quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ondas de festejo

Só recentemente vi os vídeos que os LionHearts fizeram da final da Taça, da série Nós Vamos à Bola. Para quem não conhece, é um grupo de sportinguistas que leva uma câmara para o estádio, filma os jogos, e depois edita num vídeo de duração de cerca de 10 minutos. É um trabalho que resulta muito bem porque passa de forma fiel e genuína aquilo que todos vivemos nas bancadas, sem os especialistas da CS a debitarem opiniões, sem repetições, apenas emoção. Antes faziam-no em todos os jogos em Alvalade (e em alguns fora), agora limitam-se apenas aos mais importantes.

Para o final da Taça fizeram 2 vídeos, um dedicado aos 90 minutos regulamentares, o outro aos penáltis e festejos.

O que achei mais curioso nestes vídeos em particular foi a (não filmagem) do 2-2 de Montero. A câmara está desviada ligeiramente para o lado e acaba por não mostrar o golo a ser marcado. Mas ouve-se bem o ambiente no estádio. E há ali um espaço de poucos décimos de segundo em que se percebem 3 vagas de festejo: o 1º na bancada sul (do lado da baliza onde o golo foi marcado, onde eu estava), depois uma outra vaga (que suponho ser da central) e finalmente all hell breaks loose na bancada norte, onde estavam a maioria dos nossos adeptos.

O facto de as bancadas serem baixas e estarem muito afastadas do campo complicava a quem estava numa superior a tarefa de ver o que se passava na baliza oposta. E fica a sensação que muitos dos que estavam na bancada norte terão percebido que era golo mais pelos festejos da bancada sul e dos jogadores do que por terem visto a bola dentro da baliza...

Enfim, detalhes de um momento de grande felicidade que ainda hoje, quase um mês volvido, continua a mexer comigo.

Se tiverem oportunidade coloquem os auscultadores e vejam a partir dos 11m20s do 1º vídeo que coloquei. O golo é marcado precisamente aos 11m36s.