terça-feira, 25 de setembro de 2018

Cair na realidade

Depois de seis jogos oficiais em que ganhámos cinco vezes e empatámos apenas uma, perder em Braga servirá certamente para o mundo sportinguista voltar a cair na realidade. Não com estrondo - porque perder em Braga há muito que deixou de ser um resultado escandaloso, porque tivemos ocasiões suficientes para conseguir outro resultado, e porque estamos a três pontos da liderança após termos feito duas das deslocações mais complicadas que esta liga tem para oferecer -, mas suficientemente relevante para nos relembrarmos que quando não se sabe jogar bem, quando não se sabe jogar coletivamente, de forma consistente, está-se mais perto de não ganhar. 



Raphinha mais dez - está a assumir o papel de destaque que no princípio da época passada coube a Bruno Fernandes. Foi de longe o jogador mais difícil de controlar e esteve perto do golo um par de vezes com remates de fora da área.

Onze mais consolidado - não que tenha servido de grande coisa hoje, mas é bom ver que Peseiro já percebeu definitivamente (espero eu) que Acuña tem de jogar a lateral. Mais um ajuste no bom sentido, depois de Raphinha ter ficado no banco nas duas primeiras jornadas e das experiências falhadas de Petrovic, Misic e Acuña ao lado de Battaglia.



Carências coletivas - à semelhança dos jogos anteriores, voltámos a não conseguir ver uma equipa capaz de ser superior à soma das suas individualidades. Isto deve-se às ideias (ou falta delas) do treinador, que não modela o nosso processo de construção em função dos pontos fortes dos nossos melhores jogadores: ter Nani, Bruno Fernandes, Raphinha e Montero em campo e encostar invariavelmente a bola à faixa lateral é uma aberração, limitando a capacidade de desequilíbrio e criando uma clareira no centro do terreno que depois acaba por ser um problema duplo quando o adversário recupera a bola e tem uma imensidão de espaço para jogar; pior fica quando a alternativa para fazer a bola chegar aos jogadores mais adiantados é o chutão para a frente dos centrais; e é constrangedor ver, em diversas ocasiões, jogadores a cruzarem para a área em situações de 2x5 ou 2x6, em que nenhum dos nossos dois é especialista no jogo aéreo. Mantendo esta "estratégia", certamente que o Sporting continuará a ganhar muitos jogos. Mas será por ter melhores jogadores, não por ter melhor equipa.

Carências individuais - creio que fica tudo dito quando precisamos de ir ao banco buscar um ponta-de-lança e só temos Castaignos. Compare-se agora com as alternativas que os rivais têm para a posição mais importante de uma equipa de futebol. Pois...

Falta de eficácia - duas oportunidades de Raphinha, o remate de Jovane bloqueaado por Tiago Sá, o cabeceamento de Nani defendido para canto, outro de Coates ao lado, dois remates a rasar o poste de Bruno Fernandes. Não foi por falta de oportunidades que não marcámos, mas também não se pode ignorar que: a) nenhuma das oportunidades foi finalizada por um ponta-de-lança; b) mesmo que fosse, não havia nenhum ponta-de-lança que seja um matador, pelo que o mais provável era que a bola não entrasse na mesma.


MVP - Raphinha

Nota artística - 2

Arbitragem - Artur Soares Dias adotou ontem o estilo inglês e decidiu deixar jogar. Ficaram alguns amarelos por mostrar, mas o essencial é que não teve influência no resultado.



Primeira derrota na época, primeira oportunidade para ver como reagirá o treinador e a equipa à adversidade. É obrigatório haver uma reação categórica no sábado contra o Marítimo, e não falo apenas ao nível do resultado. É preciso mostrar muito mais futebol.

22 comentários:

  1. Algum dia iria acontecer e nao terá certamente surpreendido a maioria dos sportinguistas.
    Treinador fraco, exibições fraco, colectivo inexistente e alguns jogadores e milhas do que sabem e podem oferecer (B. Fernandes, Battaglia, Ristovski à cabeça).
    Se o Varandas tinha alguém em mente para treinar o Sporting, ainda vai muito a tempo de o trazer...

    ResponderEliminar
  2. Cair na realidade?! Não diria melhor.. mas ainda faltam mais uns tristes episódios como o de ontem para o mestre "cair na realidade".

    Por curiosidade.. o "presidente" já veio pedir desculpa aos adeptos que a uma segunda feira se deslocaram a braga?

    ResponderEliminar
  3. "O que é preciso é ter saúde e ser feliz".

    ResponderEliminar
  4. Com este scp até o Braguilha é grande.
    Acabei de enviar um mail ao SCP a cessar a minha continuidade como sócio!
    Prefiro apoiar o meu clube da terra,tem pessoas mais sérias e ambiciosas.Ontem foi a gota de água!
    Por mim basta!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ganda" brunette, é assim mesmo!
      Afinal não és tão sportinguista como o que aqui defendias.

      Eliminar
    2. TSaC já acordaste?Espero que sim,não te quero acordar porque sei que andas com umas noites malucas sempre em festa a festejar o 5º lugar e a mediocridade.

      Quando o SCP voltar a ter Presidente eu pago as cotas em atraso e dou o meu contributo a essa pessoa porque sei que o dinheiro é bem gasto e os interesses do SCP defendidos.Até lá os bananinhas que suportem esta desgraça.Não me refiro a ti TSaC,tu és tão "especial" que não te consigo apelidar de bananinha.Olha força ai amigo e sim sim,concordo com tudo o que disseste!força SCP TSac!
      (lol)
      SL

      Eliminar
    3. O Drama, o Horror... Pelas barbas do Visconde, o que vai ser do Sporting sem o vosso inestimável contributo?!

      Esse "mail a cessar a minha continuidade como sócio" soa tanto a desespero por atenção, muito à imagem da "carta de suspensão vitalícia de sócio segue 2a feira" do destituído. Não combine soporíferos com vinho do Porto, parece que faz mal...

      Eliminar
    4. Tu é que estás a fazer disso um caso.Eu apenas vim comentar num espaço feito para tal.E tu vens comentar o que eu comento porquê?Será que sou eu que preciso de atenção?

      Em relação ao "destituído" devias de lavar a boca antes de falar dele.Foi só o melhor Presidente do SCP nas ultimas décadas e a obra fala por si.
      E tu apenas tens a apontar o facebook.Ou ainda estás á espera que BDC vá preso por o que se passou em alcochete?Volta para a revista Maria e para as telenovelas da CMTV que é mais do que óbvio que nasceste para ser manipulado.
      Esse ódio a BDC só vejo em lampiões e portistas.Ou melhor via,depois do tratado da C.Social a lavar mentes os sportinguistas foram na cantiga do bandido e agora estamos entregues aos bananinhas.
      SL

      Eliminar
    5. Eu não faço caso, muito pelo contrário e comento aquilo que eu bem quiser. Volto a dizer: acho que fazes falta como a fome e desejo-te boa viagem, a ti e a todos os birrinhas como tu. Sigam o vosso caminho, o Sporting seguirá com toda a certeza o seu, seja ele aquele que a maioria dos seus sócios quiser.

      Eliminar
    6. Nota se que não fazes caso lol
      Um gajo vem,farto da mediocridade e falta da atitude, desabafar e ainda tem que levar com bananinhas como tu.
      SL

      Eliminar
    7. Ainda aqui estás, ex-sócio?

      Eliminar
  5. O Peseiro é fraquíssimo. Levou um banho táctico do Abel, como já o ano passado Jesus tinha levado.

    Mas estar a perder e fazer duas substituições sem alterar nada a nível táctivo é só aberrante. Era assim tão difícil tirar o Gudelj (jogo fraquinho), e pôr o Jovane (ficava o Bruno Fernandes a 8, e Nani a 10)??? O sistema do Peseiro é meter a bola nos laterais e estes que se desenrasquem, ou então chutão para a frente... Melhor ainda é o duplo pivot em que nem eles próprios sabem se são 6 ou se são 8 e por isso andam os dois perdidos no meio campo. Enfim, os milagres não podiam durar muito mais com este treinador fraquinho.

    A única esperança é que volte Bas Dost e comece a marcar golos como se não houvesse amanhã. Porque apesar da banalidade do Peseiro, verdade seja dita, o Jesus o ano passado sem Dost não ganhou um jogo e o Peseiro lá foi ganhando uns quantos. Vamos ver, nem tudo está perdido, mas temos de melhorar e muito. Isto com Mathieu também tinha sido outra coisa (afinal foi ele que desbloqueou o empate contra o Qarabag).

    ResponderEliminar
  6. Não se pode estranhar o resultado, principalmente quando uma equipa tem como ponta de lança no banco o Paulinho e outra o Castanhos.
    Agora o MdC podia especificar mais sobre "Artur Soares Dias adotou ontem o estilo inglês e decidiu deixar jogar". O Guledj deu pau como quis e merecia ter sido expulso duas vezes em outras tantas situações. Está encontrado o sucessor do vosso Slimanivelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, o Gudelj ao lado do Ruben Dias, é um menino. Ou não viste outra vez o rambo de carnide às cotoveladas...outra vez?

      Eliminar
    2. Zé, o Rúben é jovem e impetuoso e tem tempo para corrigir.
      Já o Gujedl tem a experiência, traquejo e a ronha toda, é um caceteiro de primeira ordem. E tem uma escola por trás que o incentiva, a do Slimani.
      Contra o Guejdl só com um capacete da NFL.

      Eliminar
  7. Vergonha, pior que a exibição só o resultado.

    Vergonhoso, mas previsível.

    Equipa de mercenários e desertores, lideradas por um banana que jamais chegará aos calcanhares de Rui Derrotas (outro banana, que pelo menos se pode considerar um treinador, apesar de ter necessitado de fruta, toupeiras, vouchers e comprar jogadores adversários, para ganhar alguma coisa). O triste é ver que somos comandados por um bando de Rui Vitórias: do Presidente ao treinador.

    Só lugares comuns desprovidos de significados, as citações que vejo do Peseiro nas capas hoje... Ou são completamente descontextualizadas ou é um alucinado ao nível de um qualquer lampião (guess what? ahah).

    Bora lá bater palminhas, no pasa nada.

    União! Não vamos levantar ondas! Não devemos deixar cair o Peseiro, seria um duro golpe... Para os nossos rivais. Ou então não, já que enquanto andarmos para aqui com gente do nível do Bruno Fernandes e Battaglias em campo jamais seremos respeitados, por quem quer que seja.

    Boa sorte Sporting, não acredito em nada acima do 3o lugar, que se faça o maior número de pontos possível na Europa, e que se tente trazer a Taça.

    É triste mas já seria uma época positiva, atendendo as minhas expectativas.

    ResponderEliminar
  8. Isto agora não se pode criticar os jogadores não é? Senão ainda se lembram de rescindir (outra vez)...
    Quero ver os que cuspiram no Bruno (pelas críticas que fez aos jogadores) agora a terem a lata de criticar os jogadores.

    As contas fazem-se no final. O estado de graça parece que acabou.

    ResponderEliminar
  9. O Peseiro não serve como treinador Mestre. Quanto mais cedo Varandas perceber isso melhor...

    ResponderEliminar
  10. Por razões que são minhas prometi a mim mesmo ser menos interventivo! Eu até posso ser Doutor numa ou noutra coisa qualquer mas tenho a certeza de que em futebol (e em português) sou mais leigo que muitos dos que teimosamente se atrevem a ser mentores de blogs sem falar dos respectivos comentadores!
    Por coincidência o Braga-Sporting foi o jogo que a RTPi transmitiu a ao qual assisti! A derrota do Sporting Clube de Portugal doeu-me e vejo nisso que o meu sportinguismo é uma constante! Porque pouco entendo de futebol jogado tenho uma pequena tendência a atribuir responsabilidades! Essas vão certamente para o treinador Peseiro que ainda não se adaptou ao futebol português! Creio que ele aposta na missa da manhã e acredita no Deus dele! Ainda no meu tempo de Portugal já não era assim!
    A realidade teria que acontecer mais dia menos dia mas, como li já não sei onde, o Sporting não passa dum lutador pelo título sem ser candidato! E é assim que verei o resto do campeonato!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Caro Mestre,

    Continuamos num periodo de paz podre, em que basta um resultado menos conseguido e rasgam cartões... enfim. Estes periodos de crise são também bons para limparpseudo sócios e adeptos. Desses não precisamos.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  12. Claramente Peseiro é um treinador á antiga. E não digo só pelo futebol " aos soluços " mas até nas proprias declarações. Esta lenga lenga do ninguém dava nada por nós que ja o JJ fazia é um insulto aos adeptos, e á malta que vive o clube intensamente. Só o Wendel pagava o 11 do Braga, um dos mais fracos talvez dos últimos anos ( que até o guarda redes era um puto que nem isso se explorou ) portanto esta ignorância dos treinadores, esta coisa de se desculparem por antecipação, não serve para o Sporting. Espero que Varandas perceba isto e prepare já a transição.
    Tal como Peseiro , também Nani é um jogador á antiga, tem grande classe, mas não é um líder e precisamos de lutadores.
    Quanto aos Brunistas que agora invadem o(s) blog(s), por norma sou contra a censura mas alguém que critica jogadores critica BF critica treinadores administradores rivais liga FPF eh pá , não traz nada aos outros a não ser ódio e confusão as mentalidades alheias. A equipa precisa de orientação e de um treinador e capitão moderno, e não de malta que ainda trabalha e fala como se os jogos fossem novelas mexicanas.

    ResponderEliminar