terça-feira, 26 de junho de 2018

Assustador

Uma Comissão de Gestão tem como funções fazer a gestão corrente do clube até à próxima direção eleita tomar posse. Para mim, isto significa que o seu âmbito de atuação se deve limitar ao que não pode deixar de ser feito nos dois meses que estarão em funções. Como se sabe, existem alguns problemas que devem ser resolvidos com urgência, mas a questão do treinador não é um deles - ou melhor, não era um deles, porque, segundo o que hoje relata a imprensa, Sousa Cintra prepara-se dispensar Mihajlovic a escassos dias do arranque da época.

Diga-se o que se disser, Mihajlovic foi uma contratação legítima da anterior direção. Pode haver quem não goste do currículo, pode haver quem não goste dos princípios de jogo, pode haver quem ache que o salário é demasiado elevado para aquilo o Sporting deve pagar, pode haver quem ache que o contrato é demasiado longo... mas isso são questões que se limitam à esfera da opinião. A direção anterior tinha que contratar um treinador e tomou uma decisão em tempo útil para o início da época.

Estar agora a dispensá-lo, com tantas outras questões por resolver, é um risco que me parece completamente desnecessário e levanta outras questões. 

Qual será o treinador que o substituirá? 

Quando será contratado, considerando que estamos a escassos dias do início dos trabalhos? 

Aceitará o futuro treinador um contrato de apenas um ano de forma que a futura direção eleita possa escolher o seu treinador no início da próxima época?

E, considerando que Sousa Cintra está afastado há décadas do mundo de futebol, deixo a pergunta mais importante e assustadora de todas: quem são as pessoas que o estão a aconselhar?