terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Observações de Pedro Henriques sobre o atual momento da arbitragem

No passado sábado, durante o rescaldo do Sporting - Paços, o ex-árbitro Pedro Henriques fez algumas observações interessantes sobre o estado da arbitragem. Aqui fica para quem não teve oportunidade de ver.

Sobre a forma como o CA preparou a sessão de esclarecimento dos casos de arbitragem:



Pedro Henriques levanta aqui alguns pontos muito relevantes. É de facto estranho que o CA apenas tenha dado acesso à imprensa escrita, e impedido que as televisões e rádios captassem imagens e som. O motivo que os levou a fazer isto parece-me óbvio: controlar aquilo que iria sair para o grande público. E o que saiu para o grande público foi um documento ridículo (LINK) em que se tentou branquear, com um par de frases e sem quaisquer explicações - porque não havia explicações plausíveis -, os erros que prejudicaram o Sporting na Luz.


Sobre a avaliação do CA ao fora-de-jogo do Benfica - Boavista:



Sendo verdade aquilo que diz Pedro Henriques, com as cambalhotas de opinião dadas por Bertino Miranda, estamos perante mais um exemplo da preocupação que o CA tem em condenar prontamente e de forma inequívoca os erros que prejudicam o Benfica. Condenação que, como todos nos recordamos, não aconteceu nos erros que prejudicaram o Sporting: o fora-de-jogo mal assinalado que anulou o golo de Alan Ruiz foi classificado de "admissível", enquanto o penálti cometido por Nelson Semedo no dérbi foi "lance difícil e de dúvida". É fácil perceber o verdadeiro intuito destas intervenções para "esclarecimento" do CA: passar um sinal de que os erros contra uns não são toleráveis, e que nos erros contra outros poderão contar com a sua compreensão.


Sobre a guerra entre Liga e Federação na questão do vídeo-árbitro:



Confesso que não sei ao certo o que está em causa nesta suposta guerra. Mas se tivesse que mandar um palpite, diria que a Liga e Federação querem ser os interlocutores com a FIFA na implementação do vídeo-árbitro em Portugal - com o consequente poder de sugestão sobre quem serão as pessoas que controlarão o sistema e sobre qual será o perfil dos juízes que farão o papel de vídeo-árbitro. Se for isto, é uma guerra que os responsáveis dos clubes deveriam denunciar e acompanhar.


Sobre a tecnologia da linha de golo:



A tecnologia de linha de golo é um melhoramento que ninguém contestará, pelo caráter objetivo dos erros que ajudam a analisar. Como disse Pedro Henriques, a sua implementação é um investimento e não um custo. De que esperam a Liga e FPF para colocarem este sistema em funcionamento nos estádios portugueses?

18 comentários :

  1. Parece-me que está explicado porque é que ele, ontem à noite, dizia, esforçando-se visivelmente por parecer convincente, que aquele lance do Carrillo era pénalti. Aliás, o Rui Santos também tem andado, de há uns tempos para cá, muito pezinhos de lã em relação ao lado errado da Segunda Circular.
    Tudo isto para dizer: aposto o que quiserem que ambos devem ter tido, por assim dizer, avisos dirigidos à família. Ou coisa assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora até na Sport TV o Benfica controla? heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Mas alguém te perguntou alguma coisa?

      Eliminar
    3. É justificável os pézinhos de lã naquele lance... pois para mim, visto em camara lenta é o carrillo que ostensivamente procura o contacto ao dar 2 passes na diagonal na direcção do jogador do Vitória que se lança não à bola(ficou esquecida!!), mas á frente da bola na tentativa de fazer a mancha a um possível cruzamento.

      Se o árbitro marcasse também se aceitana, pois a Colebra Venenosa foi artista em tentar sacar a coisa... em Inglaterra por exemplo, pelo que tenho visto de jogos e a excessiva permissividade que por vezes permitem, o carrillo até tinha levado um amarelo. (há sempre opiniões contrarias, mas os erros e casos são muito menos em Inglaterra, são distribuídos por TODAS as equipas, e ninguém fala mal ou faz esperas à equipa quando perde, mesmo que seja contra o último classificado... o que também pode acontecer a TODOS.)

      Eliminar
  2. Artista, pela verdade desportiva. Sem dúvida que tem sido esse o grande entrave para o Sporting apenas ter sido campeão 2 vezes nos últimos 30 anos. E nem estou a ser irónico. O Porto papou-vos bem em alguns anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a ti também

      Agora para fazeres a vingança são vocês que querem papar todos e tudo, e querem o mesmo tipo de submissão.

      O ano passado quem devia de ter sido campeão foi o Sporting, mais que merecido, não fosse o colinho e os roubos de igreja... Guimarães, Paços de Ferreira, Alvalade (penalti claro sobre o Adrien do Mijoglu... foi tudo menos pa jogar a bola, e obstruções ostensivas na área AGORA são penalti... mas regulamentos são coisa que SÓ EM PORTUGAL cumpre-se quando é conveniente),.. fora muitos outros casos, muito incluido a *suspensão do Slimani por 8 meses*

      Este ano É UM CRIME o Sporting não ir à frente, pois os roubos têm sido constantes, e quando não há casos são os erros constantes e com dualidade de critérios nos lances a meio do campo, que MELHOR que um Modric ou Messi empurram a bom empurrar adversários na direcção da baliza do Sporting... dá-lhes enorme moral ao mesmo tempo que dá a célebre tremideira ao Sporting (não existe mais COBARDE, vil e indigna forma de ROUBO num jogo)... mesmo assim pelos ERROS GROSSEIROS o Sporting devia de ir à frente.

      Eliminar
    2. Ah e tal, os árbitros erram são humanos e a meio do campo não interessa nada... até pensam alguns Sportinguistas... mas dum lançamento aberrantemente ao contrário nasceu o golo do Feirense... duma falta e para amarelo sobre o Gelson Martins não assinalada, nasceu o 2o golo do Guimarães, e duma falta não inexistente nasceu o 3o golo do Guimarães, ainda por cima precedida de ostensivo empurrão pelas costas mesmo em linha recta com a visão do Artur leva nos cornos Dias (se isto não foi um MONUMENTAL ROUBO DE IGREJA, vou ali já venho)... para não falar do Voleibol para penalti do Pizzi que deu um golo ao Merdica no consequente contra-ataque...

      Portanto a mais COBARDE, vil e indigna forma de ROUBO, tem sido a grande cruz do Sporting em quase todos os jogos.

      Eliminar
    3. Ou seja o porco papou-nos, e a ti também (nao te esqueças), através da corrupção isso da-vos o direito de ganhar campeonatos distribuindo vouchers...

      ...estás apresentado!

      Eliminar
  3. Obrigado artista. Para que isto não passe despercebido. É sempre bom ouvir a opinião de quem está de fora. O futebol necessita de uma democracia.

    Na questão do possível fora-de-jogo no golo do Boavista, aqui há uns anos FCP e SLB marcaram golos assim na Taça. E lembro-me de um jogador encarnado a dançar tango à frente do guarda-redes, e o árbitro validou-o uma vez que não tocou na bola.

    ResponderEliminar
  4. Estes esclarecimentos que o CA começou a fazer este ano... Depois da rábula das notas que saem cirúrgicamente, com justificações estapafúrdias, sempre alinhadas com a narrativa dos corruptos, só faltava esta. Qual será o próximo truque que inventarão para continuar a promover o colinho? Um verdadeiro nojo este futebolzinho.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que a UEFA deu razão ao Jorge Sousa. E eu a pensar que tinha sido encomenda...

    ResponderEliminar
  6. Mestre,

    Um off-topic Mestre.

    Mais um lampião formado no Seixal a ser vendido pelos habituais 15M€ e de imediato é feita a compra de mais um jogador ao Rio Ave.

    O dinheiro continua a circular em força nas máquinas de lavar do Mendes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já ninguém acredita nesses números. Nem os jornais, basta ver o destaque que (não) deram à notícia...

      Eliminar
  7. Mestre, o que é que a UEFA analisou?

    A UEFA analisou as imagens onde só se vê a bola no braço esquerdo do Pizzi ou as que para além disso mostram o braço direito na bola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o Pedro Henriques, a UEFA nunca analisa casos concretos. Analisa um tipo de lance. Não sei que dados terão sido passados à UEFA...

      Eliminar
    2. Obviamente! Por acaso até foi isso que o Rui Santos comentou. Deviam era informar o que é que solicitaram em CONCRETO à UEFA.

      Eliminar
    3. Só lhes interessa noticiar algo como: "A UEFA diz que o Benfica tem razão".
      Não interessa explicar em que tem razão, mas passar a ideia que tem razão!

      Eliminar
  8. O P. Henriques tá mais gordinho...

    ...porque será?

    ResponderEliminar