quinta-feira, 26 de abril de 2018

Benfica to the rescue

Um dos emails ontem divulgados pelo blogue Mercado de Benfica permite perceber o serviço benemérito que o Luís Filipe Vieira faz em prol do futebol português e dos clubes que com ele competem.

Numa altura em que o V. Setúbal passava por dificuldades financeiras particularmente graves - escrevo particularmente porque, infelizmente, é um problema recorrente no clube -, responsáveis do clube sadino contactaram dirigentes benfiquistas no sentido de negociar a transferência de cinco jogadores que ajudassem à resolução dos salários em atraso.

(via @paravertudo)

Tenha sido ou não na sequência deste pedido, o que é facto é que o Benfica viria a contratar dois jogadores ao V. Setúbal na janela de transferências seguinte: primeiro contratando José Fonte, que já tinha rescindido por salários em atraso, e depois ultrapassando o Porto na contratação de Moretto. 

Dois negócios que, curiosamente, acabaram por ser fechados em termos simpáticos para o próprio Vitória, segundo palavras dos intervenientes: a oferta que o Benfica fez por Moretto foi superior ao que o V. Setúbal pedia, e o Benfica ofereceu 50% de uma futura transferência de José Fonte, apesar de não ter qualquer obrigação nesse sentido já que o central era um jogador livre quando foi contratado por Vieira.


O próprio José Fonte revelou, numa entrevista dada muitos anos depois deste episódio, que foi o Benfica a pagar-lhe alguns meses de salários que tinha a receber do V. Setúbal.


Nada disto é ilícito, obviamente, e à primeira vista até foi uma bonita atitude de solidariedade de um clube para com outro... mas conhecendo as peças em questão, não passa pela cabeça de ninguém que não terá havido contrapartidas. Se o mero convite para a bola é o que é, qual terá sido o retorno que o Benfica terá tido com estas valiosas cortesias?