segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Negro

O resultado é uma vergonha. Uma segunda parte inimaginável com a equipa a estilhaçar-se emocionalmente a partir do 2-0, altura em que deixou de haver cabeça e organização para estancar o vendaval que o Benfica gerou. Mas mesmo até esse momento decisivo, em que houve mais equilíbrio e as oportunidades de golo se repartiram, o Sporting revelou demasiados problemas que lançam um panorama muito negro para o que poderemos esperar desta época.

Falta de ideias com bola. O perigo que o Sporting criou foi, sobretudo, em jogo direto ou em remates de meia distância. Em situações em que o Benfica estava organizado na defesa, o Sporting demonstrou uma constrangedora incapacidade para entrar na área adversária - o que faz antecipar problemas na maioria dos jogos do campeonato - em que os adversários estarão estacionados no último terço à espera do erro dos nossos jogadores.

Defeso desperdiçado. Foram utilizados 13 jogadores que já estavam no plantel da época passada. Tudo bem que Rosier e Camacho estão lesionados, mas é incompreensível que, conhecendo os problemas que existiam na época passada, o treinador não tenha conseguido integrar nem um jogador para além do experiente Neto para trazer algo de novo à equipa no início da época oficial. Keizer limitou-se a dar ritmo a jogadores que já se conheciam com a Supertaça em mente em vez de preparar a integração dos reforços. Ah, e provavelmente este terá sido o último jogo de Bruno Fernandes. E agora?

Finalização. Não só não conseguimos criar oportunidades em número aceitável para finalizar na área, como também fomos incompetentes naquelas que tivemos. Bas Dost, à volta de quem deveria estar a ser construído o sistema, é um elemento a menos. Para além de Dost, Raphinha foi o único a aparecer com alguma frequência na área adversária. Como é suposto marcarmos golos desta forma?

Desnorte. Não foi uma equipa nova - em experiência ou idade - que se destroçou em campo. Como se explica um descalabro destes?

Thierry. Foi o único ponto positivo da noite. Não podia fazer muito mais no primeiro golo - Pizzi aparece solto em zona proibida e faz um passe açucarado que dificilmente podia ser contrariado pelo jovem lateral. Mas também no positivo podemos ver um problema: por que razão Keizer andou a utilizar Ilori ad nauseum na pré-época?

P.S.: também é vergonhosa a atitude da realização da RTP à procura de grandes planos de crianças a chorar nas bancadas. Que direito têm de as exporem desta forma?

10 comentários:

  1. O que interessa é que se jogou com elegância e ninguém se aleijou.

    ResponderEliminar
  2. O Sporting está num caminho sem retorno.

    A única coisa a fazer é ter um grande treinador e fazer crescer as promessas da equipa.

    Não vejo nada que me faça pensar que estamos nesse caminho.

    ResponderEliminar
  3. O cenário é negro? Vais-me dizer que não era previsível? Ou nunca vimos o Benfica do Lage a humilhar o Sporting de Keizer, queres ver?

    Esta é a Direcção em quem tu votaste, e o Treinador que tu defendeste a continuidade, portanto agora vamos sentar-nos e desfrutar, porque a festa ainda agora está a começar.

    ResponderEliminar
  4. Falta ser acutilante no ataque e meter o pé no meio campo e defesa,de resto nada de preocupante.O Benfica só aproveitou o que lhe ofereceram,não jogam um caracol inclusive até se atropelavam uns aos outros.Não sei onde esteve o vendaval de que falas ....Há jogadores que tem que meter o pezinho e levar o cartão amarelo,não estou a incentivar o jogo violento,mas sim a ratice que também faz parte do jogo.

    ResponderEliminar
  5. Não votaste no varandas? Aguenta e não chora!

    ResponderEliminar
  6. Perguntas de um sócio desesperado e desiludido (o que implica que terá havido um momento de ilusão, ainda que breve):

    1- Porque contratámos um lateral direito lesionado (e/ou a recuperar de uma lesão grave)?
    2- Porque dispensámos 2 laterais esquerdos e não contratámos pelo menos um para os substituir?
    3 - Porque continuamos sem um trinco que se preze e que não desequilibre a equipa em todas as transições?
    4 - Porque é que ainda não precavemos a saída do Bruno Fernandes com uma contratação de qualidade?
    5 - Porque é que se diz que o substituto do capitão é um argentino que nunca se ouviu falar, que terá de se habituar ao futebol europeu e à liga portuguesa antes de poder sequer contribuir presencialmente em campo?
    6 - Por que raio o Bas Dost é transferível?
    7 - Por que raio não se cria uma táctica que crie ocasiões ao Dost?
    8 - O que se passa com o Matheus Pereira, ninguém consegue disciplinar um miúdo de 20 e poucos anos?
    9 - Porque é que tivemos tão poucos jogos na pré-época?
    10 - O que é que o Bruno Gaspar ainda faz no plantel?
    11 - Matheus Pereira, Dala, Geraldes, Pedro Mendes, não teriam lugar neste plantel tão fraco?
    12 - O que vem Luciano Vietto fazer para o Sporting?
    13 - Conhecido pelo número do azar, aproveito-o para que a última pergunta seja sobre a "maldição" do 7. Eu não sou supersticioso, mesmo nada, mas se há superstição que já meu deu provas suficientes de ser algo factual é o "eclipse" que, mais tarde ou mais cedo, se abate sobre os portadores da camisola 7 do SCP. Acabem com o #7 de uma vez por todas. Se não por mim, pelos jogadores eclipsados.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Mestre, já te arrependeste de ter votado nesta direção, ou ainda não?

    ResponderEliminar
  8. Parabéns bananas, conseguiram recolocar o Sporting à beira do abismo outra vez, pela primeira vez o carnide deu-nos 5, e nós nem "piamos".

    ResponderEliminar
  9. Os Srs. da RTP são uns Fdps, o resto foi mau de mais, com excepção do Thierry e dos apoiantes do SCP, na bancada.
    Treinador asno e Presidente "tretas" e golpista e uma equipa "sem rei nem roque".
    TERRÍVEL!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite. Gostaria de lhe endereçar um convite para uma iniciativa que estou a promover no meu blogue, mas não tenho forma de o contactar. Se lhe for possível, peço-lhe o favor de entrar em contacto comigo na caixa de comentários de um dos meus Posts (é moderado, pelo que poderá deixar o seu email que eu obviamente não publicarei), de forma a que lhe possa enviar um email com o objecto dessa iniciativa para a qual pediria a sua colaboração.

    Melhores cumprimentos

    Pedro Azevedo

    ResponderEliminar