segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Instruções aos árbitros à la carte

Depois dos processos disciplinares a la carte e das justificações de árbitros à la carte para limpeza de imagem, tivemos ontem a confirmação que na liga portuguesa também existem instruções às equipas de arbitragem à la carte. A RTP avançou ontem com a informação de que Vìtor Pereira deu indicações, num encontro com os árbitros que se realizou na última semana, para que as equipas de arbitragem passassem a ser intransigentes com os treinadores que saíssem da área técnica ou que se dirigissem às equipas de arbitragem de forma menos correta.


Será óbvio, para qualquer pessoa minimamente atenta, que se trata de uma instrução que tem um único visado: Jorge Jesus. Se esta medida fosse feita com boa fé, teria havido um comunicado público - ou, em alternativa, dirigido a todos os clubes - a anunciar que haveria maior rigor daí em diante. Assim, tomada sem qualquer aviso prévio aos interessados, só pode ser vista como uma tentativa de entalar o treinador do Sporting. Os outros treinadores que foram expulsos esta jornada (Paulo Fonseca, por exemplo) são apenas infelizes danos colaterais da guerra que Vítor Pereira continua a fazer contra o Sporting.

Esta atitude é ainda mais escandalosa se recordarmos aquilo que Marco Ferreira disse numa entrevista dada há uns meses ao DN:

in Diário de Notícias (obrigado, Rui!)

No espaço de um ano passou-se, portanto, de ignorar o ruído para uma postura de intransigência perante o ruído. Mais uma demonstração (a somar a tantas outras que aconteceram nas últimas épocas) de que Vítor Pereira não tem quaisquer condições para continuar a liderar o Conselho de Arbitragem.

Se por acaso Rui Vitória vier um dia a treinar o Sporting, Vítor Pereira dará instruções para os árbitros serem intransigentes com os treinadores que beberem água de garrafas de plástico durante os jogos. Leram aqui primeiro.