segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Balada de Bruma

De há muitas semanas para cá, poucos assuntos têm tido mais destaque do que novela "A Balada de Bruma", que passa diariamente em todos os canais televisivos, rádios e jornais do nosso país. Uso o termo "novela" e não "filme" ou "série", porque:
  • Trata-se de uma história com episódios diários
  • Na maior parte dos episódios não acontece nada de relevante
  • O argumento é simples e fácil de entender, mas a necessidade de ter episódios diários coloca por vezes as personagens em situações contraditórias
  • A maior parte dos atores contratados são fraquinhos
  • Ao fim de alguns episódios já se sabe como a história vai acabar

Quem emigrou para uma plataforma de investigação científica na Antártida pode não estar ao corrente do que se tem passado, pelo que fica aqui um pequeno resumo.

Bruma, bravo menino de Bissau abusado pelo abonado Bruno no clube de futebol, busca o apoio de Baldé para embolsar mais que a bagatela que lhe pagam. Baldé tenta falar com Bruno, mas Bruno é bruto e faz birra. O bondoso Baldé aborda Bebiano, belo e beligerante advogado, que arma bagunça em tribunal. Bruno não baixa a bola, e Bruma baza. O bando de Bruno vai ao albergue onde está Bruma e tentam roubá-lo de Baldé, mas acabam por levar baile.

À semelhança de qualquer novela, "A Balada de Bruma" inspira-se nos clássicos ou em temas da atualidade para a sua estrutura. Neste caso, podemos detetar que os argumentistas foram inspirar-se no flagelo do tráfico humano. Bruma, pobre imigrante que procura vencer na vida, é aprisionado por uma organização mafiosa que explora o corpo do menino, expondo-o 2 vezes por semana num recinto onde qualquer indivíduo, a troco de um punhado de euros, pode apreciar a sua pujança física. Uma história que, infelizmente, continua a acontecer diariamente a tantas meninas de países de leste ou do sudeste asiático.

Enfim, para tudo isto ser perfeito, podíamos transformar a novela num filme de duas horas, para ver se acaba de vez, e trocar os atores por outros melhores. Tenho algumas sugestões:


Idris Elba é Bebiano

Forrest Whitaker é Baldé
Leonardo DiCaprio é Bruno

Barney Clark é Bruma

Melhor escolha que isto é quase impossível! O grande Idris Elba, o Stringer Bell do "The Wire",  Forrest Whitaker e Leo DiCaprio, atores consagrados que toda a gente conhece! Barney Clark... bem... depois do Oliver Twist em 2005... nunca mais ninguém ouviu falar dele. Mas na altura era uma grande promessa do cinema mundial.