domingo, 19 de janeiro de 2014

O general inverno perdeu a primeira batalha

Assim que começou a transmissão da Sport TV, temi o pior: chuva muito intensa e um terreno num estado lastimável, impróprio para futebol mas bastante apropriado para causar lesões. Já se estava mesmo a ver o que iria acontecer: impossibilidade total de jogar a bola pelo chão, que automaticamente reduz drasticamente as diferenças entre duas equipas de valias bem distintas.

Mas também deu para ver a onda verde em grande força. É justo começar pelos bravos leões que se espalharam por todas as bancadas, apesar do preço dos bilhetes, do temporal e da ausência de cobertura da maior parte das bancadas. A vitória começou neles.

Foi o Arouca que se adaptou melhor a estas condições, sendo uma equipa bem mais perigosa nos primeiros minutos. Nesse período, o Sporting esteve em cima do jogo apenas durante cerca de 5 minutos, que curiosamente terminaram no momento do golo do Arouca. Um lance mal resolvido por Maurício, que terminou num cruzamento que atravessou toda a área e terminou nos pés de um jogador do Arouca totalmente abandonado pela defesa e meio-campo do Sporting.

O Sporting teve que ir atrás do resultado, procurando ainda jogar pelo chão, até conseguindo alguns lances interessantes, mas foi numa bola parada que conseguiu o empate, por Rojo.


A segunda parte transformou-se numa batalha essencialmente aérea, feita quase exclusivamente de passes picados e bolas longas. Mas a verdade é que o Sporting dominou completamente o jogo a partir do intervalo, talvez por uma quebra física do adversário, que jogou muito pressionante nos primeiros 45 minutos.

Aos 62 minutos, um segundo amarelo muito forçado a Tinoco tornou o cenário mais agradável para o Sporting, mas Rojo (certamente só para contrariar aquilo que escrevi sobre ele horas antes num post sobre o balanço da primeira volta) fez uma falta escusada 5 minutos depois e viu também o segundo amarelo, também exagerado. Cosme Machado pelo menos foi coerente ao longo de todo o jogo, o que não nada, nada mau nos dias que correm. Tirando esse rigor exagerado nas duas expulsões, pareceu-me uma excelente arbitragem.

Slimani resolveu o jogo alguns minutos depois com um torpedo que acabaria por afundar o Arouca no terreno pantanoso em que se tinha transformado o relvado. Mais um jogo em que o argelino valeu pontos. Marítimo, Guimarães, Nacional (este golo acabou por não valer pontos, como todos sabemos) e agora Arouca, em apenas 206 minutos de jogo. Notável!

Não vou entrar em destaques individuais. Foram 14 leões que batalharam em condições completamente adversas, alguns deles cerrando os dentes e indo à luta mesmo em visíveis limitações físicas. Encheram de orgulho todos os sportinguistas.

Para terminar, duas notas. A primeira é relativa à transmissão da SportTV, que insistia em dar 2 e 3 repetições de lances pouco importantes, esquecendo-se que entretanto o jogo já estava a decorrer. Eu sei que isto é uma queixa ridícula de alguém que ficou sentado em casa a ver o jogo enquanto outros tomaram o duche das suas vidas estando a apoiar a equipa presencialmente no estádio, mas fica o reparo.

A segunda tem a ver com a excelente flash interview de Adrien e Leonardo Jardim. Adrien, fazendo referência a mais um teste colocado pela comunicação social, e Jardim nitidamente orgulhoso da equipa, dos jogadores e pela vitória acabada de conseguir. Fica aqui o vídeo que gravei com o telemóvel para quem não teve oportunidade de ver. É um pouco longo mas vale a pena. Desculpem também a qualidade do som, mas a estas horas não posso pôr o volume da televisão muito alto...