segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Facilidades

                                                                                                                                            
Há uma coisa que me tem feito muita confusão: os últimos jogos do Benfica têm sido um festival de avenidas que se abrem para Talisca se aproximar tranquilamente da área - e que por acaso até resultaram no 1º golo quer contra o Estoril quer contra o Arouca. 

Não me interpretem mal, não acho que os adversários o façam de propósito com o intuito de oferecerem a vitória ao Benfica. Pelo contrário, até compreendo a legitimidade dos motivos que os levam a manterem-se afastados do brasileiro, à medida que este vai galgando metros na direção da baliza que deviam preocupar-se em proteger. E compreendo por um motivo muito simples: o passado recente tem demonstrado que os homens do apito não dão abébias a quem defronta os tipos de camisolas berrantes que são papoilas saltitantes. O colinho dado pelos homens do apito não é evidente apenas para os adeptos de outros clubes - os próprios jogadores que defrontam o Benfica já sabem o que lhes espera se entrarem em contacto, por muito leve que seja, com o portador da bola.

São facilidades que, por exemplo, nem Nani nem Carrillo têm tido a sorte de dispôr enquanto os jogos ainda estão com o resultado em aberto. Antes de acelerarem levam um encosto e ao ultrapassarem o 1º obstáculo vem normalmente um 2º tapar-lhe o caminho. Isto sim, é normal. 

O que já não é tão normal é que, em 7 jogos do campeonato, o Sporting tenha visto menos cartões que o adversário direto em apenas 2 ocasiões. Apenas nos jogos com Belenenses e Gil Vicente os nossos jogadores tiveram direito a menos cartões que os adversários.

Nani, também conhecido como o Vinnie Jones do Campo Grande, já leva 4 amarelos em 6 jogos. É um dos jogadores mais indisciplinados do campeonato, mas que ainda fica atrás dos carniceiros William Carvalho e Jefferson. O Sporting, uma equipa de arruaceiros que não sabem dar um pontapé numa bola, tem 3 dos jogadores com mais cartões na liga portuguesa.

Fonte: zerozero.pt

Praticando um futebol que se baseia sobretudo na agressividade, é com naturalidade que o Sporting seja neste momento a 3ª equipa do campeonato que mais cartões viu - apenas ultrapassado por Boavista e Gil Vicente. No extremo oposto da tabela disciplinar, temos o Benfica, na 18ª e última posição (com apenas 16 cartões amarelos - Jefferson, William e Nani, todos juntos, quase que atingem essa marca), e o Porto na 16ª posição.

E já que falamos em facilidades, só faltava mais esta... 


O Covilhã pondera receber o Benfica em Aveiro no jogo da taça que se disputará daqui a duas semanas. Não sei porquê, mas ao ler esta notícia tive uma ligeira sensação de déjà vu. Que façam bom proveito ao Covilhã os 37,5% da receita líquida a que terão direito. Porque de resto já só dá para rir.

P.S.: se por acaso o Benfica se lembrar de oferecer os seus 37,5% da receita e se o jogo se realizar em Aveiro, será um escândalo - porque se tratará literalmente da compra de um jogo em campo neutro.