sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O empréstimo de Iuri e Fokobo ao Arouca

Sem estar a fazer futurologia, o empréstimo de Iuri e Fokobo parece-me à partida uma medida positiva, apesar de ter que reconhecer que o Arouca de Pedro Emanuel - pelo tipo de futebol que pratica - nunca seria a minha primeira escolha para colocar jogadores para desenvolver.


No entanto, nestas coisas, mais importante do que a vontade do clube que empresta é a vontade do clube que recebe os jogadores. O ponto essencial nestas operações é colocar jogadores em equipas onde tenham grandes probabilidades de serem utilizados com enorme frequência, e isso só acontece em clubes cuja classificação não oferece conforto em relação à manutenção. 

Ora, num campeonato tão fraco como o de 2014/15, estar a lutar pela manutenção é automaticamente sinónimo de falta de qualidade.

Na época passada emprestámos João Mário ao Setúbal, numa altura em que a equipa estava em 12º lugar, com apenas 4 pontos de vantagem sobre o penúltimo classificado. João Mário foi um jogador importante na recuperação do Setúbal na tabela classificativa, acabando em 7º com 15 pontos de avanço sobre os lugares de despromoção e a apenas a 6 da qualificação para a Europa. O empréstimo do médio foi um sucesso. Mas por outro lado, Betinho mal jogou, já que o Setúbal tinha outras boas soluções para a posição.

O que quero dizer ao trazer o Setúbal à discussão é o seguinte: se no caso de Fokobo parece evidente que não terá dificuldades de adaptação de ao estilo de jogo da equipa, a adição de Iuri, correndo pelo melhor, fortalecerá o Arouca e o nível de futebol que pratica - tenha o clube a paciência necessária, o treinador o trabalho de integração que se exige, e o jogador a cabeça no sítio.

Para além disso, é preciso também considerar que não podemos esperar que outros clubes com futebol de melhor qualidade e que estão a salvo da despromoção, como o Estoril, Paços, Belenenses ou Rio Ave, arrisquem zangar os "donos" por causa de um jogador do Sporting de quem não estão assim tão necessitados.


P.S.: promoção para o Sporting - Rio Ave: na compra de 2 bilhetes, oferta de 1 bilhete para o Sporting - Benfica. Mais pormenores AQUI.