sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O rendimento de Dost e Slimani

O site goalpoint.pt tem feito uma série de "duelos" comparativos entre jogadores da mesma posição - que tanto podem ser entre dois jogadores de clubes diferentes que ocupam a mesma posição, como comparação entre colegas de equipa que lutam pelo mesmo lugar, ou ainda entre um jogador agora titular e aquele que era titular na época anterior. Podem ver os duelos aqui: LINK.

O último que fizeram foi entre Dost e Slimani:


Nota: o quadro não mostra outros indicadores, como o número de recuperações de bola ou o número de passes (que servem para avaliar uma maior ou menor participação no jogo ofensivo da equipa), atributos em que Slimani é muito superior, mas esse números também são levados em consideração na avaliação global do jogador - com base num algoritmo definido, neste caso, pela própria Goalpoint.

Nem sempre as estatísticas traduzem fielmente a influência de um jogador numa equipa, pois existem determinados indicadores que não é possível quantificar. Mas, neste caso, os números vão ao encontro da perceção que tinha. O rendimento global de Dost está ao nível do de Slimani na época passada. E, como bem nos lembramos, a época de Slimani foi extraordinária.

O que mais se destaca neste quadro é, na minha opinião, a capacidade finalizadora de Dost. Dispondo de um caudal ofensivo inferior ao que tinha a equipa do ano passado - e, consequentemente, menos ocasiões de concretização - os números são impressionantes: 1 golo a cada 100 minutos. Mais impressionante é o número de ocasiões flagrantes que holandês desperdiça, em média, por cada 90 minutos: 0,2. Ou seja, em cada 5 jogos que faz, desperdiça 1 ocasião flagrante.

Considerando a fraquíssima qualidade que tem havido, esta época, ao nível dos cruzamentos e do último passe, é caso para nos perguntarmos: do que será capaz Bas Dost se começar a ser servido em condições?