sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A saída de Gauld e André Geraldes do V. Setúbal

Ontem de manhã, ficou-se a saber, através da conta de Facebook de Edinho, que o Sporting deu ordens a André Geraldes e Ryan Gauld para se apresentarem em Alcochete. O Sporting deu por terminado o empréstimo de ambos ao V. Setúbal, e treinaram na Academia.

Em primeiro lugar, é absurdo pensar-se que os dois jogadores foram chamados como retaliação pela derrota contra o V. Setúbal. Se há clube que não pode ser acusado de uma coisa dessas, é o Sporting. As pessoas têm memória curta, mas até há um ano e meio, quando os regulamentos permitiam que os jogadores emprestados pudessem jogar contra o seu clube de origem, o Sporting era o único dos grandes que não condicionava a utilização de jogadores seus.

Todos se devem lembrar dos acordos de cavalheiros que afastavam Miguel Rosa e Deyverson dos jogos do Benfica. Ou das lesões em alturas cirúrgicas que afastavam Abdoulaye dos jogos contra o Porto. Como esses, podia arranjar mais casos. Em contrapartida, todos certamente se lembram dos golos marcados por Wilson Eduardo ao Sporting; Cédric e Adrien conquistaram uma Taça de Portugal pela Académica contra o Sporting; João Mário esteve no empate por 2-2 (em que fomos prejudicadíssimos pela arbitragem de Vasco Santos) que nos afastou em definitivo da luta pelo título, na época de Leonardo Jardim.

Sim, é verdade. Convém ter memória: em 2013/14, o V. Setúbal afastou-nos da luta pelo título ao empatar, a poucos minutos do fim do jogo, através de um penálti inventado pelo árbitro (para além de um golo mal anulado a Adrien, e do primeiro golo do V. Setúbal em fora-de-jogo)... e não houve qualquer tipo de consequência para as relações entre o Sporting (com Bruno de Carvalho na presidência) e o clube sadino.

Os motivos que levaram o Sporting a tomar uma decisão que não é boa para dois ativos seus - Gauld e Geraldes eram titulares, e o Sporting só tinha a ganhar com isso - foram, seguramente, de outra natureza.

Seria mais provável que fosse por isto:


O vídeo acima mostra os festejos no balneário do V. Setúbal no final do jogo de quarta-feira, publicado pelo jogador Fábio Cardoso. Os jogadores são livres de festejarem como quiserem, percebo a ideia da adaptação do cântico que se usou com Eder no Euro 2016, mas a publicação do vídeo é provocadora - pelo que compreenderia que a direção do Sporting considerasse uma falta de respeito para com o clube.

No entanto, segundo Pedro Sousa, o motivo foi outro:


Se foi por isto, se o clube se sentiu desrespeitado, então acho bem que tenha havido uma resposta deste tipo. Se queremos ser respeitados, temos de nos fazer respeitar. Agora, há que arranjar rapidamente colocação para os dois jogadores, que são os menos culpados da situação.