sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Hall of Fame Leonino

Está a decorrer durante o mês de agosto uma votação denominada "113 anos de história, 13 nomes", na qual cada sócio do Sporting poderá escolher, de entre um conjunto de 40 dos maiores atletas da história do clube, os 9 mais merecedores de uma distinção que ficará para a posteridade em espaços específicos do Pavilhão João Rocha. Os 40 atletas estão divididos da seguinte forma:

  • 20 de modalidades coletivas, dos quais cada sócio poderá escolher 5;
  • 20 de modalidades individuais, dos quais cada sócio poderá escolher 4.


No entanto, cada sócio poderá escolher outros atletas não incluídos nesta shortlist, bastando indicar o nome numa caixa existente para o efeito na página da eleição.

Os 9 atletas mais votados juntar-se-ão a outras quatro figuras nomeadas pelo próprio Sporting: António Stromp, Mário Moniz Pereira, Reis Pinto e Salazar Carreira.

Para votar, primeiro é preciso entrar na área de sócio da página de internet do Sporting e depois carregar neste LINK.

Mais informações sobre a iniciativa "113 anos de História, 13 nomes" aqui: LINK.

Creio que esta votação é um acontecimento único, mas parece-me que tem todo o potencial para se tornar num evento regular - à boa maneira das votações para o Hall of Fame dos desportos americanos. Quanto mais não seja, porque é redutor termos que escolher apenas 13 nomes de um historial de glórias tão vasto.

Por curiosidade, foram estes os atletas que escolhi: António Livramento, António Ramalhete, Bessone Basto, João Benedito e Manuel Brito; Armando Marques, Carlos Lopes, Francis Obikwelu e Joaquim Agostinho.