segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O caso Nani

É complicado saber o que pensar da situação disciplinar que envolveu Nani. Olhando para o que aconteceu em Braga, pareceu-me na altura ser algo a que não se deveria dar grande importância: desabafos gerados pela frustração do momento, que não foram nem efusivos nem claramente dirigidos a alguém em particular. Os jornais pegaram no assunto pela rama e dois dias depois o tema parecia morto... até ao momento em que José Peseiro o comentou na conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Marítimo. No sábado ficámos a saber que o capitão não foi convocado, sendo, ao que tudo indica, uma decisão de cariz disciplinar.

Não gostei de ver Peseiro na sexta-feira a reavivar o assunto, critiquei-o no Twitter por isso, mas precipitei-me. A verdade é que se a decisão de afastar Nani do jogo já tinha sido tomada, então o treinador não poderia deixar de comentar o caso.

Foto publicada pela conta de Twitter de Nani (LINK)
O que neste momento pode ser alvo de debate é se a atitude de Nani justificava uma sanção tão pesada. Mas mesmo nisso há que dar o benefício da dúvida a quem tomou a decisão: primeiro, porque não conhecemos o regulamento disciplinar a aplicar no plantel; depois, porque não sabemos o que se terá passado longe das câmaras; e finalmente, porque parece ser coerente com o que aconteceu com Matheus Pereira - que foi afastado de duas convocatórias após as suas queixas nas redes sociais.

Aos olhos de quem assiste a isto de fora, Nani parece ter aceitado bem a punição: esteve presente no PJR a assistir ao jogo da Liga dos Campeões em andebol e, posteriormente, no estádio e, ao longo deste período, manteve a (excelente) presença nas redes sociais.

Mais do que tentar encontrar vilões e vítimas em tudo isto - não temos dados suficientes para fazer esse tipo de julgamento público -, há uma conclusão que se pode retirar de tudo isto: não se olhou ao estatuto do jogador no momento de aplicar uma sanção disciplinar. E isso é um sinal importante que não deve ser ignorado, visto que era algo que preocupava muita gente após tudo o que tem acontecido ao longo dos últimos meses.