quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Um pedido e um conselho para Rui Barreiro


A Sábado funciona como um relógio certinho no que toca a arranjar artigos anti-Sporting nos dias a anteceder os dérbis com o Benfica. Poucos dias antes do jogo da Supertaça, a revista atacou com a vida dupla do fundador do Sporting. Poucos dias antes do 0-3 da Luz, publicou um longuíssimo artigo com os "fundamentos" do processo em tribunal que o Benfica se preparava para colocar contra Jorge Jesus. E hoje, a dois dias de uma decisiva eliminatória da Taça de Portugal, "arranjou" uma entrevista com Rui Barreiro, membro do Conselho Leonino, onde critica Bruno de Carvalho e lança a ponte para uma possível candidatura à presidência do clube.

Pois bem, consócio Rui Barreiro: sem qualquer tipo de cinismo e hipocrisia, deixo-lhe o seguinte pedido: candidate-se a presidente. Se quer ser oposição, então que se chegue à frente no momento que realmente interessa: as eleições. Será bom em todos os sentidos que se apresentem vários candidatos: pelo debate de ideias que gerará, e pelo facto de permitir que os sportinguistas efetivamente pronunciem a sua opinião sobre o trabalho feito pela direção e sobre as alternativas sugeridas pelos outros candidatos. Criticar, assumir que fala em nome dos sportinguistas deixando no ar a possibilidade de uma futura candidatura, e depois não avançar, será o pior serviço possível que poderá prestar ao clube.


De qualquer forma aproveito para lhe deixar aqui uma sugestão: não é dando entrevistas polémicas na véspera de jogos decisivos que vai convencer os sportinguistas que a sua verdadeira preocupação é o bem do clube e não o desejo de promoção pessoal. Para já, a avaliar pela oportunidade e tom desta entrevista, fica muito difícil pensar que os interesses do Sporting estão a ser colocados em primeiro lugar.