quinta-feira, 26 de abril de 2018

Benfica to the rescue

Um dos emails ontem divulgados pelo blogue Mercado de Benfica permite perceber o serviço benemérito que o Luís Filipe Vieira faz em prol do futebol português e dos clubes que com ele competem.

Numa altura em que o V. Setúbal passava por dificuldades financeiras particularmente graves - escrevo particularmente porque, infelizmente, é um problema recorrente no clube -, responsáveis do clube sadino contactaram dirigentes benfiquistas no sentido de negociar a transferência de cinco jogadores que ajudassem à resolução dos salários em atraso.

(via @paravertudo)

Tenha sido ou não na sequência deste pedido, o que é facto é que o Benfica viria a contratar dois jogadores ao V. Setúbal na janela de transferências seguinte: primeiro contratando José Fonte, que já tinha rescindido por salários em atraso, e depois ultrapassando o Porto na contratação de Moretto. 

Dois negócios que, curiosamente, acabaram por ser fechados em termos simpáticos para o próprio Vitória, segundo palavras dos intervenientes: a oferta que o Benfica fez por Moretto foi superior ao que o V. Setúbal pedia, e o Benfica ofereceu 50% de uma futura transferência de José Fonte, apesar de não ter qualquer obrigação nesse sentido já que o central era um jogador livre quando foi contratado por Vieira.


O próprio José Fonte revelou, numa entrevista dada muitos anos depois deste episódio, que foi o Benfica a pagar-lhe alguns meses de salários que tinha a receber do V. Setúbal.


Nada disto é ilícito, obviamente, e à primeira vista até foi uma bonita atitude de solidariedade de um clube para com outro... mas conhecendo as peças em questão, não passa pela cabeça de ninguém que não terá havido contrapartidas. Se o mero convite para a bola é o que é, qual terá sido o retorno que o Benfica terá tido com estas valiosas cortesias?

20 comentários :

  1. Se o Benfica quisesse ser solidário com os clubes não teria sido contra a centralização dos direitos televisivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tamanha alarvidade.

      Convinha ler o Powerpoint do DSO sobre "Como controlar o futebol português for dummies". O Benfica é contra a centralização porque lhe sai mais barato fazer este tipo de "ajudas" aos clubes pequenos, tendo-os sempre na mão, do que permitir que encaixem mais uns cobres com os direitos televisivos. O que se calhar seria suficiente para evitar situações como estas.

      Mas, depois, como é que Luís Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira, Paulo Gonçalves e Companhia, controlavam esta gente?

      Eliminar
  2. Mas o Mestre estava à espera do quê? Que as receitas do Setúbal fossem para pagar as despesas do Sporting? heheh

    O drama que é, o Benfica interessou-se em dois jogadores do Setúbal e eles aproveitaram esse dinheiro para pagar dívidas. Inédito!!!

    Não passa de mais uma novela onde usam factos banais e criam mais uma peixeirada só para chafurdar mais um bocadinho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Solidário é com tostões, não com milhões! Não esqueça que LFV não recebe ordenado...

    ResponderEliminar
  4. Eu bem me lembro duns quantos falhanços de golo claro num jogo que poria o carnide atrás do Sporting....

    ResponderEliminar
  5. Benfica to the rescue?!? Up yours (traduzido para português, quer dizer "Há piores") Topas? :-)

    ResponderEliminar
  6. Para o Benfica mais vale não centralizar os direitos de transmissão, e depois servir de saco azul aos clubes necessitados, sabendo que depois poderá sempre pedir um ou outro favorzinho, tudo entre amigos claro.

    ResponderEliminar
  7. Tudo bons rapazes, até pagam mais do que aquilo que é pedido...

    Felizmente, parece que o Vitória se livrou finalmente do lampião que tinha como presidente...

    ResponderEliminar
  8. Não há almoços grátis...
    é mais um clube que ficou na mão

    ResponderEliminar
  9. Acho que toda a gente se lembra das MEGA GOLEADAS que o Benfica infligiu ao Setúbal nas épocas seguintes a esse negócio de jogadores. Assim só de memória lembro-me de um 8-1 no estádio da luz

    ResponderEliminar
  10. Curioso, nesse ano o Benfica não venceu em Setúbal.
    Cuidado mas é com o Douglas ou com quem ele está a encobrir quando tão facilmente se declarou culpado por se dopar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso o Benfica ganhou os dois jogos por 1-0.

      Eliminar
    2. Tens fraca memória. Ou então, mentes com quantos dentes tens na boca, na esteira dos famosos Cartilheiros: Pedro Berra e daquele "burrinho" que concorreu à Camara de Loures, e que agora debita "mentirolas" no cano de esgoto do CMTV ou de um asno vermelhusco que pensa ser economista e fazer comentários mentirosos, nesse âmbito. O que vale, é que confio nas magistradas... ainda bem, que os magistrados sem encontram offline.
      .

      Eliminar
    3. 2005, Taça de Portugal, 1-2 para o Setúbal.

      Eliminar
    4. eishhhhhh a tua burrice é tão triste..

      Eliminar
    5. Esse jogo da taça foi na época anterior.

      Eliminar
    6. Martins, vai dar banho ao cão. Tu lá sabes como ficou o SetúbalXSporting de 2005 se não fores ao Google?
      E escreve em português, por favor "ainda bem, que os magistrados sem encontram offline."

      Eliminar
  11. Ha outros casos do mesmo genero:
    Contratacao do Jardel ao Olhanense
    Contratacao do Mika ao U. Leiria

    Com a agravante nestes casos de ter sido em vesperas de confrontos entre essas equipas.

    Sao coincidencias...

    ResponderEliminar
  12. Quando é que sai uma denúncia anónima em relação ao José Manuel Meirim por ter convites para os jogos do seu clube do coração? Quando é que sai uma denúncia anónima em relação aos membros do SEF que aceleram as naturalizações do atletas do Benfica? Quando é que sai uma denúncia anónima em relação ao trabalho obscuro do Luís Horta no Benfica e ao facto de o Jonas ter andado a jogar dopado? Quando é que sai uma denúncia anónima em relação ao Augusto Baganha e sus muchachos do IPDJ que fecham os olhos aos constantes ataques perpetrados pelos grupos de adeptos do Benfica por esse país fora? Quando é que sai uma denúncia anónima em relação às ajudas que os Juízes Salpico, Antunes e Rangel deram ao Benfica? Quando é que sai uma denúncia anónima em relação ao Santana Lopes e Carmona Rodrigues, pelas ajudas ilegais que deram ao Benfica enquanto presidentes da Câmara de Lisboa? Quando é que sai uma denúncia anónima em relação à Manuela Ferreira Leite, por aceitar como garantia acções do Benfica que valiam zero? Quando?

    ResponderEliminar