domingo, 5 de outubro de 2014

Final feliz para a Crónica do Golo Adiado

                                                                                                                                       
Vitória justíssima com um resultado expressivo que esconde as dificuldades que o Sporting passou no jogo. Mesmo não tendo jogado com a mesma qualidade dos últimos jogos, o Sporting foi superior desde o princípio da partida e fez o suficiente para marcar o primeiro golo mais cedo. Faltou sobretudo capacidade ao nível do último passe para que a exibição fosse mais convincente e para que as oportunidades de golo surgissem em muito maior quantidade - os cruzamentos, então, foram uma desgraça. 

Curiosamente, foi precisamente através de um cruzamento de Jefferson - que até então estava a ter um jogo pouco conseguido - que Slimani conseguiu finalmente furar a muralha que o adversário tinha montado nas proximidades da sua área. A partir daí a estratégia do Penafiel desmoronou-se e o Sporting foi absolutamente implacável, passeando autenticamente em campo e marcando 4 golos em 16 minutos. 



Positivo

As substituições de Marco Silva - perante a entrada frouxa do Sporting na 2ª parte, o treinador não hesitou em lançar Adrien e Montero aos 57', mexendo completamente com o jogo. Adrien, na organização do Sporting, e Montero, na desorganização do Penafiel, acabaram por ter um papel fundamental nas manobras ofensivas da equipa. Foi nesse momento que se começou a desenhar a vitória.

O bis de Slimani - golos absolutamente decisivos que dão um pontapé na ineficácia que vinha demonstrando - primeiro ganhando um duelo de cabeça após um cruzamento de Jefferson, e depois controlando bem a bola e rematando furiosamente na sequência de um fantástico passe de Cédric. Já vai com 4 golos no campeonato.

O regresso aos golos de Montero - provavelmente o momento mais festejado em toda a partida pelos sportinguistas. Que seja o primeiro de muitos para esta época! Não o festejou de imediato, porque já aprendeu a esperar primeiro pela decisão do árbitro assistente. Gato escaldado...

Segurança segundo Paulo Oliveira - não é que o jogo tenha sido particularmente exigente, mas sempre que teve que intervir fê-lo com qualidade e confiança. Para mim deve continuar como titular.

Plano B <-> Plano A - Marco Silva não se alargou muito na conferência de imprensa sobre este assunto, mas certamente que terá tirado conclusões animadoras sobre a possibilidade de dar a titularidade a Slimani e Montero em simultâneo contra adversários que previsivelmente irão jogar mais fechados. Neste momento, olhando para a forma dos jogadores, um 4-4-2 com Adrien e João Mário no meio, e Nani e Carrillo nas alas, parece ser uma solução bem mais ameaçadora contra quem opte por estacionar o autocarro em frente à baliza.

Sete (7) portugueses titulares num total de oito (8) utilizados, sete (7) dos quais da formação - penso que não necessita de mais explicações.


Negativo

Continuam as quebras de concentração - contra um adversário com grandes limitações ofensivas, as poucas jogadas de perigo para a nossa baliza tiveram origem em duas ofertas nossas: primeiro através de um passe errado de Jefferson, e depois por (mais) uma hesitação / decisão incompreensível de Sarr na abordagem a uma bola alta, que só não deu golo por acaso.

Mais uma falta de presença do William do ano passado - não é que tenha jogado muito mal, mas falta ao William deste ano muita da pujança física e acerto nos passes que demonstrou ao mundo em 2013/14. Neste momento, contra adversários mais fracos, não sei sinceramente se deve ser titular. O ponto positivo que se pode tirar daqui é que, se neste momento estamos a praticar bom futebol, imaginem o que será quando Sir William voltar a ser o monstro a que nos habituou.

A aposta em André Martins - percebeu-se a ideia de Marco Silva em poupar Adrien, mas infelizmente a equipa ressentiu-se da sua ausência. Tirando alguns bons passes a lançar companheiros, André Martins não aproveitou a oportunidade que lhe foi dada.

Decisões arbitrais que não se compreendem - aos 79' Montero é travado em falta (o adversário agarra-o e pisa-o a ponto de descalçar uma das botas do colombiano), mas continua a disputar o lance com um pé descalço. O árbitro interrompe o jogo, mostra o amarelo a Montero e marca livre indireto contra o Sporting. Percebo o amarelo, mas se Montero não podia disputar a bola porque raio é que o árbitro deu a lei da vantagem em primeiro lugar?



Num resultado que acaba por ser excessivo face ao que se verificou ao longo dos 90 minutos, é de registar o primeiro bis de Slimani pelo Sporting e o regresso de Montero aos golos, após um jejum injustamente longo. Os 3 pontos são importantíssimos para o futuro imediato da equipa (e a tranquilidade com que se poderá trabalhar durante a paragem de 3 semanas do campeonato), mas o boost motivacional que os golos de hoje certamente darão aos nossos pontas-de-lança poderá trazer-nos benefícios ainda mais amplos nos difíceis desafios que nos aguardam.




37 comentários :

  1. 100% de acordo com quase tudo. Sobretudo a seguranca que dá a forma como MS mexe na equipa quando as coisas nao correspondem. Tivesse-o feito mais cedo no jogo contra o fcp e talvez tivessemos saído com os 3 pontos. E na esperanca do que poderá valer o Sporting com William (e mesmo Adrien) ao seu melhor nível.

    Esse lance do 4o. golo é sublime... tanto da parte do Montero como do Nani.

    ResponderEliminar
  2. Mestre, neste momento, o André Martins, é uma carta fora do baralho. Gostei muito do Paulo Oliveira, não inventa. Também gostei muito do Adrien a 6, e neste momento, o William ia para o banco, por fim, o cartão a Montero. Diz o Freitas Lobo «o árbitro deu a lei da vantagem». E eu pergunto: A quem? Uma vez, e face à lei, Montero estava impedido de tocar na bola. Anda esta gente, a ganhar dinheiro à conta do futebol. Mas eu percebo, na Sport TV, tem que se falar a uma só voz (contra o Sporting) para se manter o tacho. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Concordei com a rotação que MS fez ontem no 11 titular. É importante manter os jogadores frescos e motivados, daí a entrada de Jefferson e André Martins. Não me parece que tenham criado dúvidas a MS para roubarem os lugares que perderam mas são jogadores úteis.

    Paulo Oliveira tem de manter a titularidade! Tem tudo para ser um óptimo central. O Sarr continua a dar algumas casas...

    O jogo ganha se com as mexidas do MS...Adrien e Montero entraram muito bem! O Montero tem de facto uns pezinhos com muita classe...

    Nani faz mais um grande jogo!

    ResponderEliminar
  4. Não sei se o árbitro deu a lei da vantagem. Eu acho mesmo que ele não marcou falta porque achou que o jogador do Penafiel não fez (mas fez).

    Quanto ao golo do Nani, é um ótimo gesto técnico em passar a bola por cima do GR, mas a assistência de Montero não está ao alcance de qualquer, especialmente na parte de "ver" onde o Nani precisava que lhe metessem a bola.

    ResponderEliminar
  5. "Não o festejou de imediato, porque já aprendeu a esperar primeiro pela decisão do árbitro assistente. Gato escaldado..."
    LOLOLOLO
    Não o festejou de imediato porque sabia que estava em fora-de-jogo!!!
    http://1.bp.blogspot.com/-hktCFO5NKbo/VDEW21U25TI/AAAAAAAAYKE/qqaSXuVN8r8/s1600/05-10-2014%2B10-59-43.png
    E para quem tiver dúvidas: http://www.record.xl.pt/storage/2014_10/ng6C3EEE5E-A151-4E6D-9B27-292F1635CCE9.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para compensar os 2 anulados no ano passado. Ainda falta 1.
      Ah e 1 desses anulados custou-nos os 3 pontos. Este já foi quando tudo estava decidido.

      Eliminar
    2. enquanto a equipa jogou apenas com 10( jogar com o andre martins no bolso dos médios defensivos adversários é jogar com menos 1), teve os mesmos problemas de sempre, muita posse de bola, mas quase sempre inconsequente.

      depois digamos que apenas existiu um cruzamento de jeito na primeira parte e foi o falhanço escandaloso do nani.

      depois na ultima meia hora ai sim já se jogou melhor e com o primeiro golo as coisas resolveram-se, mas o resultado acaba por ser excessivo.

      de resto manteve-se a media de aparecer um gajo isolado e de um central dar uma balda( alias o sarr até teve relativamente bem, tendo em consideração que tinha por ali o jefferson , a quem o aldair quase de todas as maneiras e feitios sempre que embalava lhe trocava os olhos) e ter um central que não inventa como o paulo oliveira até faz relativizar os problemas do sarr.

      quanto a arbitragem não esteve mal, os amarelos foram todos bem mostrados e ainda faltou no mínimo um amarelo ao andre martins(se fosse alguém de outro clube a ter uma entrada daquelas o que não diríamos) e o montero está adiantado no golo( não vou na conversa das compensações pela época passada, tal como erraram nessa altura agora também foi errado e não temos de ter medo de o admitir)

      Eliminar
    3. @Mike: então defendem a "lei" da compensação de erros?

      Eliminar
    4. "o montero está adiantado no golo( não vou na conversa das compensações pela época passada, tal como erraram nessa altura agora também foi errado e não temos de ter medo de o admitir)"

      @Riga: Saúdo-o pela lucidez no meio de tanta visão retorcida.

      Eliminar
    5. caro anonimo felizmente não sou como os meus congéneres sportinguistas que analisam as coisas única e exclusivamente com palas e óculos verdes, felizmente consigo fazer analises racionais das coisas, mas tenho que ter cuidado com o que escrevo senão ainda um dia sou avisado que tenho um procedimento disciplinar para ser excluído de socio

      Eliminar
    6. Anónimo,

      "defendem" não, porque eu não represento o SCP. Eu sou eu próprio e represento apenas a minha opinião e sim, a minha opinião é que eu quero ser ressarcido dos danos causados, logo quero ainda que validem outro golo do Montero mesmo que ele esteja em fora-de-jogo. Só falta 1.

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Carissimo Riga boy

      Acho muito bem que analise os jogos sem palas e sem óculos verdes, mas por favor, o mínimo que pode fazer é pelo menos usar os neurónios.

      Dizer que o arbitro não esteve mal, quando:
      - Na primeira parte o bandeirinha marcou vários foras de jogo ao Slim, que não vou discutir, apenas em beneficio do arbitro, posso dizer que seriam milímetros. Esse mesmo bandeira na 2ª parte com o resultado em branco, deixou passar um fora de jogo de metros que só não causou maiores estragos por incompetência dos jogadores do penafiel, mas isso, os árbitros ainda não controlam.
      - O lance de penalti sobre o Slim, sim esse mesmo e com o resultado em branco e neste jogos o que custa mais normalmente é marcar o primeiro.
      - O amarelo ao William, que nem toca no adversário.
      - O amarelo ao Montero, se não viu a falta que decorreu durante vários metros, então tem que ir ao oftalmologista, ele mais o bandeira mais o 4º arbitro, foi mesmo nas barbas deles, se viu e deu a lei da vantagem, então deveria abandonar a profissão porque não sabe interpretar as regras.
      Julgo que nem é preciso mais para classificar esta arbitragem, felizmente este ano estamos a ter argumentos para lidar com este tipo de situações, ou seja temos ainda que ser bastante melhores que fundos, apaf, CD,adversários, rivais(internos e externos) ...

      A mesma situação de uso dos neurónios se aplica quando faz as referencias aos procedimentos disciplinares, que por essa piada leva-me a pensar que o amigo é um puto novo que anda a gozar com isto ...

      Passe um bom domingo e não veja tanta bola

      Big Malcolm Allison

      Eliminar
    9. para mim não existe penalty sobre o Slimani, o existir contacto não significa que existe penalty

      para mim os amarelos foram bem mostrados e o do Montero sendo falta ou não teria de ser sempre mostrado porque ele jogou a bola sem uma chuteira

      e o amarelo, ou mesmo vermelho que ficou por mostrar ao andre martins? esse já não conta

      Eliminar
    10. Ena! Tantos lances e nem comentou o cartão perdoado ao André Martins!
      E ainda fala de inúmeros fora de jogo mas nem uma única referência ao fora de jogo no golo do Montero!
      Mas que belo critério! Selecciono aqueles em que me senti prejudicado e aqueles em que fui beneficiado varro para baixo do tapete, belo critério, sim senhor, mas é o único que permite a choradeira, que como disse esta semana o Clister do futebol português, quem não chora não mama...e como gostam de mamar!
      Você de certeza que quer ser levado a sério com esse critério? Claro que não, quer ser apenas mais um chorão, um calimerozito, um coitadinho...

      Eliminar
    11. Cuidado Riga, a política no seu clube é actualmente "se não estás connosco estás contra nós"! Arrisca-se a ser vítima da caça às bruxas actualmente em curso.
      É tudo preto ou branco, é um sistema binário, tal como os computadores que só seguem instruções. Pensar pela própria cabeça parece não ser permitido, porque pode não estar totalmente alinhado com a política em curso.
      Cuidado, caro Riga!

      Eliminar
    12. sim anonimo por acaso sei isso, mas como não sou de carneirismos, acefalias e acriticíssimos......

      Eliminar
    13. anonimo com dores (provavelmente provocadas pelo clister)

      Duas notas:

      1 - Aprenda a ler, apenas rebati a analise sem palas e óculos verdes que concluía " a arbitragem não esteve mal" Percebeu?
      Apenas enumerei os lances que "ficaram esquecidos" pela analise racional e diferente dos congéneres. Percebeu? Mais certo é precisar de um desenho.

      2 - Seja civilizado e social nas intervenções, aqui o assunto era a qualidade da arbitragem, ou melhor a falta dela e não o clister que V. Exªs teima em manter enfiado no ... ou melhor na boca.

      Como (ben)fica tão bem com a carapuça enfiada.

      Big Mal

      Eliminar
  6. " tal como erraram nessa altura agora também foi errado..."

    O lixado é que por norma quando "erram" contra nós tem influência directa no jogo e nos pontos... já a nosso fazer é quando o resultado já está feito.

    Coincidências obviamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim eu sei que existe uma conspiração cósmica do universo para lixar o Sporting e quando é beneficiado é apenas para atirar areia para os olhos

      Eliminar
    2. Riga... olha aqui outra coincidência ou conspiração, como preferires.

      http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=908118

      Como é aquela coisa do cego...?

      Eliminar
    3. não consigo abrir o link, mas deixa-me adivinhar é a convocatória para o jogo de hoje e o Sami esse titular indiscutível do Braga não está convocado

      Eliminar
    4. Para os crentes em ovnis e fenómenos do além, as escutas vieram do cosmos.

      Para o cego ou para quem não sabe ler, o grupo Cofina e Olivedesportos não conspiram descaradamente contra o Sporting em favor dos lamps e dos corruptos, respectivamente. A bola e a sic conspiram de forma mais sorrateira a favor dos lamps, embora a última esteja a ficar mais descarada nos últimos tempos.

      Acreditar que o futebol é/foi sempre limpinho limpinho é nunca ter visto "o melhor árbitro do mundo" considerar um atraso para o guarda-redes um corte de carrinho, por trás, quase a meio do meio campo. Isto para mim é a prova que Proença subiu na carreira à custa de favores. Mas eu devo ser um alucinado de verde e branco.
      http://www.youtube.com/watch?v=Cu5kKX8jGAk

      Na verdade foi o cosmos que influenciou a decisão do Proença, não foram os corruptos.

      Coincidências cósmicas...

      Eliminar
    5. riga boy

      Não interessa se é indiscutível ou discutível, alias nem estou dentro da realidade do braga, para saber disso, mas vindo de onde vem, com o histórico existente, que cheira a mais uma encomenda, cheira e muito ...

      Já agora quando mais acima falas nos teus congéneres, eles afinal são de que clube?

      Big Mal

      Eliminar
    6. um jogador não jogar contra quem lhe paga o salario, até acho bem, existem clubes que colocam essa clausula em todos os contratos de empréstimo e existem outros que não o fazem.

      eu sou Sportinguista, não sportinguista

      Eliminar
    7. Se é assim tão claro e transparente, então qual a razão para tanto obscurantismo, a situação no ano passado com o Guimarães, chega ....


      Não diria,
      Sabes que aconteceu um infeliz acidente num jogo na nossa casa. E também deves saber que fazer graçolas com os "procedimentos disciplinar" é um desrespeito pela situação, que deveria merecer a atenção e colaboração de todos no apuramento da verdade dos factos.


      Big Mal

      Eliminar
  7. Grande Montero! Tal como disse há uns dias atrás tem que ser o próprio a fazer pela vida e não há dúvida que fez e muito.

    Jogo muito competente do Paulo Oliveira, jogando sempre simples. Gostaria muito que fosse compatível com o Maurício.

    ResponderEliminar
  8. No golo do Nani reparem na displicência do jogador nº 21 do Penafiel quando o Montero faz o passe. LOL.

    ResponderEliminar
  9. O apitadeiro era o Rui Bosta, irmão do tristemente célebre Paulo Bosta, o maior anti-sportinguista primário que vi em campos de futebol.Quanto aos fdp que vêm para aqui zurrar que o 3º golo foi em fora de jogo, vejam mas é o roubo constante ao longo de todo o jogo. FDaltas invetadas sempre que recuperávamos a bola, am,arelos a torto e a direiro, at´+e parece que somos um aequipa de caceteiros.

    Drampiões e Benfi(r)ortos: vocês falarem de favorecimentos ao adversário (com o jogo resolvido) é mesma coisa que os pedófilos (obviamente todos adeptos do portifica) se queixarem que lhes vão ao cu. Aguentem e não chorem. Logo no lampiódromo o Hugo Miguel resolve.

    ResponderEliminar
  10. Monterooooooooooooo. King Lion Alegriaaaaaaa.

    ResponderEliminar
  11. Marco Silva fez bem em mexer na composição da equipa inicial.

    André Martins e William tiveram um jogo bastante infeliz. Sarr, em princípio, vai acabar por sair da equipa e vai ser necessária sabedoria na gestão das emoções do jogador. Confio na sabedoria do Marco Silva.

    Está na altura de dar alguns minutos a Tanaka e Slavchev e mais minutos de jogo a Rosell e Mané.
    Penso, por isso, que Marco Silva deve rodar a equipa contra o porco e "poupar" para o jogo contra o schalke.
    Reforço a ideia: ontem, Marco Silva esteve perfeito na gestão da equipa inicial e também no decorrer do desafio. De resto, mesmo quando grande parte do jogo não é de um domínio avassalador, vê-se a qualidade no jogo do Sporting. Muito mérito do Marco Silva.

    Adrien e Montero entraram muito bem no jogo. João Mário é classe pura. Paulo Oliveira dá outra segurança à defesa. Nani é majestoso, e Carrillo, mesmo quando não faz um jogo de encher o olho, é quase certo que acabará por criar uma ou mais situações de golo feito.

    Por fim, fica mais um show das bancadas. A onda verde está imparável e cresce a cada semana.

    SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING

    ResponderEliminar
  12. Aviso, antes que a horda do costume venha dizer que o Enzo devia ter sido expulso aos 20" que o rapaz hoje não jogou.
    Só para avisar situações caricatas mas não improváveis de serem lidas :)


    Saudações,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lampião cabrão,não vales um tostão

      Eliminar
  13. O lampião não te chega seres gozado por essa Europa fora ?.O palhaço todos vos gozam.

    ResponderEliminar
  14. Respostas
    1. Shiu...
      Ele agora virou critico...
      Quando era GL o presidente as direcções eram eleitas e não eram criticáveis... hoje é um admiravel mundo novo...

      Eliminar
  15. Odeio gajos que se fazem passar por aquilo que não são...
    Por isso são sempre corridos de todo lado.
    A verborreia é do costume... e o "fim" também o será.

    ResponderEliminar