quarta-feira, 20 de julho de 2016

Introducing José Marinho

Há muito que um dos meus guilty pleasures é visitar a página de Facebook de José Marinho, que atualmente é comentador dos jogos late night da Sport TV. Na sua página de Facebook, José Marinho não esconde o seu benfiquismo e revela frequentemente rumores relacionados com o seu clube, quase todos eles de deixar água na boca dos benfiquistas, mas, alas, muitos (se não a maior parte) acabam por se revelar tiros de pólvora seca. Ocasionalmente escreve sobre o Sporting, sobretudo sobre rumores, notícias ou comentários desagradáveis para os sportinguistas, também com um nível de acerto sofrível.

Como esquecer a bomba financeira que anunciou dois dias após ter sido anunciado o contrato de direitos televisivos do Benfica que, segundo o comentador, encostava a um canto o acordo entre o clube e a NOS?


Ou o banho negocial, que segundo Marinho, Sporting e Porto levaram na questão dos direitos televisivos e de patrocinador?


Como esquecer o post em que dizia, no defeso passado, que era uma questão de horas para Mitrovic e Zivkovic aterrarem no aeroporto de Lisboa? Bom, justiça seja feita, pelo menos no segundo caso apenas falhou no ano do voo.

Como esquecer o post em que garantia, poucos dias depois de Mourinho ter sido despedido do Chelsea, que Luís Filipe Vieira estava fortemente empenhado em trazer o special one para o Benfica?

Como esquecer o post em que revelava a iminente oferta de 35 milhões que o Benfica iria receber por Carrillo...

 

... ou a saída de Jonas, avançando logo com a possível entrada de Pjaca?


Ou ainda a forma como mudou de opinião sobre Marega, que no espaço de três semanas e picos passou de reforço que dificilmente estaria destinado a voos maiores (quando era noticiado o interesse do Sporting) para uma excelente contratação (quando assinou pelo Porto)?


E, claro, a ocasional provocação aos rivais:


E também a ocasional idiotice:



Perante as acusações de parcialidade que lhe são dirigidas, José Marinho defende-se dizendo que entregou a carteira de jornalista há uns anos. É um argumento válido. Considerando que nunca usou o seu lugar de comentador para espalhar estas notícias (pelo menos que eu me tenha apercebido, apesar de raramente o ouvir na Sport TV), tem todo o direito a escrever o que quiser, sobre o que quiser. Se é credível ou não, é uma avaliação que cada pessoa deverá fazer por si. Daí nunca ter feito, até agora, nenhum texto sobre estas idiotices que vai escrevendo.

Até agora. No final da semana passada, enquanto comentava um jogo particular entre o Inter e o CSKA Sofia, disse isto:


Azar dos azares, na altura em que José Marinho dizia estas palavras, João Mário estava de viagem para as Maldivas.

Será que a Sport TV aceita de bom grado que um indíviduo que não é jornalista se ponha a dar notícias "em primeira mão" em programas seus? É que isto acaba por vincular a própria estação de desporto à informação que é dada.