de compra, e menos 50% do que o Benfica poderá pagar por Danilo. 10 milhões são um valor alto, sem dúvida, mas que deve ser enquadrado devidamente, face às vendas que o Sporting se prepara para realizar: poderão atingir 70/75 milhões, dos quais quase 60 irão para os cofres do Sporting (que detém 75% de João Mário e 80% de Slimani). Falamos de milhões, e não de mendilhões - é importante não esquecer.

Jesus é, efetivamente, um eterno insatisfeito. Se as direções com quem trabalha não lhe colocarem travão, há sempre espaço para mais uma contratação. É um de três perfis possíveis: há os eternos insatisfeitos, há os que fazem fretes aos empresários que os representam, e há os que aceitam, pacificamente, trabalhar com aquilo que a estrutura lhes dá. Os últimos três treinadores do Sporting encaixam bem, cada qual, em cada um destes perfis. Curiosamente, pelo que me parece, os atuais treinadores dos grandes também. O eterno insatisfeito, se tiver um sistema de jogo bem idealizado e bem identificadas as qualidades de que necessita nos seus jogadores, estará sempre mais próximo de construir uma equipa competitiva, mesmo tendo menos dinheiro à disposição para "luxos".

É, evidentemente, isto que incomoda quem aponta para o número de contratações do Sporting. É incomparavelmente superior a competitividade deste Sporting em relação ao de 2014/15 (mesmo que esse plantel tenha conquistado uma Taça de Portugal). Não faz sentido fazer-se um balanço do mercado de transferências colocando o foco na quantidade de jogadores, em vez de se analisar a qualidade de quem entra e de quem sai, do onze base e da profundidade do plantel. 

E quando um jornalista assenta o seu texto num pressuposto "Não devem existir casos semelhantes", sem se dar ao trabalho de verificar se, efetivamente, existem ou não casos semelhantes, estamos conversados em relação à qualidade da análise.

P.S.: isto foi no sábado. No domingo...



P.S.2: coloquei Rafa na lista do Benfica por ser muito provável a sua contratação e por uma questão de equidade, pois Nuno Farinha também incluiu Bas Dost, que, na altura em que o texto foi publicado, ainda não tinha assinado pelo Sporting. Jogadores como Vera e Saponjic foram incluídos porque não são compras típicas de equipa B, pelo valor envolvido - como todos se lembram, Ryan Gauld, que também teve um custo dessa ordem de grandeza, nunca deixou de ser incluído (e bem) em qualquer lista de aquisições, apesar de ter sido colocado na equipa B do Sporting.

107 comentários :

  1. Excelente Post, Mestre!

    O escrutínio das análises e textos dos Farinhas desta vida, deve continuar a ser exímio e persecutório, como até aqui MdC! Parabéns!

    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  2. A pandilha a seguir o guião! Lol :)

    ResponderEliminar
  3. O Nuno farinha faz o que os paineleiros do benfica fazem. Constroem narrativas.
    Não lhes interessa a realidade.

    Para eles a táctica é a da guerrilha. Causar confusão até que pegue.

    Têm palco (jornais e tvs) e têm os meios ... na cabeça desta gente os Sportinguistas são pessoas sem capacidade cognitiva e incapazes de perceber que o que dizem e / ou escrevem é ... lixo.

    Está-lhes a custar muito um Sporting forte, desportiva e financeiramente. É lidar!

    Daqui a um mês ou dois, será possível agarrar com distanciamento todas estas "teorias" lançadas orquestradamente para cima da mesa. Ontem tentaram mais uma ... mas começam a parecer tão vazias de sentido que acabam, como acabaram, a falar sozinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Constroem narrativas/estorietas. Nem mais.
      Gostava que isso se tornasse uma hashtag

      Eliminar
    2. E o que aqui foi feito não foi construir uma narrativa ???.
      Porque é que Reforços da equipa B do Benfica estão considerados e no Sporting não?
      Bilial, Saponovic, Dalcio, Vera... Algum destes treinou sequer com a equipa A ?

      Eliminar
    3. Os lampiões são tão burros, mas tão burros, que não conseguem distinguir uma análise objectiva e imparcial, com dados límpidos e concretos (baseados apenas e só no preço dos jogadores), de uma pazada de "construção de narrativa de carvão" lançada por um carvoeiro de estimação da Máquina de Propaganda de Lampiónica Manipulação.

      Eliminar
  4. Na mouche Mestre!!

    No entretanto, ouvi uns zumbidos de que o Rafa poderá vir mesmo para o Sporting e não para carnide ou fcporco. Esperemos que esteja enganada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a ver isso acontecer, J1906. É um jogador demasiado caro para nós. Espero que não passe de carvão lançado pelo empresário para forçar o Benfica a fechar o negócio.

      Eliminar
  5. Excelente análise.

    Acrescentaria os 8M dados por 50% do Pizzi em Dezembro de 2015.

    ResponderEliminar
  6. Os lampioes sao tao ridiculos..alguem que pergunte ao Golbern quantos vouchers ele recebe por semana para sustentar aquela obesidade morbida.Alias,conheco alguns gordinhos e sao todos muito inteligentes e bem humorados.Nao sei onde foram buscar o Golbern e o Guerra,mas de gordos teem pouco.Se e que me entendem..
    SL

    ResponderEliminar
  7. Esperava um bocadito mais de seriedade. Coloca-se o Rafa que ainda não assinou nem se tem a certeza que o vá fazer. Qual o objectivo?
    No caso do SLB vemos nomes que foram contratados para a B mas no SCP e FCP não. Qual o objectivo?

    Mestre Edu, ligue ao Saraiva e diga para refazer o excel. Saiu uma bela borrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, coloquei o Rafa porque o Nuno Farinha também colocou o Dost, que só no dia seguinte assinaria pelo Sporting.

      Eliminar
  8. Portanto o Gordern (ou Obesern? Como é que dois gajos, que chegam facilmente aos 350 kg, não têm enfartes e malta bem saudável anda aí a morrer de cancro?), que nem sabe dizer L'ester, acha que o Ewerthon foi contratado pelo JJ.

    Muito bem, estamos conversados sobre sentido crítico destes cães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pergunto a esse idiota qual dos jogadores "petróleo" do Benfica foram comprados por Rui Vitória... lol

      Eliminar
    2. O Ewerthon chegou ao Sporting em Janeiro de 2015, 6 meses antes do JJ. Como é que é uma contratação do JJ?

      Eliminar
  9. Excelente Mestre! Acredito que faça confusão ao Nuno Farinha, o que ele queria sei eu.

    O Sporting deu um salto qualitativo ao longo do mandato de BC e sobretudo com Jesus, isso é inegável. Vejamos por exemplo o nosso ataque. No 1º ano de BC o nosso ataque era Montero, Slimani e Cissé. No 4º ano temos Bas Dost, Alan Ruiz, André, Castaignos, Campbell (Spalvis não acredito que "apareça" esta época).

    Não há comparação possível. O mesmo exercício pode ser feito na defesa. Com Marco Silva fomos jogar à Luz com Maurício e Saar no centro da defesa.

    Jesus é o tipo de treinador que, face aos jogadores que potencia e às vendas estrondosas que permite, pede 8 jogadores para depois aproveitar 5.

    Posto isto, acredito que daqui para a frente é possível comprar menos jogadores. Melhores jogadores (Das Dost, Bryan Ruiz, Coates ou Campbell dão outra qualidade para juntar aos miúdos da nossa formação), mas menos jogadores.

    ResponderEliminar
  10. Esses tipos já não tem credito nenhum nem os lampiões já vão na sua conversa, fazes muito bem em os expor ao ridículo que são.

    ResponderEliminar
  11. Como alguém disse acima.. fazem-se constroem-se narrativas, pega-se numa folha de excel e já está.. mas onde, quando e como o Depoitre custou 6 milhões? Onde, quando e como o Oliver custou 20, o DJ custou 22? E a contrapartida.. onde estão a vendas dessas 3 janelas de mercado que o SCP fez?! Vamos lá ser sérios e fazer contraponto e sobretudo não adulterar os números. E estou a falar só do FCP. Não falo dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso têm piada estas observações. Quanto custou então Depoitre?
      Quanto a Oliver e DJ, os valores estão na coluna opção e são os noticiados, ou não?

      Deduzo pois, que quanto aos restantes valores esteja de acordo?

      Eliminar
    2. http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/oficial-fc-porto-confirma-contratacao-de-laurent-deproit.html

      "os valores da compra não foram comunicados".. ora se a compra tivesse sido acima dos 5 milhões a CMVM teria de ter conhecimento.

      E os valores de 20 do Oliver e os alegados 22 (nem sequer foi confirmados) foram mesmo somados para se atingir o valor de 111 milhões. Coisa que é mentira.

      Lá está. Constrói-se uma narrativa, invenatm-se uns números sem contraditório e depois claro, como a maior parte são ignorantes e crédulos, engolem sem mastigar. Não é por acaso que este País está no fundo, na cauda da Europa em analfabetismo e iliteracia.


      Eliminar
    3. Creio que o valor do Depoitre foi mencionado no Tribunal do Dragão - que é um blogue extremamente atento ao universo portista.

      Eliminar
    4. Mestre, estive a ver no TD e eles não chegam a nenhum valor concreto, mas

      "Já os valores noticiados em Portugal, 4+2,5 milhões de euros, também parecem francamente elevados."

      "Depoitre fez a sua melhor época em 2014-15, quando foi essencial para que o Gent conquistasse o primeiro título da sua história. Na altura, o Transfermarkt, o site que muitos usaram para o avaliar em 6,5M€, avaliava-o em 2,5M€. Esta época, Depoitre fez 14 golos na liga belga e um na Champions. Foi isso que justificou que o seu passe valha agora três vezes mais? Certamente que não. Terá sido o único jogo que fez pela Bélgica? Improvável, pois o valor de Licá também não triplicou quando fez o seu único jogo por Portugal. É de facto intrigante avaliar Depoitre em 6,5M€, tendo em conta que o Gent nunca vendeu um jogador por tanto dinheiro."

      http://otribunaldodragao.blogspot.co.uk/search/?q=depoitre

      Desta vez temos de dar razão ao multinicks.

      Eliminar
  12. contrataram-se jogadores acima dos 27 anos e alguns mais velhos porque temos muitos jogadores portugueses muito jovens abaixo dos 23 anos. Quantos jogadores jovens temos emprestados com perspectivas de jogarem em janeiro ou no próximo ano?

    Os mais velhos ensinam aos mais novos ou não é assim?

    isto é a habitual gestão da informação criada por palhaços televisivos. Até dá pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é óbvio. Era uma resposta tão simples para dar a esses imbecis.
      Se fossem 80% abaixo dos 25 anos já era um aqui d'el rei porque a formação do Sporting estava a ser ignorada. Como é ao contrário, simplesmente debitam o número e esperam que choque os imbecis que absorvem esta verborreia sem crítica. Enfim...

      Eliminar
    2. É isto tudo, sempre me opus a uma equipa A carregada de jogadores da formação, nao porque nao tenham a habilidade para la estar, mas porque nao teem a experiência necessária para uma prova longa como o campeonato.

      Gosto muito da formação, e cada vez gosto mais, mas também gosto de ganhar, portanto é preciso encontrar um equilíbrio.

      Eliminar
  13. Bom dia.
    MdC, felicito-o pelo excelente trabalho de hoje, na linha de muitos outros. Os Sportinguistas devem-lhe muito, bem como ao Mister do Café pelo que fazem em prol da nossa paixão! E no que toca a este espaço, embora não leia todos os comentários, há uma apreciável melhoria!
    Face ao "farelo" já não me pronuncio, só me apetece tratá-lo por merdas! E como eu gostaria de ter a oportunidade de lho dizer nas "fuças"!
    Mas o visionamento destes dois grandes "paladinos da verdade desportiva" e da (des)informação, como sejam o Rita e o Gobern, particularmente o deste último, deixa-me a necessidades desta observação: Os lampiões, como se pode ver, trazem o trabalho de casa feito (mal!), o "paspalho do ROC (desminta-me se estou errado pois não vi o programa e não sei a reacção dele) vai para ali, como sabemos, sem muitas vezes saber o minimamente indispensável! Até o nome de jogadores nossos...
    Será que este sujeito, não tem conhecimento das críticas feitos por adeptos do Sporting e com isso, tentar corrigir-se? Parece que não...
    Falar do Rita e do Gobern mais do que mais que referir os seus nomes, causa-me urticária...
    Finalmente e, repetindo o que disse no Mister do Café, chamo a atenção para as declarações do líder da APAF na defesa a Tiago Martins. Veja o que o mesmo fez em relação a Manuel de Oliveira...
    SL

    ResponderEliminar
  14. O Sporting só comprou estes? Até punha outra vez a lista mas provavelmente seria censurado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloca lá a lista das aquisições dos 3 clubes nas últimas 3 "janelas" de transferências, se achas que a do MdC está incompleta.

      Eliminar
    2. Isso, boa!

      E não se esqueça de acrescentar no caso do seu clube os valores de prémios de assinatura e comissões. Só para nós sabermos ... é que nem você o sabe ;)

      Eliminar
    3. Aproveita e põe a "outra lista" de jogadores contratados pelo benfica e pelo porto...

      Eliminar
    4. oh essas ele nao sabe...

      ele so sabe a do Sporting...

      "E o Sporting é o nosso grande amor" nao é, Billy!

      Eliminar
  15. Mais uma vez o Mestre a apanhar a maquina lampianica em acção.
    Entre estes todos, não sabia que o Rita também já ia aos briefings...mais um a incluir na lista.

    O sorrisinho cínico do tripeiro Guedes dá-me vontade de rir, sobretudo quando todos os portistas começam a meter as mãos na cabeça face às contas escabrosas da SAD portista.

    Esta abordagem lampiã às contratações de JJ só nos pode deixar a rir pois o que se constata é que uma imensa maioria dos jogadores contratados vinga no Sporting e o seu preço é substancialmente inferior aos negócios de concorrência.

    Na análise que faço, apenas Barcos se pode constituir num flop e mesmo assim o seu valor de aquisição foi diminuto.
    Sobre Ciani e Jug já o Mestre falou.
    Brian Ruiz, Coates, Bruno César, João Pereira, Schelotto, Zeegelaar e Teo foram ou são habituais titulares ou jogadores de elevada utilização com prestação a elogiar.
    Aquilani e Naldo jogaram menos mas não deixaram de ter a sua oportunidade justificando-se a sua menor utilização com o facto dos habituais titulares estarem de pedra e cal na titularidade (Coates/Semedo e Adrien).
    Sobre as contratações deste época, aguardamos pelo final da mesma para poder avaliar melhor o rendimento de cada um.

    O tom de gravidade lampianica com a lista infindável de contratações de JJ seria aceitável se a par dessas contratações não víssemos o Sporting crescer na qualidade futebolística (o que acontece), ou nos resultados (os melhores desde os tempos dos 5 violinos).
    Tudo isto, feito com um valor que é menos de metade dos rivais e alcançando ainda vendas como as de João Mário e muito provavelmente Slimani, que cobrem todo o investimento efectuado e permitem ainda abater passivo.

    Como se vê em toda a comunicação social, as nádegas estão já a trabalhar arduamente nas pazadas de carvão e estas vão alcançar um nível estratosférico em breve.
    A liderança isolada do Sporting é mais uma vez um facto inesperado para as nádegas e estas precisam urgentemente de retomar a táctica da última época, atacar JJ, destacando-se a lampionagem neste campo.

    O Mestre com estes post desmarcara muito bem esta propaganda nojenta.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  16. A central de desinformação afinadinha.

    A narrativa agora é esta. Junto com a aposta na formação do Carnide e contenção, porque "se acabaram as contratações de vários milhões".

    Mas depois vem a realidade e...

    ResponderEliminar
  17. Tanta coisa e depois vamos a ver e o clube do outro lado da estrada tem menos uma contratacao...
    Mas nao era por causa de JJ que vinh contentores de jogadores?! Pela boca morre o peixe...

    ResponderEliminar
  18. Brilhante analise....Figuras tristes fazem esses "jornaleiros"

    ResponderEliminar
  19. O que acho aqui curioso é como o mesmo argumento aparece em 3 sitios diferentes atraves de 3 pessoas diferentes, sem que haja nenhuma razão especifica para isso.
    Estes briefings da Luz englobam tamanha rede de divulgação?
    Gosto também do argumento que alguns dos reforços do Benfica não deviam contar porque são para a B....
    Ora vejamos: Vera, Saponjic e Bilal, por exemplo, só aqui 7 milhões de euros.
    Fantástico! só uma pergunta ainda jogam lá?

    ResponderEliminar
  20. Mestre está errado na sua análise porque dos mais de 97 milhões de euros que o Benfica gastou grande parte é da responsabilidade do Jesus!...

    Até pelo menos o ano de 2050 todas as contratações falhadas do Benfica vão ser da responsabilidade do Jorge Jesus.Os briefings do Orelhas são claros nisso.Não ouvi mas sei isso de fonte segura.:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se JJ é olheiro deles como o próprio afirma... Se calhar os Lamps e Trips até tem razão em algumas das contratações flopadas! :))

      O mercado de inverno do Trips o ano passado é só um grandessissimo exemplo!

      Eliminar
  21. Só um detalhe mas que até reforça o post: Numa entrevista o ano passado, o JJ referiu que, apesar de ser um jogador que já lhe agradava, não teve qualquer responsabilidade na vinda do B. Ruiz e que esta tinha sido acordada antes de haver contactos com ele.

    ResponderEliminar
  22. e' no minimo desonesto a coluna do FCP.
    o imbula entrou e saiu sem sequer nunca ter saido ou entrado um tostao. o saldo contabilistico e' 0 (zero!)
    oliver e diogo jota, nunca mas nunca na vida o FCP ira alguma vez pagar o que quer que seja por algum deles.
    sejamos honestos ok?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MdC só colocou as compras e opções de compra (os mapas não reflectem as vendas) a ideia é contrapor os dados do Farinácio que usou o mesmo critério.

      Eliminar
    2. O Ciani também entrou e saiu, por exemplo. No espaço de poucas semanas. E no entanto foi colocado pelo Nuno Farinha no artigo em causa.

      Eliminar
    3. O Ciani nem sequer uma semana ficou! Imbula ainda fez meia época no fcporco se bem me lembro.

      Eliminar
  23. Eu quando li o.artigo pensei exatamente o mesmo mestre, obrigado por te teres dado ao trabalho de expor o ridículo da situação.

    Olhando apenas para nós são efectivamente demasiadas contratações mas tem pelo menos o mérito de serem todos apostas na primeira equipa e não acontecer como aconteceu com marco silva em que contratavamos jogadores que depois durante toda a época só competiam na equipa B.

    Em relação aos melhores jogadores serem da formação e depois? Provavelmente foi esta experiência que permitiu a alguns da formação.poderem se valorizar desta forma ou alguém tem dúvidas que semedo beneficia imenso de jogar ao lado de coates? O mesmo se pode dizer de gelson sobre Ruiz...

    ResponderEliminar
  24. Ao jabba do Trio d'Ataque já nós conhecíamos verborreia... já o ritinha é que parece estar a fazer-se ao piso...

    ResponderEliminar
  25. Mestre escreveu-se e falou-se nos jornalecos e nos programas televisivos que o Sporting entrou num acordo qualquer com o antigo clube do Sli para ficar com os 100% do seu passe, há alguma verdade nestas noticias?

    ResponderEliminar
  26. http://www.maisfutebol.iol.pt/geral/28-08-2016/oficial-pedro-delgado-no-sporting

    Este mais os outros que foram roubados ao Porto não entram nas contas porque não devem fazer parte do plantel principal. Mas então qual é o critério para incluir nas contas do Benfica o Bilal, o Diego Lopes, o Dálcio, o Saponjic, o Vera ou o Murillo? É para equilibrar as contas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes tirar esses todos a diferença ainda é considerável!

      Eliminar
    2. ... e fica um plantel b, do carnide, bem "valioso"... a julgar pelos PVP de cada um... só o vera, o saponjic e o jovic... ui!

      Eliminar
  27. Leandro Ruiz? Ouvi bem?
    O Alan deve ter um segundo irmão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahaha bem apanhado. Que zé tosco, este Obesern.

      Eliminar
    2. Por acaso Leandro Ruiz foi também uma contratação... para a equipa B. E não, nada tem que ver com os dois Ruiz da equipa principal, calhou chamar-se Ruiz também! Mas a sua contratação sempre foi para a equipa B, mas para o Gordobern é igual!!!

      Eliminar
  28. MdC, reparei que puseste 10M€ como valor da compra de Bas Dost. Já houve alguma confirmação desse valor?

    ResponderEliminar
  29. Reparei agora que o Fernando Ruiz também não entra na contabilidade. Tanta credibilidade nesta análise. Um post que mais parece um gigantesco tiro ao lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. outra voltinha...

      podes por esse tambem, a diferença continua consideravel...

      ...tens muito que somar do nosso lado e muito que diminuir do teu para equilibrar isso!

      Eliminar
    2. Estes lampiões são uma comédia...

      O Gordobern inventa um irmão chamado "Leandro" (não há nenhum jogador do Sporting com esse nome), e o bilhinas inventa um irmão chamado "Fernando" (também não há nenhum jogador com esse nome), mas o irmão mais velho de Alan Ruiz chama-se "Federico", veio para tomar conta do maninho mais novo, e custou a módica quantia de... 17 mil euros (0.017.000 euros)!

      Continuam a somar, génios, continuem a somar...

      Eliminar
  30. Duas coisas temos de reconhecer :
    - A dor de cotovelo é tramada....
    - e os carvoeiros mostram se afinados eheh

    ResponderEliminar
  31. Classificar o Nuno Farinha como jornalista é a única coisa que me parece pouco exacta neste excelente post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem apanhada... :)

      ...mas a carteira profissional esta la, ninguém lha tirou, infelizmente!

      Eliminar
  32. Ainda falta pelo menos o Líbio que o Benfica emprestou ao Benfica.

    ResponderEliminar
  33. Parabéns Mestre por mais um grande post!
    O que estranho é que o Sporting tenha tão poucos comentadores que façam a defesa do clube de forma competente. A titulo de exemplo, ainda ontem assisti a parte do prolongamento e nunca vi um comentador ser tão achincalhado como o José de Pina, isto para não falar do inenarrável ROC.
    Por outro lado defendo que a direcção deve tomar medidas. É inaceitável que o FC fruta tenha um jogador do nivel do Brahimi encostado ou que o venfique tenha 8 jogadores a treinar à parte e tenha um conflito com o seu capitão e no entanto quem aterre de marte e leia os jornais chega à conclusão que só o Sporting tem problemas.
    Na minha opinião há muito que o Sporting devia ter instituido um blackout e pedir de forma pública para que os seus sócios e adeptos deixassem de comprar jornais desportivos.

    ResponderEliminar
  34. O farináceo está-se a revelar um "luxo" no "plantel" do Vieira.
    Após a "saída" do Mr.Burns da hierarquia propagandística, é vê-lo, cada vez mais, a "subir de forma" na candidatura ao tão ambicionado goebelsiano lugar.
    Mas parafraseando-o, é muita gente, até custa a acreditar. Dos Guerras aos Goberns passando pelos Gosmas desta vida, o "plantel" está recheado de estrelas (vulgo brochistas) emergentes e a tarefa não se afigurará muito fácil.
    Entretanto, com estes trabalhinhos encomendados, vai marcando pontos na "corrida" e ganhando mais visibildade pois a concorrência é muita e há que "justificar a candidatura".

    ResponderEliminar
  35. http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/presidente-do-lyon-revela-jorge-mendes-procurou-clube-para-adrien-em-franca.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha outro carvoeiro,

      AHAHAHAHAHAHAHAAH

      http://www.supersporting.net/adrien-silva-deixou-a-gestifute-de-jorge-mendes/

      Adrien Silva deixou a Gestifute de Jorge Mendes
      Publicado a 25/11/2015 por Pedro Pinto em Notícias

      Capitão da equipa do Sporting, Adrien mudou de agenciamento, deixando a Gestifute, empresa criada por Jorge Mendes, optando pela francesa Classico Sports Management.

      O anúncio foi feito pelo próprio na sua conta na rede social Twitter, onde escreveu:


      “Dou as boas-vindas à Classico Sports Management com a qual inicio uma nova colaboração para gerir a minha carreira.”

      O médio foi mais longe e deu um sinal de que a mudança de agenciamento não visa prejudicar clube e jogador, numa referência à eventual transferência na reabertura do mercado em janeiro.


      “O Sporting é o meu clube do coração. Esta colaboração servirá sempre os interesses do nosso clube”

      A Classico Sports Management representa Kondogbia, Dossevi, entre outros, e o treinador Claude Makélélé. Adrien tem contrato com os leões até junho de 2017 e o Sporting tem apenas 50% dos direitos económicos do atleta.

      http://www.ojogo.pt/futebol/1aliga/sporting/noticias/interior/adrien-deixou-jorge-mendes-4899344.html?id=4899344

      Eliminar
  36. Eu compreendo que a análise seja tendenciosa, mas hoje por hoje, só se deixam enganar por informação deste género quem só vem à Internet para ler este Blog.

    Não podemos comparar investimentos de risco elevado em jogadores com grande margem de progressão com investimentos em jogadores que pouco ou nada podem gerar face ao investimento feito. Isto é, 5 milhões em Carrillo ou Zivkovic não são comparáveis a 10 milhões em Bas Dost. Como também não se pode comparar com os 22 milhões do Jimenez-apesar que sim, não seria este jogador que pensaria em rentabilizar. Enquanto que o Benfica poderá com meia dúzia de bons jogos, vender os jogadores pelo dobro, triplo, quadruplo. quíntuplo do preço investido, o Sporting com Bas Dost faz possivelmente uma compra sem contrapartidas futuras. Isto é, pensa-se sobretudo e cegamente no momento atual. Que nos leva a outra questão que é a forma diferenciada como cada estrutura trabalha e que retira qualquer sentido a estas comparações superficiais que apenas olham para a forma-os números-, mas esquecem por completo o conteúdo- as ideias de cada estrutura. Mas decerto que estará a ser congratulado por todos os adeptos do Sporting. Futebol é isto.

    PS: Coloca-se jogadores que foram claramente contratados para a equipa B como o Vera, Saponijic e o Bilial(Chegou com 16 ou 17 nos), mas esqueceu-se de jogadores como Gauld. Esperava mais de ti, Artista.

    PS1: Já que gostas tanto de gráficos, seria bonito, lindo, enlightening se colocasses uma barrinha adicional com a idade dos investimentos do Sporting, Porto e Benfica. Bastava isso. Só para dar uma de"engano estes, mas não vou fazer aqueles de parvos".

    PS2: Provoco, mas não te desrespeito. Espero que valorizes o facto de ter perdido tempo para responder-te ao post. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que não percebeste que o que está em analise são as contratações da época passada + esta, o que é que não percebestes que o que está em causa não é a possibilidade de retorno de investimento mas sim o numero de jogadores contratados.
      Fico com ideia que não leste o post, apenas olhastes para o gráfico e a necessidade de justificar ou melhor a obsessão em julgar que todo gira em volta do Benfica é tão grande que já nem lês e comentas apenas porque sim.
      Só por isto, se eu fosse o moderador, não valorizava minimamente o tempo que dizes ter perdido e nem sequer publicava a resposta, nitidamente descontextualizada e reveladora ... que estas no mesmo nível do Farinha, do Gobern e do Guerra (a diferença é que estes, sobretudo o Farinha deveriam ser bem mais responsáveis pelo que dizem).

      Eliminar
    2. O Gauld? Queres ir mais épocas atrás?
      A lista iria aumentar exponencialmente para o teu lado.

      Eliminar
    3. Têm razão. Mas como eu não prestei atenção ao post como deveria, vocês também estão a falhar na mensagem primordial do meu texto. O jogador A, B, ou C é secundário.

      Eliminar
    4. É verdade que a idade média das aquisições aumentou bastante. Não disse o contrário. Agora, o Sporting prepara-se para vender Slimani, que tem 28 anos, e poderia vender Adrien, que tem 27. Vejo no plantel vários outros jogadores com potencial de valorização em relação ao valor de aquisição: Schelotto (27), Rúben Semedo (22), Coates (25), William (24), Alan Ruiz (22), Gelson (21), Meli (24), Paulista (21), etc..

      O Gauld teria sido colocado aqui se tivesse sido comprado nestas janelas de transferências, como sempre o considerei nas análises que fiz às aquisições do Sporting.

      Eliminar
    5. Vendifica pode vender jogadores pelo quíntuplo 22Mx5= 110 Milhões...

      Pogba acabou de soltar uma gargalhada...

      Gaitan coçou a cabeça, pois nao percebeu bem a conta!

      O nível da tua analise iguala-se á do rita ou do gobern que incluem ewerton na compras de JJ, digo isto porque o Ryan Gauld chegou a Alvalade em 2014.

      O titulo da tabela publicada pelo MdC:
      "Façamos então essa comparação. Nas últimas três janelas de transferência (verão 2015, janeiro 2016 e verão 2016), foram estas as aquisições feitas por Sporting, Benfica e Porto", convém ler tudo, e só depois comentar!!!

      Eliminar
    6. Sporting 23 contratações
      Benfica 24
      A verdade
      24-rafa=23
      23-6 jogadores da B=17
      Sporting 23 contratações
      Benfica 17

      Eliminar
    7. És um pouco artolas...

      Se 6 são jogadores da B, então ainda se torna mais criticável investir(?) 12/15 milhões em jogadores que nem são para o plantel principal.

      Mas como é no Benfica, é "boa gestão". Imagino se fosse no Sporting...

      Eliminar
    8. Sao uns pobretanas so conseguem comprar 17 jogadores...

      AHAHAHAHAHAHAHAAHAH

      Eliminar
    9. O coates é jogador do scp?????
      Se tem potencial para se valorizar, essa mais valia será para o clube detentor do seu passe, não????

      Eliminar
    10. jorgen80, se a tua ideia é analisar a qualidade do investimento, se reparares bem em todas as listas encontras exemplos de bom e mau investimento, se bem que na questão da idade o Benfica leva vantagem e a idade dá uma margem de manobra bem maior, ainda por cima quando apenas estão listadas as aquisições feitas nos últimos 14/15 meses sendo por isso ainda muito cedo para tirar grandes conclusões.

      O Slimani adquirido julgo que com 24 anos, o Mitroglou tinha 27 o Jonas teria 30 são exemplos que contrariam a tese da idade, mas tens outros que a confirmam Barcos, Aquilani que trouxeram pouco ou nenhum retorno, ou Taarabt, Pele será que são exemplos de bom investimento?

      Bom, mas tudo isto é off topic, mas concerteza que uma analise e a um período mais alargado de tempo daria um bom post e de certeza que teria conclusões bem interessantes, nessa altura muito provavelmente vais argumentar com o sucesso desportivo e aí efectivamente ganhas de goleada. Vamos ver se conseguimos inverter a situação mas para isso são necessários jogadores experientes e com qualidade,

      Eliminar
    11. Esqueces-te da cláusulazita de opção de compra no contrato de empréstimo do Coates, Sergey Sportingsbitch...

      PS: da próxima, certifica-te que o teu raciocínio é inatacável antes de carregar dessa forma na pontuação. Caso contrário, acabas por só enfatizar a tua burrice...

      Eliminar
  37. Eu vejo\leio sempre isto na pele de Sportinguista e tentando ver o lado do adversário.

    Estao muito preocupados com os numero e valores de jogadores comprados pelo SCP, e porquê?
    Porque isso lhes causa incomodo, veem-nos mais fortes, e por conseguinte a sua tarefa fica mais difícil...

    É um sinal e forte de que estamos no caminho, certo!

    Prefiro vê-los (falo dos gordos e anoes, os jornalistas é um caso de falta de ética profissional) com discursos raivosos para com o SCP, do que aquele discurso cinico e complacente que começava sempre com:

    "Faz falta um SCP forte...", isto sim era um mau e obvio sinal de que algo estava errado!

    SL

    ResponderEliminar
  38. Mestre,

    Ei-lo, o Mendes, a trabalhar na sombra para ganhar uns milhões e ao mesmo tempo tentar enfraquecer o Sporting.

    "Mais detalhes sobre a situação de Adrien Silva, agora revelados pelo presidente do... Olympique Lyon, Jean-Michel Aulas, em declarações ao canal televisivo SFR, de França.

    O líder do clube onde atua Anthony Lopes era um dos convidados do painel e acabou por revelar que «Jorge Mendes procurou um destino para Adrien em França há dois dias, no sorteio da Liga dos Campeões, no Mónaco.»

    Depois, um dos entrevistadores explicou que o agente português já não representa o médio campeão europeu por Portugal - é Jonathan Maarek -, mas Aulas atirou com um: «Sim, mas é o Mendes que faz as operações.»

    http://www.zerozero.pt/news.php?id=180191

    ResponderEliminar
  39. Mdc e o comentário da manhã foi apagado? Felizmente muitos outros dão conta das incorrecções.

    Só volto a questionar: como é que as mesmas pessoas que defendiam a política de gaulds e slavchvs conseguem defender esta mesma política atual? Qual a diferença entre a política atual e o cheque e a vassoura? (O treinador!)... De resto é igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Sporting contratava Gaulds e Slavchevs tinha restrições financeiras muito superiores às que existem hoje. Não podíamos contratar jogadores para virem ganhar 2 ou 3 milhões / ano. Houve algum risco assumido na 1ª janela de transferências de JJ, é verdade, mas daí para cá as receitas cresceram imenso. E à medida que foram crescendo, também foi aumentando o nível salarial médio das aquisições. Normal.

      Eliminar
    2. Business Management 101: Principles of Management

      Eliminar
  40. Numa coisa o NF esteve mal.. colocar o Sporting of Lisbon nos 'Clubes de Topo'?! :-)

    http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/

    E ainda dizem mal dele?

    :-)





    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  42. Aqui os lampiões da praxe são desonestos, mesquinhos e irritantes... como todo o bom lampião sabe ser.

    Não gostam, não visitem. Este blog foca-se no Sporting, é escrito para e visitado maioritariamente por Sportinguistas, que gostam e sabem procurar a informação desportiva mais assertiva.

    Neste capítulo, o Mestre tem feito um trabalho impagável, único na blogosfera portuguesa, muito para além de outros blogs de referência associados a outros clubes, que confundem informação com clubite, opinião com factos e doença com mental com amor ao clube. Acho bem que haja o contraditório, faz parte, mas ver tanto portista e benfiquista indignado aqui todos os dias só me dá vontade de rir.

    Mais uma vez, digo. Só é pena que as almas que gravitam o futebol não nos deixem ganhar mais campeonatos. Queria ver este ódio todo com o Sporting a ser bicampeão este ano, como bem merecia. Até choravam!

    Enfim... no que toca aos comentadores, eu acho que as figuras de relevo na blogosfera e no twitter poderiam "mandar umas ideias (que já se percebeu que algumas delas são pescadas, e bem, pela direcção do Sporting) para o ar".

    E que tal o Sporting ser o único grande português sem representação nesses programas de paineleiros, chulos e parasitas que ganham milhares de euros para debitar alarvidades? Assumíamos isso institucionalmente, pedíamos encarecidamente para que nenhum sportinguista aceitasse esses cargos e convites de qualquer TV sem ser a Sporting TV para falar sobre futebol. Epá, para ser o que é neste momento, mais vale não ter lá ninguem.

    O único que não me envergonha é o Rogério Alves e mesmo assim é educado de mais, tendo em vista o pulha/ladrão/traficante de marfim/político corrupto/maçom que tem ao lado. Tem a retórica bem definida, sabe pôr o outro no lugar, sabe requisitar o tempo a que tem direito e fala como a pessoa inteligente que é. Um viva ao Rogério Alves!

    Quanto ao resto, ROC's, Pinas e companhias, são uns bananas. O ROC é um bêbedo que está ali a fazer mais mal do que bem. Dá a imagem do croquetista ignorante que é do Sporting 2 horas por semana, o Pina não se informa o suficiente... enfim.

    Sugiro que saiamos completamente deste círculo de comentadorismo brega, populista, inflamado e boateiro. Assume-se a coisa: A partir de hoje não há mais comentadores do Sporting na TV. Deixa-se os atrasados mentais do Porto e do Benfica a falar sozinhos. Eles que digam o que quiserem, lancem as mentiras que quiserem, revelem as informações confidenciais que quiserem, gritem, barafustem, chamem nomes a quem quiserem, mas mais nenhum sportinguista passaria pelo vexame de ver programas sofríveis em que SÓ SE FALA DO SPORTING. Já repararam no tempo dado a cada clube?

    A contradição é incrível, como tanta coisa incrível que só acontece no nosso clube! Passa-se 80% do tempo a falar do Grande Sporting, mas o tempo é dado aos benfiquistas e portistas! Ou seja, para se fazer o contraditório, tem-se 20%, para falar mal 80%. Estes programas só servem para lançar o caos. É carvão em formato televisivo!

    Como é que se aceita que se fale 80% do tempo acerca do Sporting dando-se 80% do tempo a comentadores benfiquistas e portistas? Parece credível? Parece justo? Não se vê que é mesmo pazadas atrás de pazadas? A análise do jogo do Sporting-Porto foi baseada em lances de falta dos jogadores sportinguistas, como se o jogo tivesse sido um manancial de violência dos nossos jogadores sobres os inocentes de amarelo! É um nojo a TV!

    Lanço o apelo! Saiam da TV! Larguem esses programas. Só faz mais mal que bem.

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo a 100%! Sportinguista que se preze não devia participar em programas cujos alinhamentos são anti Sporting.
      De facto, tirando o Inácio, o Rogério Alves e o Fernando Mendes quase todos os outros comentadores são incompetentes ou roçam essa incompetência.

      Eliminar
    2. Este comentário é especular e reflecte o que se passa no jornalixo televisivo.

      Há muito tempo que não consigo ver esses programas em especial o insuportável "Prolongamento", e também constatei com espanto que "a análise do jogo do Sporting-Porto foi baseada em lances de falta dos jogadores sportinguistas, como se o jogo tivesse sido um manancial de violência dos nossos jogadores sobres os inocentes de amarelo"...

      E quando o Pina chamou a atenção para esse facto o borgesso do apresentador teve o descaramento de dizer que "só tinham sido analisados lances perigosos"...

      É mesmo um nojo de TV!

      Como é que as pessoas hão-de conseguir usar o cérebro se os "mérdia" estão constantemente a anestesiá-lo?

      Eliminar
  43. Mestre

    Muito Obrigado por desmascarar a máquina de propaganda dos vermelhos (que ao estilo soviético obedecem às orientações do comité central).

    A clarificação dos factos é a melhor defesa contra a calúnia.

    Mestre, para quando um post a defender o departamento clínico do SCP? Precisamos calar os mentirosos e os espalha-brasas que utilizam estes subterfúgios esconder o pouco que jogam e os problemas internos (luisão, taarabat, comissões de transferências não públicas, promessas de transferências, problemas de lesões mal explicadas...)

    ResponderEliminar
  44. Off-topic:

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/presidente-do-lyon-revela-jorge-mendes-procurou-clube-para-adrien-em-franca.html

    ResponderEliminar
  45. ...falta a compra de 50% do Pizzi...por 8M em Dez.2015

    ResponderEliminar
  46. Mestre, é verdade que não somos o clube que mais contratar, nem o que mais dinheiro investe. Mas em termos de apostas em jogadores com margem de progressão (sendo a idade uma variável inerente) estamos um pouco aquém...
    SL
    João

    ResponderEliminar
  47. É tão óbvio que existe uma clara coordenação entre comentadores e colonistas para criarem a imagem que Jesus contrata demasiados jogadores.

    Estes e outros, são os tais que depois vão lá almoçar e combinar mais campanhas ao tal T1 do João Gabriel, que entretanto oficialmente "se afastou" do Benfica para lá colocar um testa de ferro no seu lugar, já chegou a este ponto, em que agora eles para preservarem a sua "imagem" metem outros a fazerem o seu papel, mesmo que sempre sejam eles a ditar as ordens...

    Gostaria também de falar aqui sobre o que disse o presidente do Lyon, que Jorge Mendes (que aparentemente já nem é o representante de Adrien) andou a oferecer o Adrien nos últimos dias a clubes Frances (pelo menos, estes é os únicos que confirmaram isso, poderá também ter feito o mesmo a clubes ingleses, incluindo o Leicester)

    E a pergunta tem que ser feita...

    Jorge Mendes já não detém % nenhuma do Adrien Silva, o Sporting actualmente é o detentor de 100% dos direitos do atleta...

    Eu perceberia, que o Jorge Mendes se "fosse" o empresário dele e tivesse ainda % do jogador, quisesse ganhar dinheiro agora que ele está valorizado...

    Mas nem isso, portanto é pertinente perguntar, de onde virá esta motivação toda de Jorge Mendes, que já nem é oficialmente representante do Adrien em o colocar em outros clubes

    E a resposta só pode ser uma...

    Jorge Mendes quer tirar Adrien do Sporting, para servir os interesses de Benfica e Porto, porque é evidente que o Sporting sem Adrien, perde uma serie de dinâmicas, e teria que mexer consideravelmente na forma de jogar, o que a partida tiraria uma hipotética vantagem que o Sporting possa ter em relação aos rivais por manter a estrutura base da equipa de um ano para o outro...

    Este tipo de jogada, diga-se não é nova... já em anos anteriores, Jorge Mendes se mexeu na sombra para servir os interesses do Benfica, ao por exemplo tirar Leonardo Jardim do Sporting...

    como se sabe, o Monaco é uma das plataformas da lavandaria Mendes, e é por lá que ele também distribui tachos, onde coloca os seus jogadores, e onde coloca "amiguinhos" em cargos...

    Um desses amiguinhos é o celebre ex-treinador Luis Campos, conhecido em Portugal por ter no mesmo ano despromovido 2 equipas, Luís Campos (que não passa de um testa de ferro) em 2014, lembrou-se de despedir clauúio Ranieri...um treinador que foi agora campeão pelo Leicester, e que já tinha um passado respeitado no mundo do futebol, só para vir ao Sporting levar o Leonardo Jardim...

    E porquê o Leonardo Jardim?, o Sporting vinha de um ano péssimo, primeiro ano da direcção nova, uma serie de jogadores baratos contratados, e não obstante disso o Sporting fez uma época sólida, ficou em 2º lugar a frente do Porto e prometia vir a crescer mais na segunda temporada com a mesma estrutura e treinador...

    Ao usar a sua influência para colocar e mexer com o mercado de jogadores e treinadores, Jorge Mendes por via indirecta beneficiou o Benfica (por exemplo...)

    E agora tenta fazer o mesmo com Adrien...

    Um verdadeiro cancro, não há quem lhe dê cabo do canastro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belíssimo resumo! Eu não faria melhor. Parabéns pelo teu comentário. Que muitos Sportinguistas leiam isto e acalmam as ideias ;)

      Eliminar
    2. O Luis Campos saiu do Mónaco a seguir ao Ranieri ter sido campeão pelo Leicester. Se calhar o Xeique percebeu que andava a ser comido! O que será óptimas noticias de desmascarar estes ratos de cano esgoto!!

      Eliminar
  48. E os ordenados? Como podemos fazer o comparativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se falarmos de ordenados então é que é o fim da picada...

      O Sporting é seguramente dos 3 o que tem ordenados mais baixos!

      Ou achas que o Benfica quer despachar o Luisão por acaso? um jogador que ganha quase 4 milhões ano... em fim de carreira.

      O Sporting consegue investindo menos, tendo menos orçamento para salários, ter:

      - Melhor guarda-redes
      - Melhor defesa
      - melhor meio campo
      - melhor treinador

      e o resto é discutível, tirem as vossas conclusões...

      Eliminar
    2. Só o taarabt paga meio plantel do Sporting. Melhor nem ir por aí .. :)

      Eliminar
  49. Falta mesmo a tabela dos ordenados e dos titulos ganhos!... o custo dos jogadores não é apenas o seu valor da transferencia, tem o ordenado, ssocial, etc. Já agora, adiciona o ordenado do treinador. O que interessa é o resultado liquido, não quanto se gasta

    ResponderEliminar
  50. Para os inteligentes que falam de comparar ordenados basta ver os rc... Onde o sporting gasta valor semelhante ao do Benfica. O resto é a vossa falta realidade a falar.

    ResponderEliminar
  51. so para alertar que tudo indica que ao final de hoje este post vai ficar desactualizado e o farinha passa a ter razao :)))

    ResponderEliminar