sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O tempo de jogo dos portugueses à 3ª jornada

Após o fecho do mercado de transferências o site Maisfutebol fez um artigo sobre a quantidade de jogadores portugueses nos plantéis dos clubes da 1ª divisão. Segundo o site, dos 411 jogadores que pertencem apenas 189 são portugueses, correspondendo a 46% do total.

O artigo tem o seu interesse, mas na minha opinião não é muito importante saber quantos jogadores portugueses há nos plantéis. O que interessa é saber quanto tempo jogam esses jogadores. Do ponto de vista da evolução do jogador português não tem interesse saber que o Porto tem Ricardo, o Benfica tem Paulo Lopes e o Sporting tem Diogo Salomão se depois na prática estes acabam por ter poucas ou nenhumas oportunidades de jogar.

Por isso estive a fazer as contas relativas às três primeiras jornadas do campeonato, só para ter dados mais concretos. Ideias generalizadas já todos tínhamos sobre quem aposta ou não em jogadores portugueses. Este post não é para estar a bater no ceguinho nem para tirar conclusões sobre que clubes são mais ou menos importantes para o futebol português.

O futebol é um negócio que tem muito pouco de ideais benévolos. Quem tem meios para comprar melhor lá fora compra. Quem não tem não compra, e se calhar é mais fácil e barato apostar na prata da casa. 

Independentemente disso, será sempre melhor para o futebol português e para a seleção se houver quem aposte nos jogadores portugueses. E isso será sempre de louvar.

Aqui ficam os dados das três primeiras jornadas.

(*) % de nº de jogadores portugueses retirados do Maisfutebol