sábado, 17 de janeiro de 2015

Falamos de coisas diferentes

Desde de terem sido conhecidos os convocados do Penafiel não foi preciso esperar muito para ver os adeptos benfiquistas a reclamarem com a comunicação social (e mais concretamente o Record) por não estar a ser dado o mesmo destaque à exclusão de Quiñones do Penafiel - Porto que foi dedicado à ausência de Deyverson e Miguel Rosa no Benfica - Belenenses.

Na minha opinião não têm razão: sendo ambas as situações lamentáveis e atentatórias às leis da competição, há uma que é mais perversa do que a outra. 

Nas duas situações (ausência de emprestados e caso Deyverson / Miguel Rosa), há um acordo de "cavalheiros" ilegal em que um clube está a aceitar, a troco de dinheiro, abdicar de utilizar jogadores do seu plantel - e como tal jogando enfraquecido - apenas e só contra essa equipa em particular. Ou seja, há um clube que tem direito a defrontar um adversário mais fraco que todas as outras equipas em prova. Vantagem competitiva ilegítima, é disso que falamos.

No entanto, no caso dos empréstimos falamos de um jogador ainda vinculado ao clube, sendo legítimo que se levantem questões sobre um eventual conflito de interesses para o jogador em questão - muitas vezes continua a ser o clube de origem a suportar parte ou a totalidade do seu vencimento.

No caso Deyverson / Miguel Rosa falamos de jogadores que não têm qualquer vínculo com o Benfica, e cujos salários são suportados inteiramente pelo Belenenses. Houve um acordo entre os dois clubes que deu alguns direitos económicos ao Benfica a troco de dinheiro, e que foi estabelecido completamente à margem da vontade ou do interesse dos jogadores. Não se denunciando e repudiando estas práticas, no limite estamos a abrir uma porta para que se repita este esquema com outros clubes da I Liga a troco de umas poucas centenas de milhar de euros, conseguindo-se uma forma bem mais eficiente e barata de aumentar as hipóteses de vitória do que adquirindo um reforço de qualidade duvidosa por um par de milhões de euros, ou do que distribuindo contentores de excedentários do plantel pelos adversários.

Espero que Iuri e Fokobo estejam em campo quando defrontarmos o Arouca daqui a 3 jornadas, como tem sido prática comum no passado com os jogadores que o Sporting cede temporariamente. Ou, como agora é moda nos jogadores que Benfica e Porto emprestam, espero que não se lesionem um ou dois jogos antes de defrontarem o clube de origem - já começam a ser demasiados casos para serem simples coincidências.

É assim tão difícil de perceber?