segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Adelino e o Lobo

Parece que houve ontem sururu no camarote quando o Estoril fez o 2-2.



Adelino Caldeira é um velho conhecido de quem acompanha o fenómeno clubístico em Portugal. Esteve nas bocas do mundo após os insultos a Bruno de Carvalho, após as insinuações feitas por este sobre o clube da fruta. A carapuça serviu a Adelino, que não se ficou pelos ajustes na primeira oportunidade que teve em estar frente a frente com o presidente do Sporting.

Pelos vistos ontem também não se ficou pelos ajustes. Resta saber qual foi a provocação de Nuno Lobo que tenha despertado tais instintos primários em Adelino. A versão do presidente da AFL é esta:

"Na altura do primeiro golo do Estoril, levei um murro, uma palmada forte nas costas que me projetou para a frente, até me amparar no muro da tribuna presidencial. Foi uma agressão do senhor Adelino Caldeira, não sei se com a mão fechada ou aberta",
"No primeiro golo do FC Porto, toda a comitiva portista levantou-se e festejou o golo, como é natural. No golo do empate do Estoril, não me levantei por uma questão de respeito pelo adversário, como faço sempre, mesmo quanto defrontam equipas de Lisboa, mas cerrei o punho e pisquei o olho aos dirigentes do Estoril que estavam do lado direito, atrás de mim".

Se as coisas se passaram realmente assim, é mais um episódio de completa ausência de desportivismo dos dirigentes do Porto, a juntar à lista interminável de qualidades morais que todos lhes reconhecemos.

No entanto, não me parece que Lobo seja nenhum cordeiro. O presidente da Associação de Futebol de Lisboa tem um passado muito curioso, apesar da sua juventude. Na sua página pessoal do facebook, podemos ver que para além de presidente da AFL, Lobo é também funcionário da Câmara Municipal de Sintra, liderada por Fernando Seara. Antes disso, era advogado na firma Correia, Seara e Caldas e Associados, em que um dos sócios é precisamente Fernando Seara. Seara que curiosamente também já foi presidente da AFL. Isto é que é um mentor a sério.

Lobo, como qualquer indivíduo, tem as suas preferências pessoais, que também podem ser consultadas no facebook. Agremiações da zona de Sintra são muitas, às quais se juntam o Sport Lisboa e Benfica, Fernando Seara (a sério? não tínhamos reparado), Rui Gomes da Silva, Fundação Benfica, o grupo "Queremos Simão Sabrosa de volta ao Benfica", o grupo "A mim ninguém me humilha! Eu sou do Benfica", Miguel Relvas e Jogo Casas do Benfica. Mais recentemente acrescentou o Futsal Sporting, vá-se lá saber porquê.

Infelizmente a amizade demonstrada com Seara e Relvas, amigalhaços de Pinto da Costa, não foram suficientes para evitar a agressão de que foi vítima. É que as outras preferências bem vincadas de Lobo são provocação suficiente para Adelino e Jorge Nuno.