segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O rei das borlas

O arquivo dos emails recebidos por Luís Filipe Vieira nos primeiros meses de 2017 incluem uma série de pedidos de autorização ao presidente para oferta de convites para os jogos do Benfica, provenientes de vários funcionários do Benfica. O MVP neste campeonato particular é, sem sombra de dúvidas, Paulo Gonçalves - facto reconhecido por Luís Filipe Vieira de forma bem humorada neste email:


Paulo Gonçalves, no entanto, parece ter acusado algum toque, porque se sentiu na necessidade de se justificar perante o comentário do presidente. Paulo Gonçalves responde dizendo que...


... os convites são atribuídos sempre no "interesse exclusivo do SLB". Portanto, daqui podemos excluir cortesias completamente desinteressadas. Os cinco convites em causa foram solicitados por Paulo Gonçalves em abril de 2017 para o Benfica - Marítimo, mas existem muitos mais que foram sendo atribuídos ao longo destes meses. Vou fazer uma listagem não exaustiva dos emails provenientes de Paulo Gonçalves que aparecem na caixa de entrada de Luís Filipe Vieira entre fevereiro e abril de 2017. Mas primeiro, quero abordar um pedido de convites, no mesmo período, que a comunicação social já noticiou:


Neste caso concreto, a censura recai inteiramente sobre Mário Centeno, que devia evitar-se colocar nesta posição. Para além de conhecer a polémica dos secretários de estado que foram a Paris ver a final do Euro 2016 às custas da Galp, já devia saber que não existem almoços grátis e que, ao sentar-se ao lado de um contribuinte que deve à banca largas centenas de milhões de euros, estaria a mandar um péssimo sinal ao país. Nenhum clube recusaria este pedido ao ministro das finanças, apesar de sabermos que, no caso do Benfica, receber esta solicitação foi como juntar a fome à vontade de comer.

Avancemos então para os tais convites solicitados por Paulo Gonçalves no "interesse exclusivo do SLB" entre fevereiro e abril de 2017.



14-Abril-2017: Benfica - Marítimo (29ª jornada)


Alguém me consegue explicar por que razão um delegado da Liga (neste caso, António Reis) recebe convites para um jogo em que vai estar a desempenhar funções? Até que ponto não fica condicionado para reportar determinados acontecimentos que não sejam convenientes ao anfitrião? Se não houvesse essa possibilidade, duvido que esta oferta fosse no "exclusivo interesse do SLB".


Aqui temos 6 bilhetes para o menino querido Nuno Cabral, com direito a parque de estacionamento, bilhetes para o piso 1 (o piso com bilhetes mais caros) e ao LL. LL refere-se ao Lisboa Lounge, que entranto recebeu o naming da Hublot, que é descrito no site do Benfica da seguinte forma:
Assista aos jogos com acesso ao mais recente espaço do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, o Hublot Lounge. Trata-se de um conceito único, onde poderá usufruir do serviço de catering com tudo incluído e de muita animação, com a presença garantida de glórias do Clube, sorteio da camisola do melhor jogador em campo, oferta de cachecol oficial, visita ao Museu, entre outras surpresas. Garanta já os seus lugares.

Certamente que os convidados do menino querido terão ficado devidamente impressionados, seguramente no "interesse exclusivo do SLB".


24-Fev-2017: Benfica - Chaves (23ª jornada)


Mais uma vez, o menino querido com três convites para a zona VIP, onde, quem sabe, se poderá ter cruzado com Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores.


1-Abr-2017: Benfica - Porto (27ª jornada)




Seria de esperar que houvesse grande procura de borlas para o jogo que poderia decidir o título. Aqui temos, como de costume, o menino querido Nuno Cabral, mas também outras ilustres figuras: 6 convites para delegados da Liga; 4 convites para elementos do registo de contratos da Liga; 4 convites para Ferreira Nunes, antigo vice-presidente do Conselho de Arbitragem e responsável pelas classificações dos árbitros; 5 convites para observadores do Conselho de Arbitragem; 3 convites para João Leal, responsável pelos registos de transferências da FPF (sobre quem o Mister do Café já escreveu AQUI); e ainda 3 convites para Júlio Loureiro, ex-árbitro, observador e funcionário judicial, que já apareceu anteriormente na novela dos emails por ter passado informações confidenciais a Paulo Gonçalves referentes a um processo judicial que envolvia Rui Vitória (podem vê-lo no canto inferior direito da infografia abaixo).



29-Abr-2017: Benfica - Estoril (31ª jornada)


Mais 2 convites para Ferreira Nunes, desta vez para a tribunal presidencial...


... para o inevitável Nuno Cabral, e ainda para o nosso conhecido Júlio Loureiro.


10-Fev-2017: Benfica - Arouca (21ª jornada)


Aqui foram dois convites, com direito a lounge, para o irmão de Nuno Cabral, árbitro, que também já foi mencionado anteriormente aqui: LINK.


14-Fev-2017: Benfica - Dortmund (Liga dos Campeões)


Convites para três personalidades já conhecidas. Siga!


13-Mar-2017: Benfica - Belenenses (25ª jornada)


Mais 5 convites com tudo do bom e do melhor para Nuno Cabral e um tal de Joel Amado. Será este Joel Amado?


Só nesta amostra, deu para encontrar meninos queridos - Nuno Cabral já deve ter engordado uns quilinhos com tanto catering -, observadores de árbitros, delegados, dirigentes da FPF, dirigentes da Liga, dirigentes do Sindicato de Jogadores, e ainda o famoso Frankc Vargas. Não há dúvida: Paulo Gonçalves é mesmo o rei das borlas, mas sempre no "melhor interesse do SLB". Não é difícil perceber em que sentido...