sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Redoma

Não foi preciso esperar muito: ao fim de três jogos oficiais, o Sporting prepara-se para entrar numa semana em que muito estará em jogo. A falta de futebol evidenciada preocupa praticamente todos os adeptos, e a pequena margem que Jesus tinha à partida junto de grande fatia dos adeptos arrisca-se a esgotar rapidamente caso o Sporting não se qualifique para a Liga dos Campeões e caso não consiga realizar um jogo convincente em Guimarães.

O mesmo se aplica a vários jogadores do plantel. É visível que a popularidade de William e Adrien já viveu melhores dias - perante o desejo de ambos os jogadores saírem -, Piccini arrisca-se a ser persona non grata tão rapidamente como Alan Ruiz passou a ser na época passada, e também já há quem esteja a disparar na direção de jogadores que até muito recentemente pareciam intocáveis - como Podence e Dost (!). Os nervos podem fazer dos adeptos elementos mais prejudiciais do que benéficos quando as coisas não correm bem: o burburinho (para não falar dos assobios) direcionado para determinados jogadores durante uma partida não os ajudam a melhorar o seu desempenho. Quem acha que os jogadores são completamente imunes a isso, está muito enganado.

Daí que me faça uma enorme confusão que o próprio clube não promova diferentes formas de aproximar os jogadores aos adeptos para aumentar a identificação e empatia mútua. Lembro-me, por exemplo, do contacto direto que os sportinguistas podiam ter com os jogadores junto à porta 10A do velhinho José Alvalade. Tenho perfeita consciência que os tempos, agora, são outros, mas parece-me que o distanciamento entre jogadores e adeptos nunca foi tão grande como ao longo do último ano, apesar de todas as estratégias e ferramentas existentes para promover essa aproximação. Muito por culpa do clube.

Quando é que foi a última vez que houve uma sessão de autógrafos com elementos do plantel? Não me lembro ao certo, mas sei que não houve nenhuma nesta época nem na anterior. Qual foi a última vez que jogadores do Sporting visitaram escolas, hospitais ou instituições de solidariedade? Em maio de 2016, o plantel fez uma visita ao IPO que correu maravilhosamente, mas na época 2016/17 não me recordo de ter ocorrido alguma iniciativa idêntica. Não consigo entender como é que não se promove a interação de jogadores com crianças. Querem melhor forma de cativar aqueles que poderão ser os nossos futuros adeptos?

Mesmo a presença nas redes sociais dos jogadores é, no máximo, pouco mais do que neutra. Há atletas que têm contas onde fazem posts com pequenos e inócuos balanços dos jogos, outros que nem isso fazem e só as usam para efeitos publicitários ou mensagens avulsas. Pela positiva, destaca-se apenas uma ou outra exceção em que se consegue ver algum tipo de interação ou conteúdos que cativem realmente os adeptos - o melhor exemplo é Francisco Geraldes, claro, mas também recordo a interação que Schelotto e Matheus Pereira promoveram no final da época passada. Ou seja, tem dependido mais dos próprios atletas ou daquilo que as redes sociais do Sporting conseguem puxar deles, do que de uma estratégia coerente e bem estruturada do clube.

Há no clube quem trabalhe bem a relação entre atletas e adeptos: o futebol feminino é disso um bom exemplo, e ainda há o caso (perfeito) de Carlos Ruesga.

Não entendo a opção do clube em colocar os jogadores numa redoma, longe dos adeptos. O único contacto que há é em dia de jogo, com todas as restrições e riscos que se conhecem. O que leva os responsáveis do clube a pensar que se ganha alguma coisa ao manter este distanciamento absurdo?

Por definição, um adepto está sempre pronto a apoiar os jogadores do seu clube, mas o nível de tolerância que existe nos momentos menos bons é flexível, e pode ser trabalhado. Podemos também falar na ligação que se constrói com os mais novos: como é que não se usa e abusa da presença de jogadores e do Jubas nas escolas, hospitais e instituições de solidariedade? Para além dos méritos sociais, quantos novos adeptos não se conseguiria recrutar?

Também há algo a ganhar no outro sentido do relacionamento: todos sabemos que os jogadores são profissionais, pode haver quem se sinta aqui apenas de passagem e que são indiferentes aos adeptos, mas há outros que poderão usufruir desse contacto e, quem sabe, ganhar vontade para colocar uma pontinha extra de esforço se se sentirem mais identificados com aqueles que estão na bancada. Como é que o clube quer que os jogadores corram e vençam pelos adeptos, se nunca tiveram contacto com eles?

40 comentários:

  1. Mais nada.
    Fazer valer mesmo o slogan "FEITO DE sporTIng

    ResponderEliminar
  2. Mestre,

    Não concordo nada com essa questão de apontar responsabilidades aos adeptos.
    Haverá sempre alguém que vai assobiar certo jogador ou exibição, mas o que tenho visto é um enorme apoio em todos os jogos do Sporting, fora e em casa, durante toda a partida.

    Os assobios que se ouviram em Alvalade no final da partida com o Steaua foram essencialmente para Jesus, esse sim cada vez mais perdido no meio das suas tiradas sem nexo e na sua incapacidade para colocar a equipa a jogar bom futebol.

    Os jogadores são os menos culpados da actual situação.

    Jesus que se deixa de invenções pois começa a ficar muito perto do ponto de não retorno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento, sim, são mais dirigidos ao geral do que a um jogador em particular, mas é uma questão de tempo para se começarem a dirigir a jogadores.

      Eliminar
    2. Sporting até Morrer

      O "Cântico" JOGUEM À BOLA foi entoado durante muito tempo na segunda-parte do jogo conta o Vitória de Setúbal. É dirigido a todos, jogadores e equipa. E nesse jogo, independentemente da vitória, no final, na habitual saudação às claques, já estava o Topo Sul quase vazio. Mais um sinal de afastamento.

      Eliminar
    3. Sim Nuno, ouvi esse cântico uma vez e estavam a merecer ouvi-lo pela pouca garra empregada, ao contrário dos dois primeiros jogos.

      Mantenho no entanto que os assobios são principalmente para Jesus e não para os jogadores.

      É esse sentimento que ouço e que se sente nas bancadas.
      Muito pouca paciência para as trapalhadas de Jesus e para a ausência de futebol de qualidade.

      Eliminar
  3. Bem observado.
    Percebo as questões de agenda/calendário mas por vezes bastam pequenos gestos. O "todos juntos" também é isto. Deviam lembrar-se que o 12o jogador é o mais importante do plantel.

    Ps: Para ultrapassar o autocarro do Vitória, por favor rematem à baliza.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia.
    Pensei que ia justificar os pagamentos à Doyen e ao Braga estarem numa redoma!
    Já agora.. Com o pagamento que tinham a fazer aos bancos agora no final do ano desportivo sobre as vendas do jm e do slimani em quanto ficou o lucro da mais melhor grande época da história?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, isso é querer subtrair batatas a cenouras. O facto de o Sporting ter que reembolsar empréstimos no final de julho não tem qualquer impacto no lucro/prejuízo desta época ou de outra. Basicamente está-se a abater passivo (empréstimos) à custa de ativos (caixa/depósitos).

      Eliminar
    2. Lá estás tu a ser mentiroso e a querer levantar pó.

      Caso não saibas o pagamento à banca dos valores contratualizados, em nada afecta a Demonstração de Resultados, vai afectar o Balanço, que irá diminuir no activo na exacta proporção que diminuirá no passivo.

      Quanto à Doyen ainda mais simples e inócuo para o Sporting, já que o gasto está reconhecido na DR de 2015 salvo erro, afectou resultados de 2015, e a forma de pagamento está retida pela UEFA ou seja o Sporting não dispenderá de dinheiro que tenha em "caixa" mas sim o que está retido.

      Quanto ao Braga, talvez se te informasses ao invés de comer a merda que o CM te põe à frente não fizesses a triste figura que estás a fazer. O Sporting deve como devem todas as empresas, à um acordo de pagamento com timings e o mesmo não está em incumprimento, quem o diz é o Salvador que talvez saiba uma pouco mais sobre o assunto que o CM.

      Vai buscar outra atoarda que essas não pegam.

      Eliminar
    3. Oh meu grande burro de merda...o presidente do Braga ja desmentiu qualquer falha nos pagamentos!
      Asno!!

      Eliminar
    4. Eichhh... e os ignorantes são os outros, não é martinholas?!?!?! Cada cavadela, cada encavadela que levas daqui minha abécula... ahahahahahah! Que troll...

      Olha lá, e sobre o Vera... o Chiquinho, entenda-se, não tens nada a dizer...?!

      Eliminar
    5. Zanizo, muita paciência tens tu em explicar, mas este Nuno Martins não quer saber da verdade, só atirar postas de pescada, mesmo quando já sabe a resposta e que não tem razão. Apenas procura armas de arremesso contra o Sporting.

      É lampião, portanto, do 2º clube com maiores dívidas na Europa.

      Eliminar
    6. Mas se não fosse OBRIGADO (sim, obrigado) poderia reinvestir esse lucro. Logo não é subtrair batatas a cenouras. E se calhar já teria pago ao Braga!

      Zanizo a mesma resposta serve para ti. E quanto à doyen... vocês até podem ter provisionado a divida e a UEFA estar a reter o dinheiro, mas se a UEFA retém vocês não o recebem via prémio. Certo? Se te informasses em vez de comer tudo o que a vossa comunicação tenta passar tinhas lido que o Salvador diz: "É normal haver uma dívida. Houve uma transação e por isso não vou valorizar muito este caso. Penso que é uma situação pontual. Existem boas relações entre os clubes e espero que venha a ser resolvido", logo existe divida e não é divida dentro do plano de pagamento pois se fosse dentro dos prazos não seria divida! Até parece que é normal falar em dívidas quando os pagamentos estão a correr de acordo com os planos de pagamento.

      Fernado a resposta ao Zanizo serve para ti. O que o Salvador diz é que não está preocupado... mas isso também o gajo da Doyen não está... os contratos são para cumprir. Caloteiros em ultimo caso pagam em tribunal.

      Eliminar
    7. Angelo se as mentiras não forem contrariadas com a apresentação de factos reais, passam as mentiras a passar por verdade, sendo este o único intuito de quem propagandeia tais falácias.

      A cada mentira desmontada mais a careca se lhes vai vendo, e não tardará muito estará toda a descoberto.

      Eliminar
    8. Muito me contas contorcionista martinholas... Então dentro do prazo não é divida... É o quê? Um voucher? Terás eventualmente noção do que dizes?

      Martinholas, que o Sporting tem de entregar à banca valor para amortizar passivo todos sabemos, não dás qualquer novidade tão pouco me preocupa. Preocupar-me-ia sim se visse o passivo do Sporting a crescer, se visse a divida bancária (que está a ser convertida em empréstimos obrigacionistas) a aumentar, tudo isto em simultâneo com fantásticas vendas na ordem das centenas de milhões de Euros.

      O Sporting entregará à banca o valor contratualizado, porque honra compromissos! Só tu no teu habitual contorcionismo não te apercebes que dizes e logo de seguida te contradizes, então não é que o Sporting está a pagar o que deve e por isso não pode reinvestir a totalidade das mais valias?

      Mais valias tu se estivesses calado!

      Eliminar
    9. Oh martinholas, então se entregamos uma parte obrigatoriamente aos bancos, quer dizer que afinal estamos a cumprir os nossos compromissos, certo?! Ao contrário do que os teus cartilheiros tanto propalaram... e se estamos a cumprir os nossos compromissos, e a abater passivo, quer dizer que estamos a reduzir o nosso serviço com a dívida, é isso?! Ao contrário do que acontece com a tua agremiação (e a "runião" com a NOS?!?!?!)... e se estamos a reduzir os encargos financeiros relacionados com a nossa dívida, estamos a libertar recursos financeiros para investimento, será?!

      Ora, se estamos a cumprir, a reduzir dívida e os encargos financeiros, é uma... WIN/WIN situation!!! Qual é que era mesmo a tua questão?!

      BTW, já pagaste ao brasa fc?!

      Eliminar
    10. Até num simples comentário te contradizes.
      Inicialmente deixas implícito que dentro do prazo também é dívida... No final já dizes que entregará a banca o contratualizado!
      Se pagas dentro do prazo não deves. Simples.
      O Sporting honra compromissos? Doyen what? É de tanto honrar compromissos que teve de renegociar e dívida.
      Acabas a concordar que afinal o facto de ter de pagar agora bancos tem influência na disponibilidade para investir!

      Conclusão. Deve ao Braga! O lucro é para pagar aos bancos! 2 factos. Podes tentar dar as voltas que quiseres.

      PS... Dizes que te preocupavas se visses o passivo a aumentar? Mas é isso que está a acontecer... Consulta lá os rc.

      Eliminar
    11. Artolas de merda.
      Vai mas é perguntar ao a Orelhas onde é que anda o dinheiro das vendas dos teus flops.

      Preocupas-te muito do o que os pasquins escrevem meu cabrão...

      Eliminar
    12. Caro Sr. Mestre,
      Custa-me observar que apesar do senhor gozar de tanta notoriedade e respeito por parte dos sportiguistas, o senhor não tenha comentando/analisado a noticia confirmada pelo presidente SAD Sp.Braga, que afirma, que a sporting SAD tinha uma dívida em incumprimento desde 31Julho17. Isto é, o seu plano de pagamento estabelecia a liquidação até essa data 31Julho17. Já agora, todas as empresas terão dívidas, mas são dívidas em cumprimento dos estabelecidos planos de pagamentos. No entanto, neste caso a "notícia" é facto de, à data de 17Agosto17 a sporting SAD encontrava-se em incumprimento no plano de pagamento da dívida (Confirmada pelo Presidente do Braga). Na minha opinião não deixa de ser um facto interessante, visto que é opinião do Sr. Mestre que as contas da sporting SAD encontram-se em notável/recomendado estado de solvibilidade, é legitimo questionar qual o motivo destes atraso?
      Cumprimentos,
      Santos.

      Eliminar
  5. Não me parece que o Sporting esteja a jogar assim tão mal, tem entrado nos jogos mandão e pressionante asfixiando os adversários ... Há um problema de concretização isso sim, e com o passar do tempo os processos de jogo ressentem-se da falta de golos, o discernimento desaparece e a qualidade de jogo tende também a decrescer. Estou convencido que o Sporting entrando em Guimarães como tem entrado em todos os jogos, e conseguindo fazer um golo tudo mudará a equipa soltar-se-á e as coisas irão "encarreirar"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, zanizo.
      Temos domínio pela posse de bola, e até com largos momentos em que o adversário não passa do meio-campo. Mas é preciso REMATAR. Os nossos jogadores só rematam quando o caminho está totalmente livre, o que é raro acontecer contra 90% das equipas que apostam no autocarro. Esquecem-se que os golos feios, golos de recarga e golos de carambola também contam...

      SL

      Eliminar
    2. Esse é o problema zanizo, não há e pode ainda haver muito menos paciência... reflecte-se em tudo, e sem *frieza*, golos são muito mais difíceis.

      Quanto ao 'encarrilhar' espero que tenhas razão q se concretize golos (pelo menos não me lembro do Sporting dominar claramente em tantos campos), ou a pressão mediática e propagandistica inimiga, vai tornar o clima simplesmente sufocante.

      Pode ser um ano em que perdemos mal a coisa começou... tiros no pé vem à mente, é ABSURDO, mas é recorrente (dantes era até ao natal)... nunca mais aprendemos!..

      Eliminar
  6. As coisas ou são genuínas ou não. Se há falta de empatia entre jogadores e adeptos, isso não será revertido por sessões de autógrafos, redes sociais, etc. Vicissitudes do futebol moderno.

    São muito raros os jogadores que criam verdadeira empatia com os seus adeptos, e mesmo os que a criam, muitas vezes são os primeiros a espetar facas nas costas dos seus adeptos (veja-se o caso ocorrido na pocilga com o Maxi). Para mim os jogadores devem ser tratados como os mercenários que são. Salvo raríssimas excepções, não são os adeptos/clubes que devem cativar os jogadores, são os jogadores que devem cativar os adeptos. Se não tiverem interesse nisso, tudo bem. Desde que corram e desempenhem o seu trabalho com brio.

    Se queremos relações de simbiose e afecto com os nossos atletas temos as modalidades. A magia do futebol já se perdeu há muito, com a chuva de milhões e com a banalização da corrupção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para dar 2 exemplos, no plantel actual temos 2 jogadores: Patrício e Dost. O primeiro, apesar da falta de carisma, pelo historial que já tem no Sporting e por nunca ter forçado uma saída (em público pelo menos), sendo um dos GR mais apreciados da Europa, há largos anos. O segundo, não é preciso alongar-me muito. Jogador extraordinário que demonstra uma paixão genuína por nós. Ele adora cá estar e isso nota-se em cada palavra e gesto seu.

      Eliminar
  7. Amigos: o mestre tem razão e desculpem-me, abordo um pouco o tema nos meus últimos post´s. Precisamos de ser mais unidos e não de darmos tiros nos nosso pés. Para isso contamos com os rivais e inimigos.
    Por outro lado e para potenciar-mos o que temos de bom devemos trabalhar no que o Mestre disse. A equipa tem de estar mais com os adeptos , falar com eles, mais propaganda social, ais publicidade, mais sessões de autógrafos.
    Isso é importante para passar uma mensagem de carinho e de respeito para com os adeptos leoninos.
    Por exemplo: aquela parceria no Norte que queríamos fazer é uma excelente ideia. Dificil é certo mas vejam o protocolo com o Amora(http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2017-08-10/sporting-cp-assina-protocolo-com-o-amora) Se fizermos um mais a Norte e treinarmos lá entre jogos etc, estaremos a aproximar a equipa desses adeptos. Seria interessante.
    Bom, bom também penso que seriam as sessões de autógrafos no final dos jogos ou até antes para chamar e dialogar com os adeptos e espero que aqueles dias á Sporting sejam uma realidade para breve.
    SL a todos

    ResponderEliminar
  8. Mestre, nada do que escreveste vai resolver o problema... só GOLOS vai conseguir tamanha façanha, charme não resolve nada. Aliás se há momentos em que isolar a equipa bem do exterior é imperativo, o momento actual é um desses.

    A bipolarização é extrema, se te percebo bem, eu também pensava que pudesse haver muito mais calma, mas os ataques infiltrados encartilhados estão mais ferozes q nunca, e se pensam que isso não tem influência não podiam estar mais enganados.

    A espiral de destruição está lançada, ou vai haver golos salvadores, ou receio a coisa vai ser muito pior que o alerta q lanças.

    ResponderEliminar
  9. O Zidane após ganhar um campeonato, 2 champions e mais umas supertaças viu o seu contrato ser renovado. Passou a ganhar tanto como o Jesus.
    Um treinador de um dos clubes mais ricos do mundo e que venceu quase tudo o que havia para vencer vai passar a ganhar tanto quanto um treinador que vence bola e que está a rasca para passar o poderoso steua.
    Não vós mete confusão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No galinheiro recebia uma sandes de leitão e um caprisonne. Na altura era um homem frugal...

      Eliminar
    2. Acho que o Jorge Jesus do primeiro ano vale todos os cêntimos do contracto: se fosse no Benfica, a jogar como jogou, a valorizar jogadores como valorizou, e sem adversários amparados pelas arbitragens nos maus momentos, teria acabado a época com 20 pontos de avanço do 2º classificado. Um treinador que ganha menos de 10% das vendas que potencia, a mim, parece-me barato. Jogando bem, mais cedo que tarde, as vitórias vão aparecer a coroar esse trabalho.

      Mas tal como no Benfica, nem todos os anos são de futebol total. E nesses momentos, sem títulos nem campanhas europeias empolgantes, e ainda prejudicado em momentos chave para salgar as feridas, naturalmente que o valor do seu trabalho deva ser questionado. Se o saldo for negativo, muito mais do que do JJ, a culpa é da entidade empregadora, que definiu erradamente as parcelas fixas e de objectivos do ordenado desse empregado.

      O JJ terá virtudes e defeitos, como qualquer um de nós. Mas o principal desses defeitos é igual ao de tantos benfiquistas: a Soberba. Andam para aqui há dois anos e tal a tentar denegrir o homem que os levou a duas finais europeias e com isso conquistou pontos suficientes para não se terem de bater com os Steuas da vida. Ou melhor, se calhar até é por isso que o andam a denegrir, deixou o Ferrari para o Rui Vitória levar aos 4 de cada vez que apanha uma equipa a sério...

      Confusão mete-me que benfiquistas continuem a ladrar-lhe como cães a mando do dono, sem pensar que, se ele é assim tão mau, no mínimo já não vale a pena.

      PS - Mestre, sendo seu leitor assíduo, muito saúdo a paragem breve. Concordo com muitos dos pontos de vista que aqui expõe e sublinho a qualidade com que os argumenta. E mais uma vez o faz, tocando num ponto que não sendo a chave de todos os males, não é nada despiciente: o apoio à equipa em tempo de jogo.

      Nem falo dos assobios aos nossos jogadores, mas até o simples parar de apoiar a equipa para apupar GR adversário num pontapé de baliza mais demorado. É aqui que há grande hipótese de melhoria nos jogos em casa. Puxar pela equipa incessante e incondicionalmente, que é algo que raramente acontece em Alvalade

      Claro que o estado de espírito será outro quando a equipa corresponder às expectativas mas, se é para assobiar, acho que mais vale ficar em casa.

      Eliminar
    3. E o que tens a ver com isso, seu burroboifikista vermelhusco! Julgas que tenho algum interesse em saber quanto pagam ao Carrilho, ou a qualquer bardamerda do boifika?

      Eliminar
  10. Eu não acho que o contacto presencial dos jogadores com os adeptos tenha assim tanta influência na relação com os adeptos. Até porque são milhões de adeptos, e só dezenas ou centenas é que chegam a poder estar nesses eventos.

    É no estádio aos milhares e nas exibições futebolísticas, que chegam aos milhões de adeptos. E é por aí que têm de se preocupar em cativar.

    Neste momento, não tenho qualquer preocupação com a atitude da equipa. Acho que o problema maior é a "engrenagem", a tática e JJ, quando liga o "complicómetro".

    E quando os resultados aparecerem e acumularem-se, será fácil tudo tornar-se num mar de rosas.

    ResponderEliminar
  11. Pelo que vi os jogadores precisam é de estar na academia a treinarem,estamos numa fase muito complicada da época.
    As fotos e a convivência com os adeptos podem esperar por tempos mais oportunos que não influenciem o rendimento da equipa.
    SL

    ResponderEliminar
  12. Mestre de Cerimónias

    Concordo que a politica comunicacional do SCP e do Marketing Estratégico do SCP é fraca. O Jogador é um atleta do clube e uma poderosa ferramenta de Marketing, que o SCP não utiliza para aumentar a ligação à marca SCP e retirar algum retorno económico. Basta ver que os novos jogadores vêm e apenas recebem um aperto de mão do Presidente...Uma aquisição como Acunã, internacional argentino, foi apresentado entre escalas de aeroporto. Alias, não querendo ser injusto, a última apresentação digna desse nome foi a Jorge Jesus que levou multidões ao estádio, mas depois na Loja Verde nada havia sobre esse momento. No mundo empresarial, as empresas gastam muito dinheiro em eventos para juntarem pessoas, comunicar marca, criar fidelidade e promover vendas, e no SCP desperdiçamos oportunidades de comunicação que podem potenciar esses objectivos.

    Ou seja, os adeptos/sócios/simpatizantes ficam sujeitos a apenas um evento: Jogo de futebol. E a sua ligação emocional é construída com base nesse momento.

    Não partilho a sua opinião (raríssimas vezes que tal acontece) que os Jogadores estão numa REDOMA.
    Os tipos e exemplos de comunicação que dá são apenas ferramentas de comunicação individualizado (one-to-one), que são muito valiosos numa perspectiva individual e targetizada. Contudo, embora importantes, não são os mais adequados quando se pretende comunicar e criar ligações com as massas/globalidade das pessoas.

    É aí que entra outro nível agregador dos jogadores: a EQUIPA. A Equipa comunica com TODOS, quer sejam adeptos, sócios, simpatizantes ou adversários. Num único evento, a partida de futebol.
    A performance da Equipa motiva ou cria expectativas de adesão à “marca” que defendem: Sporting Clube Portugal, Esforço/Dedicação/Devoção/Glória. Poderá ser o melhor jogador do mundo, pode o jogador encarnar todos esses valores, mas se a Equipa não funciona, todo o tipo de iniciativas de comunicação não terão sucesso. Por exemplo, acha que os adeptos do Barça vão ficar mais felizes depois de posts do Messi e do Pique após as derrotas com o Real Madrid? É utópico pensar que a actividade comunicacional de um jogador é suficiente.

    E é ao nível da EQUIPA que, entram outros elementos além dos jogadores: a estrutura técnica e estrutura dirigente. TODOS. Para existir uma REDOMA, tem de existir um culto e responsáveis pelo incentivo ao culto, que no caso do SCP são o Presidente, Treinador e Jogadores. A EQUIPA.

    A expectativa de todos os adeptos é a vitória, e de preferência jogando bem à bola com nota artística, todos temos a expectativa que o treinador os prepare bem e seja menos focalizado nele próprio, que o presidente dê condições de qualidade à EQUIPA e seja menos adepto e comentador.

    Se isso dá trabalho, dá… Mas também custa muito dinheiro aos adeptos seguirem o clube, dá muito trabalho aos adeptos partilharem o culto SPORTING sem a Glória. E nos últimos anos, assim como os anos antes das vitórias dos últimos campeonatos, a verdadeira força motriz do clube, o verdadeiro Capital do clube são os Adeptos, não o jogador A ou B, o treinador XPTO ou o Presidente que diz que o clube é nosso mas actua como se fosse dele.

    O problema não é a interacção dos jogadores, é a ultra-exposição e o excesso de expectativas criadas. A gestão das expectativas é muito difícil de fazer e conseguir. Mas seria mais fácil se todos evitassem excessos de comunicação.

    Não podemos ter o Presidente a dizer que temos o melhor treinador e depois a equipa não produz, ou dizer que temos a melhor Academia que nada contribui com opções válidas para a equipa titular . O Treinador a dizer que com ele a equipa e os jogadores A,B e C vão ser melhores e não vermos a evolução, ou o Treindor a dizer que a equipa precisa de reforços quando recebe em média 10 por temporada, ou seja, claramente a dizer que a culpa é do Presidente.

    A pressão comunicacional que exercem gera expectativas nos adeptos que não são correspondidas e apenas potencia a instabilidade.

    ResponderEliminar
  13. Os défices de comunicação de clube continuam a deixar muito a desejar, e isso já não é de hoje. N pessoas e direcções por ali passaram e o problema continua. O que falta? Vitórias! Nada mais. Com vitórias todos se aproximam e tudo se torna mais fácil. Mas concordo que o clube podia (e devia) fazer muito mais.

    Inacreditavelmente já estamos a jogar a época em Agosto. O fecho do mercado, Guimarães e Bucareste, e vamos ter uma semana a fervilhar. E os mensageiros da desgraça já começaram a sair da toca e tudo vai servir de arma de arremesso. Isto (infelizmente) é o Sporting.

    Apesar de tudo, acredito que os próximos 2 jogos possam de facto servir de rampa de lançamento para a estabilização da equipa. Nenhum dos adversários vai estacionar o autocarro, pelo que a abordagem do Sporting ao jogo será diferente daquela tão criticada frente a Setúbal e Steaua.

    ResponderEliminar
  14. PAZADAS DE CARVÃO

    FRANCISCO VERA - O VENDEDOR DE SAPATILHAS

    - Ó Chico, preciso de uns ténis da ardidas, modelo falsificado de 1904, você tem?
    - Claro Dr. Coronel, acabei de receber uma encomenda especial do benf.., quer dizer, da nossa fábrica em Portugal.
    - Mas ó Chico, deixaste o futebol para venderes produtos falsificados?
    - Dr. Coronel, eu nem sei o que é uma bola, mas um tipo montou-me esta loja em troco de uma transferência daquelas da lavandaria do benf..., quer dizer de Portugal.


    PAZADAS DO DIA

    1-"E o que o Sporting tem a ver com isso? "
    By John Billy #36 rumo ao p3n7a!, 14 de agosto de 2017 às 10:22

    Nota: Nada, ninguém se sente prejudicado com a concorrência desleal praticada pela organização criminosa. Nem com a aldrabice, nem com a batota, nem com a corrupção que leva o Sport Lisboa a comprar títulos.


    2-"Olha, um tema que tem a ver com o vosso clube."
    By John Billy #36 rumo ao p3n7a!, 14 de agosto de 2017 às 10:22

    Nota: Lavagem de dinheiro e corrupção chutados para canto, o JohNNy quer desviar o assunto. Onde é que já vimos isto?


    3-" É engraçado ter que ser um Sportinguista a informar os negócios do Benfica a um Benfiquista"
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Corrupt ears, o Sportinguista não fez o post para informar os adeptos do Sport Lisboa, capisce? E esses, não querem ser informados, comem e calam e está tudo bem desde que aldrabem títulos.


    4-"pois agora será um Benfiquista a informar os negócios do Sporting a um Sportinguista."
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Corrupt ears, até um simples adepto do Sporting tem toda a informação disponível no jornal do clube.
    Vai mas é ao bombas explicar porque é que não houve EusébioCup este ano. Nem um joguinho amigável no estádio, vai lá explicar porquê!


    5- "Lembram-se do Bruno Paulista ?
    Imagino que não, pois apenas realizou um jogo na Liga 15/16 e 2 jogos na Liga Europa contra uma equipa que ninguém sabe pronunciar o nome e nenhum Sportinguista tem boas memórias."
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Corrupt ears, dispensamos os teus juízos de valor bacocos, até porque tens o Celta para recordares. Sim, foi contratado para jogar, não para lavar dinheiro. Corruptos.


    6- "Porque se compara um Vera a um Paulista ?"
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Corrupt ears, para tentares desviar mais um assunto que envergonha a lavandaria de carnide.


    7- "Ora porque é um autêntico mistério no Clube que se intitula o mais transparente do mundo"
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Corrupt ears, vai explicar aos teus porque é que um tipo que não recebe vencimento no seu clube há mais de uma década, se transformou num dos 40 indivíduos mais ricos do país.


    8- "No último relatório semestral da SAD do Sporting ou seja 16/17 somos informados (...)"
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Somos informados que após conseguirmos fazer inúmeras vendas estratosféricas, continuamos a ver a dívida a aumentar e até já somos o nº 2 da Europa.


    9- "Afinal quanto custou o Bruno? Quanto se pagou de comissão? Não se sabe. O Clube mais transparente do mundo e arredores não informa."
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Pá, pagámos 30M€ em comissões para comprarmos o Bruno e mais 2 autocarros de jogadores para emprestarmos a outros clubes e daí tirarmos vantagens nas competições. E malas a 50.000€?, é só transparência.


    10- " Mas afinal o que tem este jogador de tão especial ?"
    By livefoot, 14 de agosto de 2017 às 11:30

    Nota: Corrupt ears, tu é que sabes, vê lá não fiques em BRASA (Futebol Clube Ltda.), de tão especial que possa ser.


    11- "Tema pertinente para qualquer adepto do mundo Sporting :) Este tema só acaba quando houver sangue"
    By jorgen80, 14 de agosto de 2017 às 11:36

    Nota: QI80, a sério, não tens um pingo de vergonha na cara quando afirmas que "Este tema só acaba quando houver sangue"?


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  15. Os resultados é que contam. As palavras serão muito bonitas, mas as bolas dentro das redes é que contam.
    Não há porta 10-A como antigamente, mas a nossa equipa ainda vai de autocarro e há muitas oportunidades para podermos demonstrar o nosso apreço, ou o seu contrário.
    Por muito que a equipa de futebol e o nosso treinador me possam entristecer, a verdade é que continuo a detestar o boifika, os seus jogadores, treinadores e dirigentes.
    UMA VEZ SPORTING, SEMPRE SPORTING!

    ResponderEliminar
  16. não acho que seja por acaso que esta inércia começou quando o Diogo Bernardo saiu do clube. Ele era um gajo indispensável, mas que sabia o que fazia

    E desde que os jogadores perderam a confiança no treinador tem sido cada vez pior.

    ResponderEliminar
  17. Mestre,
    Gosto do Bruno Carvalho enquanto presidente do Sporting, no entanto, tem graves falhas.
    Uma delas, já por aqui muitas vezes apontada, é a política de comunicação.
    Esta é mais uma das situações a rever...
    Não nos podemos esquecer da quantidade de jovens sócios e adeptos que o Sporting angariou quando, ainda no tempo do Figo e Balakov, faziam várias visitas às escolas de Lisboa.
    O Fernando Seara que o diga... :)
    SL

    ResponderEliminar
  18. Temos TODOS de trabalhar juntos.

    ResponderEliminar