terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A Blog's Tale II - As avenças dos jornalistas

Certamente que estarão lembrados do projeto de Carlos Janela para criar um blogue de "enorme qualidade e impacto", do qual dei conta neste post (LINK). Foi uma iniciativa falhada que surgiu inicialmente do plano de Luís Bernardo criar 10 blogues para "dinamizar as redes sociais", mas que teve uma morte quase à nascença: impacto nem vê-lo, e a qualidade era bastante discutível.

O arquivo de emails de Luís Filipe Vieira, disponibilizado na última madrugada, lançou luz sobre um pormenor adicional que eleva esta novela para um patamar bastante mais controverso. Em março de 2017, poucos dias antes de o blogue iniciar as suas publicações, Carlos Janela enviou ao presidente benfiquista um orçamento para a produção do blogue.


Reparem: a rede de colaboradores e informadores não só serviria para receberem boas informações, mas também para divulgação de notícias. Como tal, estamos a falar, claramente, de jornalistas em atividade.

Nesse mail, seguia um anexo com valores pormenorizados: custos de construção do site, custos de inscrição do domínio, custos de manutenção anuais... e custos mensais com pessoal. Na prática, avenças mensais para jornalistas, identificados no documento pelas iniciais.


Pagamentos em cash para manter o máximo de confidencialidade e sigilo. Percebe-se porquê: isto é coisa que, sendo descoberta, poderia levar à retirada da carteira profissional aos jornalistas em questão.

No caso da TVI e RTP Lisboa, o mais provável é que RB e JN sejam dois dos célebres jornalistas a quem Carlos Janela costuma enviar notas soltas. Em relação aos outros, não é difícil adivinhar quem são. Por exemplo, o jornalista do DN pode muito bem ser a pessoa a quem, há mais de dois anos, dediquei um post chamado Cartilha I (LINK). O SK do Record Lisboa é fácil de saber quem é, bem como o JB do Record Porto, pois não há mais jornalistas com as mesmas iniciais nas respetivas redações. Em relação aos restantes, não conheço suficientemente a composição dos quadros para saber com um grau de certeza elevado quem serão.

Isto não quer dizer que a proposta de avença tenha ido para a frente e que os jornalistas em questão as tenham chegado alguma vez a receber - até porque o projeto Verdade Desportiva não durou mais do que duas semanas -, mas, de qualquer forma, a intenção de Janela é, por si só, revelador dos padrões morais e éticos do Benfica de Vieira. E, para os jornalistas em questão, não deixa de ser significativo (e preocupante, para os que pretendem manter uma boa reputação), que Carlos Janela os julgasse bons candidatos para entrarem no rol de pagamentos do Benfica.