quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Notas soltas sobre a contratação de Ewerton

1. Não sei o que vale Ewerton, mas à partida parece ser uma boa aposta para o Sporting. 1m88, experiência de um ano no campeonato português (onde deixou boa imagem) e esquerdino, mas tem apenas 25 anos e ainda muitas épocas pela frente. Desconheço as suas características como jogador (velocidade, agressividade, marcação, etc.), mas o perfil encaixa como uma luva às nossas necessidades.

2. Mais uma vez a comunicação social ficou a apanhar bonés. Depois de várias capas sobre o interesse em Ricardo Costa, o Sporting consegue contratar um jogador de forma completamente sigilosa, em que a notícia só é dada depois de o facto estar consumado.

3. A operação ficou finalizada menos de 24 horas depois da venda de Maurício. Nota-se uma grande preocupação com o cumprimento do orçamento, só se avançando para o recrutamento depois de resolvida uma saída do plantel. O empréstimo de Ewerton custa 300.000 euros, a cláusula de rescisão do jogador já está estabelecida (€1,5M) e fica abaixo daquilo que o Sporting receberá por Maurício. O salário (presumivelmente alto) de Ewerton será suportado pelo Anzhi até ao final da época.

4. Para aqueles que costumam criticar o trabalho da direção na contratação de jogadores, é bom que se tenha consciência das restrições com que se trabalha no Sporting. Rigor nas contas é um imperativo que dificulta enormemente a ação no mercado. Num orçamento tão apertado como o nosso todas as ações têm que ser profundamente ponderadas e executadas sem desvios, já que a margem de erro financeira é tremendamente reduzida. Quem conseguir contratar apenas craques feitos nestas condições merece uma estátua.