quarta-feira, 7 de junho de 2017

A venda de Rúben Semedo



O Sporting comunicou há pouco à CMVM a venda de Rúben Semedo ao Villarreal pelo valor fixo de 14 milhões de euros, mantendo ainda direitos de 20% de uma futura transferência.

Para o jogador, é uma saída interessante, visto que o Villarreal é um clube que, nas últimas quatro épocas, conseguiu sempre classificar-se no top-6 da liga espanhola: 6º, 6º, 4º e 5º na época que agora terminou. Conseguindo o jogador adaptar-se com sucesso ao clube, abrem-se boas perspetivas para se obter mais um encaixe interessante numa futura transferência.

Para o Sporting, não tenho a certeza se estamos perante uma boa venda ou uma precipitação. Rúben Semedo cumpriu um ano e meio a jogar com regularidade na equipa principal: os primeiros seis meses foram muito prometedores, a época que agora acaba nem tanto - mas a verdade é que Rúben Semedo esteve longe de ser o único jogador do plantel a ter um rendimento abaixo do esperado.

Há um ano, qualquer sportinguista diria, de caras, que 14 milhões era pouco dinheiro pelo jogador. Tem os recursos técnicos e físicos necessários para ser um central de topo, caso consiga ganhar a consistência que ainda lhe falta. Até por isso acaba por ser uma venda atípica da SAD, pois não fica claro que Rúben Semedo tenha atingido o limite da sua valorização.

Admito que o ambiente azedo que se estabeleceu entre o jogador e parte dos adeptos tenha servido de motivação a que se fechasse rapidamente o negócio possível. A posição negocial do Sporting ficou algo fragilizada a partir do momento em que se percebeu que Rùben Semedo tinha deixado de ter qualquer margem para errar sem se sujeitar a assobiadelas de parte das bancadas.

Outra hipótese é que a SAD tenha planos para contratar um central para ser titular indiscutível ao lado de Coates - o que retiraria espaço a Rúben Semedo, afetando ainda mais a sua valorização para um negócio futuro.

O tempo dirá se se trata ou não de uma boa venda, quer pelo que Rúben fará no Villarreal, quer pelo que o seu substituto fará no Sporting. Mas após 8 anos a representar o clube - com os seus altos e baixos, é certo - só posso desejar que Rúben Semedo tenha todo o sucesso nesta sua nova fase da carreira.

17 comentários :

  1. Concordo por completo! Foi um caso em que os adeptos (pelo menos alguns) dificultaram a vida ao clube... Felizmente a direção soube resolver na medida do possível... noutros tempos tinha saído ao desbarato!

    ResponderEliminar
  2. Sem adivinhar o futuro, 14M + 20% de futura transferência, parece-me um óptimo negócio. Ainda mais se pensarmos que acaba por render quase o mesmo que CR7 (na altura vendido por 15M), ou que é a 4ª venda mais cara do Sporting, depois de JM, Slimani e Nani. Há meia dúzia de anos vendemos o Moutinho, ao Porto!, por 11M. Além que sei que são 14M, não 15 Mendilhões como a bitola em carnide.

    ResponderEliminar
  3. Mestre,

    Não me parece que a Direção ande a reboque de tarjas ou bocas de alguns adeptos. Se andasse seria muito mau.

    Nunca saberemos o que se poderia vir a passar com o Rúben Semedo. Poderia valorizar-se mais, se jogasse e tivesse boas prestações, ou menos, depende de quem entrasse para a concorrência. Uma coisa é certa, a defesa, este ano, esteve horrível pelo lado do Rúben Semedo. Obviamente que a culpa não é só dele, mas ele também tremeu.

    Uma equipa como o Sporting não pode estar à espera que todos os seus ativos (aqui refiro-me mais aos Miúdos da Academia) atinjam o ponto mais alto na Equipa principal, pois inicialmente todos os jogadores cometem muitos erros no processo de aprendizagem, fazendo com que o Sporting seja penalizado, por vezes com pontos.
    Se queremos que o nível qualitativo da equipa suba, há que contratar mais um central da qualidade do Coates. Pelos 14M€ podemos comprá-lo e ainda podemos comprar mais 2 jogadores bons para a equipa.

    Penso e espero que a opção tenha ido neste sentido.

    Parece-me que a Direção está a ir no caminho certo, tentando evitar os erros da Época passada.

    Venha o Fábio Coentrão. Temos de vender o Scheloto e ir buscar outro lateral direito, que seja melhor.

    Assim poderemos ter uma defesa robusta.

    ResponderEliminar
  4. Acho que é uma excelente venda. 14M é muito dinheiro. Basta pensar que o Coates, que é um central de grande nível, custou 5M.

    Vamos ver se ficamos com Paulo Oliveira, André Pinto e um Domingos Duarte ou se vamos ao mercado buscar um jogador mais tarimbado. Por mim não me choca como está.

    ResponderEliminar
  5. Caro MdC,

    Concordo com o que escreveu mas valorizo mais o lado de termos feito um bom negócio com um jogador que, na minha opinião, tinha muito para correr mal.

    Caro Eduardo: os adeptos dificultaram a vida a quem? O Semedo não se pode queixar nem de falta de apoio muito menos oportunidades.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Parece-me um bom negocio.
    Sobretudo se JJ iria apostar em André Pinto !
    No banco, ninguém valoriza !
    Desta forma asseguramos o futuro de Ruben. Se for barrete , é um barrete de 14 Milhões. Se virar craque, ainda temos 20%. Por exemplo numa venda de 30M são 6M que entram !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho mesmo que é esta a justificação.
      Coates é titular indiscutível.
      Paulo Oliveira esteve, esta época, quase sempre melhor que Semedo.
      E ainda temos a chegada de André Pinto pelo que RS arriscava-se a ser a quarta opção.

      Parece-me um bom negócio e poderá servir para garantir a continuidade de outros elementos mais nucleares desta plantel.

      Eliminar
  7. Um jogador que na próxima época seria uma incógnita. Tem potencial mas falta-lhe um dos argumentos para ser um grande central, o Rúben tem sérias dificuldades de concentração e posicionamento e isso num central é fatal.

    Vai por um bom preço e o SCP salvaguarda uma boa fatia numa futura venda.

    ResponderEliminar
  8. Este era o futuro que se adivinhava para o Rúben Semedo, depois de ter sido ostracizado pela claque e por muitos adeptos só porque é do Benfica.
    Toda a sorte do mundo para aquele que será, certamente, o futuro central da nossa selecção principal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rena, ostracizado andas tu e o gordo Pedro berra com o ministério público à perna...

      Já te esqueceste o que fizeram ao tacuara Cardozo?

      Os lampiões têm mesmo a memória curta, cérebro de galinhas...

      Eliminar
  9. Caro Mister,

    Custa sempre ver partir do nosso clube um produto da nossa formação como o Rubén Semedo.
    Qualidades para a posição de defesa central não lhe faltam, talvez um dos mais aptos para o cumprimento dessas funções que nos últimos tempos saiu da academia. Mas como em tudo não basta ter-se as capacidades e qualidades para se ser um bom jogador de futebol é preciso também ter cabeça e o Ruben, infelizmente, não tinha.
    Jogadores profissionais de futebol que durante as competições abusam das saídas e de tudo o que daí advém, não podem ter bons rendimentos em campo e o SCP foi rápido a perceber isso (espero eu que tenha sido essa a razão) e ainda fez uma boa quantia com o jogador.

    Para o Ruben Semedo um agradecimento pelos serviços prestados ao SCP, boa sorte no Villareal e com certeza que nos voltaremos a cruzar no Docks um dia destes.

    ResponderEliminar
  10. Eu também não o vendia, gosto dele, ainda é jovem, e um dia podia deixar de cometer tantas asneiras, MAS...

    O nosso mister desistiu dele... Já não o queria... Tal como não quer Paulo Oliveira...

    O nosso mister é muito volátil... Quando os jogadores não cumprem a 100 por cento aquilo que ele pretende, começa logo a pensar em novos...

    Quando chegou os titulares eram Paulo Oliveira e Naldo, ele nunca gostou deles, mesmo quando eram a melhor defesa do líder do campeonato na primeira volta de 2015/2016...

    JJ não estava satisfeito... Considerava o Naldo burro e pezudo, e o Paulo Oliveira, embora inteligente e bom rapaz, limitado tecnicamente para um clube grande...

    Pelo meio ainda correu com o Ewerton (um central esquerdino muito bom tecnicamente, com o qual vencemos a Taça de Portugal, mas com físico débil)...

    A meio da época mandou vir o Coates e o Ruben Semedo, que parecia dupla para muitos anos (no Verão ainda chegou aquele matacão do Ciani, que foi logo corrido, e à última da hora arribou o matacão do Douglas, que também devia ter sido corrido...), mas esta época apenas o Coates sobreviveu à debacle defensiva...

    O Pedro Sousa, amigo do JJ, noticiou que, além do "fetiche André Pinto", ainda quer contratar um central esquerdino, "de certeza que vai chegar um central esquerdino"...

    No plantel estão garantidos o Coates, o André Pinto, e o tal central esquerdino...

    Fica a faltar um para formar o quarteto, que tanto pode ser o turco Demiral, como o Paulo Oliveira, se não houver uma boa proposta para o transferir...

    Por estas contas o Ruben Semedo não tinha futuro neste plantel...

    As razões são simples:
    1.º O JJ já desistiu dele...
    2.º É preciso fazer encaixes (importante para contas saudáveis até 30/6)...
    3.º A sua venda é popular porque "enterrou à grande", "é lampião e tem amigos do NN"...
    4.º Tem um salário baixo e também quer sair...
    5.º O seu estilo de jogo encaixa bem numa equipa ofensiva como o Villarreal...

    E depois também é preciso recordar que o Ruben Semedo é o central português mais caro de sempre a ser vendido pelo Sporting (apenas atrás de Rojo entre todos os centrais)...

    E também é preciso recordar que os 14 milhões por Ruben Semedo são a 5ª venda mais cara de sempre do mandato de BdC...

    E por fim também importa recordar que o Ruben Semedo entra no top-7 dos jogadores mais caros vendidos pelo Sporting em toda a sua História (em cujo top 10 cabem 8 da nossa "Mina de Ouro", e apenas 2 estrangeiros...), e que no top-10 entram já 5 com o selo BdC (5 deles entre os 7 mais caros)...

    João Mário 40+5
    Islam Slimani 30+5
    Nani 25.5
    Marcos Rojo 20
    CR7 17,7
    Bruma 14,7
    Ruben Semedo 14
    Moutinho 13,3
    Simão 12.5
    Hugo Viana 12.5

    ResponderEliminar
  11. Caro Pedro,
    Refiro-me à tarja sobre o Semedo e aos comentários de muitos Sportinguistas sobre o seu valor futebolístico e profissionalismo. O ambiente que se criou em torno do jogador dificultou a sua continuidade e como tal como diminui o poder negocial do Sporting na venda. Por isso sou da opinião que aquela tarja nunca devia ter sido permitida dado q só prejudicou o clube. Acho que era o central com mais potencial do plantel e desde que regressou de Setúbal não me pareceu que tivesse qualquer atitude a revelar falta de profissionalismo... pagou pelo post no facebook quando tinha 16 ou 17 anos. Felizmente para ele e para Sporting, alguns clubes estrangeiros reconheceram-lhe esse potencial...Espero sinceramente que faça uma boa carreira. O Sporting ainda tem ganhar com isso e a Seleção também precisa. SL

    ResponderEliminar
  12. Bardamerda para os gajos das claques. Queimaram um jogador com enorme potencial e forçaram o clube a vender. Outra opção não havia sob pena de para o ano termos mais um patinho feio. Na minha opinião um dossier bem gerido dadas as circunstâncias

    ResponderEliminar
  13. Fraco central. Um defesa que não consegue estabilizar sob as ordens de um treinador como Jesus, não será lá fora que se vai tornar grnade. Para o ano, está de volta. É só comparar com as duas épocas do Coates. Um bom jogador não se deixa afetar por fatores externos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jotinha, feromonas também para os outros, minha adúltera?

      Eliminar