terça-feira, 16 de outubro de 2018

Acordo por Patrício?

Pedro Sousa adiantou ontem que estará muito próximo de se fechar um acordo entre o Sporting e o Wolves pela resolução do caso de Rui Patrício. O comentador não adiantou valores, mas afirmou que o dossier será encerrado algures durante os próximos dias.

Pelos motivos que se conhecem, não será uma decisão pacífica entre os sportinguistas - foi enorme o impacto emocional que as rescisões provocaram -, sendo que o nível de contestação poderá variar dependendo dos números finais. No entanto, o atual estado do clube obriga a que os seus responsáveis tomem decisões racionais que considerem todas as implicações que estão aqui em causa.

As implicações de que falo são, sobretudo, duas. A primeira é a questão financeira. Passaram cinco meses desde que o Sporting falhou o pagamento e renovação do empréstimo obrigacionista, período durante o qual poucas receitas extraordinárias significativas foram registadas: o mercado foi pouco mais do que miserável - as (desapontantes) vendas de William e Piccini mal chegaram (se é que chegaram) para "pagar" as transferências de Raphinha, Bruno Gaspar, Diaby, Gudelj e Viviano - e a Liga Europa vale trocos em comparação com a Liga dos Campeões. Para além disso, tudo indica que o nível salarial do plantel para esta época não teve o ajuste que se impunha, mantendo-se acima daquilo que seria recomendável.

A segunda é a questão legal: na melhor das hipóteses, uma eventual decisão positiva do TAS só acontecerá daqui a um par de anos. No caso de Rui Patrício há a complicação adicional de terem havido negociações avançadas para a sua transferência - valores estimados entre 18 e 20 milhões, com uma parcela considerável a ser entregue a Jorge Mendes - na altura em que a rescisão se efetivou, o que poderá condicionar o estabelecimento de uma eventual indemnização que nos seja atribuída caso o tribunal nos dê razão.

Não compro nem por um momento que a direção liderada por Frederico Varandas tome uma decisão destas por questões de amizade entre o presidente e o jogador. Acredito que a decisão que for tomada pela direção, seja ela qual for, irá sempre considerar os melhores interesses do clube - sendo que determinar os melhores interesses do clube, neste caso, é um processo bastante mais complexo do que o desejo de retribuição total levando até ao fim a guerra das rescisões contra os jogadores e os clubes que os acolheram.

Caso se concretize o acordo - independentemente dos valores - não será uma notícia fácil de aceitar depois de tudo o que se passou, mas parece-me justo que, confirmando-se esse cenário, haja um esforço dos sócios para não tirarem conclusões precipitadas e tentarem perceber os motivos que estarão por trás dessa opção. Inclusivamente, suspeito que esse esforço dos sócios será particularmente importante porque me parece que a direção não nos poderá dar uma explicação realmente completa da situação até que o novo empréstimo obrigacionista e a reestruturação financeira sejam concluídos com sucesso.

62 comentários:

  1. Não era este novo presidente o único que disse poder reverter as rescisões?
    Foi ele que o disse.
    Parece que vamos a caminho de mais um negócio miserável como já o foram os de William e Piccini.

    Três meses teve Varandas para preparar-se para todos estes dossiers...

    ResponderEliminar
  2. Se o SCP receber €15M já ficarei muito feliz. Mas odiarei Patricio para sempre.
    Noutro assunto, Artista, confirmas que o tribunal nos EUA arquivou a queixa do benfas?

    ResponderEliminar
  3. A Justiça não dorme, mesmo a americana! Ouvi esta manhã, no noticiário da SIC, que os lampiões terão que procurar outro Tribunal para lhes dar razão na queixa da coscuvilhice, porque no da Califórnia... "já era".
    Grande abraço, MdC.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem MdC, bateu o seu recorde.
    Dois posts seguidos a falar do seu Sporting sem meter as informações confidenciais, privadas e truncadas do Benfica ao barulho.
    Sei de fonte segura que, a continuar assim, o Benfica desiste da queixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Privadas?!.. Truncadas?!... outro lampião a comer gelados pela testa.

      Eliminar
    2. Não precisa de desistir de uma coisa que foi arquivada. Incha Bicha!

      Eliminar
    3. opah mas o que e que andas aqui a fazer?? vai la pra visao de mercado discutir com o teu rebanho de ovelhas..

      Eliminar
    4. Ahahahahahahahahahah vai comentar no Hugo Gil.

      Eliminar
    5. Pá, vai apanhar com um bate-estacas na anilha, fazia-te bem...
      Sempre variavas do Pai Natal.

      Eliminar
    6. Desiste? Mas era tudo falso.

      Eliminar
  5. Tudo o que seja abaixo de 20/25M é patético. Mais patético ainda será se forem os 18M falados.

    ResponderEliminar
  6. "...a direção não nos poderá dar uma explicação realmente completa da situação até que o novo empréstimo obrigacionista e a reestruturação financeira sejam concluídos com sucesso" - está aí o "olho do furacão", MdC.

    ResponderEliminar
  7. Já estamos a justificar o negócio de merda que se prevê?

    ResponderEliminar
  8. Se o Mendes levar um cêntimo do acordo, a direcção está em maus lençóis. Convém notar que Jorge Mendes não intermediou transferência nenhuma, o Patricio rescindiu contrato e assinou por outro clube a custo zero,portanto,se o Mendes e conseguir levar nem que seja 1 cêntimo de um acordo entre os clubes e numa situação onde a ideia é evitar um litígio,será a maior aberração alguma vês vista. E se porventura nesse valor houver algum valor referente ao Adrien, ainda pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O valor está relacionado com a transferência do Adrien e não com Patrício.
      As pessoas é que tendem em confundir as duas coisas.

      Eliminar
    2. NMC, não são as pessoas é o próprio Mendes. É absurdo querer se aproveitar de um negócio, em que ele foi um dos principais causadores da situação, para exigir um valor que no passado o Sporting não lhe reconheceu o direito.

      Se acha que tem direito a esse valor, e não faço a minima ideia se tem ou não, que recorra aos tribunais para tal.

      Eliminar
    3. Tu é que tendes a confundir as coisas. A divida não existe. Se há duvidas podemos ir para tribunal para decidir isso. O Mendes nada tem a ver com esta transferência, logo nunca poderia levar parte dela para justificar outras dividas inexistentes.

      Eliminar
  9. Seja com Mendes ou o Diabo, o Sporting tem que vender rápido.
    Parabens ao Mestre com a decisão dos Tribunais americanos. Os toupeiras estão habituados ao Rangel.
    Dia 18 sai mais, o metre não se preocupe , o pessoal vai ao mercadç.
    SL

    ResponderEliminar
  10. Espero que as notícias de hoje se confirmem e a tua liberdade vença, porque também é a nossa. Fiquei muito feliz por ti e por todos os outros atacados.

    ResponderEliminar
  11. https://pplware.sapo.pt/informacao/dados-bloggers-divulgados-benfica/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. demoraram 4 meses para arquivar
      parece a nossa justiça que é um foguete

      Eliminar
    2. será que esta notícia vai aparecer nos noticiários nacionais?

      Eliminar
    3. "e sabe-se também que existe um acordo entre a Google e o Benfica, com termos desconhecidos."

      isto é aquilo que falta saber o que é.

      Eliminar
    4. Alguma coisa sobre isto?:

      https://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/contratos-de-bruno-de-carvalho-na-4461935

      Eliminar
  12. Então lamparinas??? Não falam hoje??
    https://observador.pt/2018/10/16/tribunal-da-california-nega-pedido-do-benfica-e-arquiva-queixas-contra-google-e-wordpress/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho uma melhor leitura da noticia. Não creio que sejam boas noticias para os ditos blogeres ...

      Eliminar
    2. TIc,TAC,TIC,TAC, as novidades estão a chegar fresquinhas e boas !

      Eliminar
  13. Pois eu prefiro que entrem alguns milhões agora (acordos que sejam razoáveis claro) do que se ir para tribunal e a coisa poder dar para o torto. Cada vez que se sabem mais pormenores da história, com mais dúvidas fico.

    Toda a gente também estava com a fezada do caso Doyen e foi o que se viu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas o caso Doyen foi completamente diferente. Quando assinas um contrato tens de cumprir, o que não veio a acontecer.
      A defesa do clube deveria ter sido que o contrato era nulo porque a empresa interferiu nas negociacões, e como tal teria de compensar pela perda de parte dos ganhos, e nunca a tese de que todo o contrato era ilegal porque era abusivo.

      Neste caso das resciões NUNCA haveria base legal para rescindir.... e o poder dar para o torto seria os jogadores não terem como pagar as dividas, e nunca o clube perder o caso em Tribunal. Porque mais uma vez afirmo, NUNCA existiu base legal para rescindir.

      Eliminar
    2. Caro TM,

      Ninguém diz que os casos são iguais...porque não são. É obvio. Agora a confiança com que a maioria fala do tema das rescisões é muito parecida à confiança num bom desfecho que se falava no caso Doyen. Só porque era o BC ou o Sporting...e a derrota foi efctiva (tivemos de pagar mais tarde - com juros - e isso permitiu pagar o pavilhão, esse já é outro tema).

      Eliminar
    3. Essa do acordo assinado tens de cumprir, era dizê-lo ao distituido. Existe sim base legal para rescindir.

      Eliminar
  14. Parabéns Mestre! Continuem o teu enorme trabalho!

    ResponderEliminar
  15. Uma pena essa pressão para vender. Esses 5M€ a pagar pelo Diaby (quando tinhamos Dala e Mané) são um péssimo acto de gestão. Aliás esta cg foi altamente danosa para o clube. Vermos quanto vai custar a indeminização ao ex-treinador e equipa médica.

    Z

    ResponderEliminar
  16. Tendo em conta os ultimos desenvolvimentos do caso de Alcochete, parece-me que o melhor mesmo é chegar a acordo com os clubes... o risco de nada receber está a subir a cada dia que passa.

    Até há pouco tempo nada havia a implicar o SCP, dia após dia as responsabilidades têm subido... já chegando ao ponto de se saber que os responsaveis do clube sabia que a JL ia à academia e nada fizeram para proteger os atletas. Mais que isso, as acusações já tocam em BdC... Geraldes e Jesus dizem que foi ele quem trocou o horário do treino.

    Não tá fácil para o SCP sair do buraco causado pelo BdC e parece-me que o SCP levará vários anos a sair dele... ou então só um magnata com muito dinheiro para pegar na SAD levará o clube a ter equipa competitivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Luís Ribeiro.Não leia o Correio da Manhã.Deixe-se de tretas.Assine a petição para desmascarar os verdadeiros responsáveis de Alcochete.A petição para levar à Assembleia da Republica já tem cerca de 4500 assinaturas.A verdade virá toda ao vimo.

      Eliminar
    2. Porque tinhas a festa preparada, no fosso a céu aberto, onde entraste cheio de bazófia como Zé Pereira e saíste como CABEÇUDO !!!

      Eliminar
    3. Errado meu caro, o Geraldes disse que o JJ DISSE que tinha sido o Presidente. Nunca disse que tinha sido o Presidente. E o Presidente disse que tinha sido o JJ.
      Não sei onde ouviste que foi o Presidente porque ninguem provou ainda nada. O que se anda a ver é que o JJ fez a merda toda, e até no dia da porrada andou a conversar com o lider do assalto.... algo banal para quem está inocente, ficar a falar com o rei dos bandidos.

      Eliminar
  17. Seis valores forem esses...18 a 20M com 7M a irem para os bolsos de JM, então Nunca mais quero ver RP em Alvalade...quanto a FV não esta a cumprir com o que disse, nomeadamente sobre este assunto!! Continuo à espera de saber pq é que nao ganhámos o campeonato de 2015/2016...

    ResponderEliminar
  18. Aproveito para expressar a minha solidariedade para consigo e agradecer o serviço que quiseram presta! SL

    ResponderEliminar
  19. Depois de tudo o que já aconteceu, só devíamos aceitar negociar sem a presença do mendes.

    Primeiro, pelo que ele representa, segundo, pelo que ele faz no futebol, terceiro, pelo que ele nos faz, quarto, por ele ter sido o principal causador das rescisões.

    Se o varandas cede àquela porcaria de doar 7M ao mendes, só pararei quando ele estiver no olho da rua.

    ResponderEliminar
  20. Mestre, este post é uma desilusão. Que nível de exigência é este? E nenhuma palavra sobre a participação do Mendes?
    Tenho para mim que se o Mendes está envolvido, qualquer negócio será mau para nós. Em todos os sentidos. Principalmente nos princípios.
    Princípios já abalados ao negociar com quem rescindiu tendo uma clausula de rescisão.
    Assim se percebe a conversa da crise financeira e blá blá blá, areia para os olhos, no final vamos ficar com uns trocados que nem para os Diabys e para os aumentos prometidos aos Dosts e Brunos e Bataglias vão dar.
    Entretanto caminhamos para ficar de novo fora da champions. E isso vai originar nova reestruturação. E cá iremos, de novo, de reestruturação em reestruturação, cantando e rindo.

    ResponderEliminar
  21. patrício só vale 18M€?
    somos todos parvinhos não é?

    ResponderEliminar
  22. MdC, e com estas notícias todas do ataque à academia mais fragilizada ficou a direcção. Custa-me ver o Patrício sair por tuta e meia, mas às vezes é o que se tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tao fragilizado ficou que na altura pagavam 18M e agora aceitaram pagar 20M???? Faz todo o sentido.

      Se esperarmos mais um ano ainda pagam 30M de tão fragilizado que o clube ficou.

      Eliminar
  23. O JMendes para desbloquear seja o que for é porque vai ser pago.Afinal de contas estamos a falar do "parceiro previligiado do slbenfica".E se as palavras não são suficientes,basta ver os negócios feitos pela Gestifute com o SCP e com o slbatota.
    E claro,não esquecer que ele foi o principal instigador das rescisões!

    Mas vamos saber de tudo e os bananinhas vão ficar a dizer que 18 é mais do que 30 ou 40.Tipico de pessoas que não pensam e que vão na conversa dos outros.
    E assim vai o SCP,com sócios destes é dificil ter orgulho no que o clube se tornou.
    Mais um bocadinho e só faltava terem colocado o LFV a Presidente.Bananinhas para isso eles são.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E claro,não esquecer que ele foi o principal instigador das rescisões!" - estás-te a referir ao teu adorado presidente destituído? Esse sim, o principal instigador das rescisões, do ataque a Alcochete, do Cashball e da divisão dos sócios que se advinha ad eternum.
      Esse trauma brunette não te passa, Bakalov?

      Eliminar
    2. O teu lider adorado corrupto,cadastrado quando foi eleito Presidente do slb, devia de estar preso e vens falar de BDC?Haja noção por amor de Deus.
      SL

      Eliminar
  24. Quando um clube vende um jogador, o "presidente" desse clube é que tem de fazer várias diligências e deslocações à sede local do clube comprador?
    Bem, parece-me que a partir de agora vai haver muitas viagens para polemizar, ou só valia no tempo da anterior direcção?
    Quanto ao negócio, quiseram eles (Wolverhampton, Jorge Mendes, Rui Patrício) saber do Sporting quando deram a golpada da "rescisão com justa causa" e do contrato de jogador "livre"?

    ResponderEliminar
  25. Estou na dúvida entre aceitar ou não o argumento de que já haviam negociações e que isso estabelece o valor a receber, mesmo após uma batalha em tribunal. Se formos a ver o mercado ultimamente (Patrício é um dos melhores 5 GR na Europa) mais o facto de ter sido ‘roubado’ e não negociado, não podemos ficar agradecidos com migalhas. Isto é uma vergonha se for o caso.


    Mas lendo o resto (‘actual estado do Sporting’) cada vez mais me convenço que há uma desculpabilização a priori, e isso tem andado a tresandar nos textos que escreves Mestre.

    ResponderEliminar
  26. O MdC que foi um dos que apoiou o Varandim para substituir o melhor presidente que passou pelo Sporting, até agora, devia cantar 100 vezes por dia " O Mundo Sabe", de modo a se penitenciar da "argolada" que cometeu.

    ResponderEliminar
  27. Mais um negócio ruinoso para o Sporting este fivelas é um espetáculo o benfica vende miudos que numca passaram pela equipe principal por valores bem maiores

    ResponderEliminar
  28. Estava a aguardar por uma cronica mas sobre um outro Acordo: o da Google com o SLBenfica..

    ResponderEliminar
  29. «Quanto às rescisões, vou levar os processos até ao fim defendendo, sempre, os superiores interesses do Sporting»

    Quem terá dito isto em campanha eleitoral com o claro objetivo de ganhar votos, algum aldrabão?

    ResponderEliminar
  30. Tantos comentários !!!
    Fico contente pela propaganda que o Benfica deu a este site.
    Obrigado Benfica. Na sua desorientação, ajudam a espalhar a reflexão sobre a verdade no futebol português.
    Mantenha-se firme e Zen. Acredite Sr Artista do dia. Tudo se vai resolver por si mesmo.
    Continue o seu excelente trabalho e reflexoes nas quais me revejo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  31. Que espera para criar o seu blog no wordpress?


    A google é fascista - pode na mesma ter os ads google.

    ResponderEliminar
  32. Quando o presidente do Sporting é defendido pelo Pedro Guerra algo está mal.

    Em relação ao Patrício, não conheço o suficiente para opinar, mas uma coisa é certa: desprezo-o pelo que ele fez.

    Este "novo Sporting" também me faz sentir cada vez menos em sintonia com o clube. Bando de marionetas à espera da venda da SAD...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se PG defende o presidente do Sporting, não é que "algo está mal", é antes que "tudo está mal"
      Se JM se transformar no empresário preferencial do Sporting, penso que os meus mais de 30 anos de sócio, se tornam irrelevantes.
      Se o pavilhão passar do clube para a SAD, será o motivo final para acabar com a minha qualidade de sócio, do Sporting Clube de Portugal.
      Se o Sporting Clube de Portugal perder a maioria da SAD, já não serei sócio do Sporting Clube de Portugal.
      Os ditos "notáveis" não me dão qualquer segurança e há "notáveis" que me deixam completamente doente.

      Eliminar
  33. Excelente decisão do acordo com o patricio. Tivesse o cintra feito o mesmo com o gelson.

    ResponderEliminar
  34. José Peseiro tem agido como um cavalo de troia no SCP.
    O SCP não joga nada desde o principio de época,o treinador não usa jogadores como B.César,Viviano,Wendel,Carlos Mané(pronto este tem 5min!) etc, empresta jogadores como Matheus Pereira,Francisco Geraldes,Dala,Palhinha,etc..não quer o fábio coentrão porque tem o Jefferson e o Lumor..e depois diz que o SCP não tem um plantel tão bom como o fcp e slb!!!
    E ainda estou para ver se o Jovane Cabral não vai parar as mãos do JMendes..

    O Sousa Cintra,como queria correr com o treinador escolhido por BDC,preferiu colocar se nas mãos do homem que originou as rescisões.Tudo começou com o Patricio e o Podence lembram se?
    demonstrou ser um anjinho e colocou um treinador aconselhado do JMendes,agora o Varandas só pode correr com o treinador depois de resolver os casos patricio e gelson(por mim resolviam se todos na FIFA) senão o Mendes fecha a porta.Portanto o SCP neste momento está como o Mendes quer.
    E é assim ,de uma CG de merda passámos para um Presidente sem pulso que se deixa manietar por agentes externos e que não sabe defender os verdadeiros interesses do SCP.
    SL

    ResponderEliminar