sábado, 21 de janeiro de 2017

Mais do mesmo

Começa a ser complicado fazer um resumo de um jogo do Sporting sem me repetir. Aquilo que aconteceu no final de tarde de hoje foi uma fotocópia daquilo que tantas vezes aconteceu ao longo da época. Posse de bola tão esmagadora quanto inócua, incapaz de servir em condições o matador que tem lá na frente. Uma defesa demasiado exposta aos contra-ataques quando, do outro lado, está uma equipa minimamente competente nessa vertente do jogo. E começa a ser difícil ignorar que não ajuda ter um guarda-redes que, depois da melhor época da sua carreira, está a atravessar uma prolongadíssima má fase. E, facto também recorrente, a arbitragem foi decisiva, ao anular um golo limpo a dez minutos do fim, que nos poderia ter dado a vitória.




Dost e mais dez - mais um golo na única verdadeira oportunidade que teve para marcar. Também fez a assistência para o golo mal anulado de Alan Ruiz. Marcou 10 golos nos últimos 9 jogos para a Liga, provavelmente em 12 ou 13 ocasiões flagrantes que o resto da equipa lhe proporcionou - uma taxa de concretização impressionante.

A estreia de Palhinha - o jovem médio substituiu William no onze inicial e fez, globalmente, um jogo positivo. Finalmente parece haver alternativa na posição de médio defensivo.



Mais dois pontos levados pela arbitragem - não jogámos tão bem quanto deveríamos? Não. Estamos demasiado vulneráveis na defesa? Estamos. Mas, ainda assim, apesar de tudo, marcámos 3 golos limpos, um a mais do que o adversário, num terreno muito complicado. Fizemos o suficiente para ganhar, mas voltamos ao mesmo: enquanto há uns para quem é suficiente jogar o suficiente, para nós só é suficiente jogar o suficiente que dê para ultrapassar o adversário e os eventuais erros das equipas de arbitragem. Não falamos de um erro qualquer. Alan Ruiz parte bem atrás da linha defensiva, num lance que nem é excecionalmente rápido, mas, na dúvida, o fiscal-de-linha de João Pinheiro anulou o lance. Guimarães, Nacional, Benfica, Braga e Marítimo, cinco jogos em que nos roubaram dez pontos. Curiosamente, a distância que, no final desta jornada, nos separará do líder.

O momento terrível de Rui Patrício - não esqueço nem nunca esquecerei os inúmeros pontos que Rui Patrício deu a ganhar ao Sporting nos últimos anos, mas esta época está a ser terrível. Teve responsabilidade nos dois golos. Mal posicionado no livre que deu o primeiro golo do Marítimo, e tinha todas as possibilidades de se sair e socar a bola no segundo. A percentagem de defesas a remates enquadrados está nas ruas da amargura, seguramente ao nível do pior deste campeonato. Neste momento, na minha opinião, Beto deve ser o titular.



O estádio dos Barreiros é um terreno difícil para qualquer equipa. Considerando o atual momento do Sporting, mais difícil a tarefa se afigurava. A equipa voltou a demonstrar os mesmos erros do passado recente, mas, ainda assim, conseguiu, por duas vezes, sair de uma posição de desvantagem, e só não deu a volta ao marcador por causa da arbitragem. Assim fica difícil inverter o mau momento. Para a semana há mais.