sábado, 14 de novembro de 2015

A contratação de Bruno César

Não posso negar: fiquei tão surpreendido quanto desconfiado assim que soube que o Sporting tinha assinado com Bruno César. Apesar da boa época que vinha fazendo no Estoril, nunca esperaria que desse tão cedo o salto para um clube como o Sporting após vários anos de carreira estagnada.

Por que motivo o clube decidiu avançar para a sua contratação? Para além de ser um jogador que Jorge Jesus conhece bem e aprecia, suponho que seja acima de tudo pelo seu forte pontapé. Tem sido mais que óbvia a incapacidade do Sporting em causar perigo através de remates de meia distância. No meio campo habitualmente titular, Adrien e João Mário raramente ensaiam o remate - e quando o fazem raramente acertam na baliza -, Ruiz ainda menos, e de William nem vale a pena falar. Apenas Montero costuma ser uma verdadeira ameaça nos remates de longe, se bem que este ano ainda não fez o gosto ao pé de fora da área. 

Não estou a ver que seja provável que Bruno César consiga afirmar-se como titular, mas a sua presença no banco oferecerá seguramente a Jesus novas opções para o meio campo em situações em que o resultado está bloqueado e o adversário consegue manter-se organizado junto à sua área. A presença em campo de um jogador com um certo nível de criatividade e com remate fácil, obrigará os adversários a pressionarem um pouco mais alto, o que poderá ajudar os restantes jogadores a encontrar espaços para criarem desequilíbrios.

Não é também de excluir a possibilidade de a entrada do brasileiro servir para precaver uma possível venda no mercado de inverno. Não nos podemos esquecer que a não qualificação para a Liga dos Campeões e o engrossar da folha salarial do clube forçam o clube a vender, provavelmente já em janeiro.

A questão financeira é, aliás, uma questão fundamental na escolha de Bruno César. Qualquer reforço do plantel que se faça esta época terá que ser forçosamente low cost. Não há qualquer margem ou folga para contratações dispendiosas.