No programa Pós-jogo de 2ª feira, Rui Calafate falou um pouco daquilo que pensa da estratégia comunicacional que o Sporting tem seguido nas últimas semanas. Aqui fica o vídeo:
A questão da estratégia seguida pela nova direção em relação à comunicação é muito interessante e tem sido alvo de alguma discussão.
Há muita gente que não compreende e critica o silêncio do Sporting sobre os mais diversos assuntos que têm sido notícia nas últimas semanas. Percebo que parte dos adeptos estranhem este novo paradigma, considerando que vimos de vários anos a reagir a todo e qualquer assunto - mesmo quando não mereciam qualquer reação oficial do clube face à sua insignificância -, mas parece-me que é mais uma questão de adaptação do que um problema real de comunicação. É verdade que a atual comunicação do Sporting pode ser caracterizada de minimalista, mas parece-me que é uma estratégia que, na atual situação, tem toda a lógica.

Parece-me, por isso, uma estratégia acertada face à conjuntura atual e também face ao passado recente, em que o Sporting padeceu de uma overdose mediática que não lhe trouxe qualquer benefício. Não só porque existem outras formas indiretas de o clube informar os sócios - através do seu jornal, do seu canal de televisão, ou da comunicação social -, mas também porque a gestão do silêncio, se for bem feita, ajudará a potenciar o efeito do uso da palavra: certamente que todos prestarão muito mais atenção ao que os representantes do Sporting terão para dizer quando entenderem que for a altura certa para falar.