sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Contextualizando a notícia de que a CMVM irá investigar os investimentos de Álvaro Sobrinho no Sporting

1. A notícia é do Observador.

2. O conteúdo da notícia baseia-se numa carta enviada pela CMVM ao parlamento indicando que estão a ser investigados todos os investimentos de Álvaro Sobrinho em Portugal - dos quais o Sporting é uma gota no oceano.

3. Em momento algum é referido o Sporting em tal carta, pelo que o título do Observador é apenas sensacionalismo puro com o objetivo de caçar visitas ao site.

4. A jornalista que escreveu o texto chama-se Liliana Valente. A sua conta de Twitter é esta que podem ver de seguida:


(obrigado, Belfodil) - para quem não percebeu, Liliana Valente está a falar de Jorge Jesus

5. Esta carta é uma resposta a um requerimento feito por Duarte Marques, deputado da nação e detentor do recorde do Guiness do maior rácio de virgulas por cada palavra escrita, no qual refere "em particular o anunciado reforço da posição do dr. Álvaro Sobrinho na SAD do SCP, cotada e sob escrutínio e avaliação da CMVM”.

6. Para quem não conheça a peça, este é o deputado Duarte Marques:


7. O anunciado reforço da posição de Álvaro Sobrinho na SAD do Sporting em €20M não envolveu qualquer investimento em dinheiro, pois a contrapartida foi a devolução dos passes de jogadores do Sporting que estavam em posse da Holdimo e que tinham sido adquiridas no tempo de direções anteriores do Sporting. O único dinheiro que na altura se falou que Álvaro Sobrinho aplicaria no clube tinha a ver com o pagamento de algumas obras na Academia - que até à data não foram realizadas - e no autocarro da equipa de futebol. O autocarro foi comprado, mas desconheço se foi com recurso a meios próprios do Sporting ou de Álvaro Sobrinho.

8. O investimento que o Sporting tem feito na equipa de futebol e a cautela revelada nos negócios - não perdendo a cabeça por Danilos ou Mitroglous - é o melhor indicador de que não existe nenhum poço de petróleo em Alvalade. Quem afirmar o contrário ou não sabe fazer contas ou é simplesmente desonesto.

9. Resumindo:

52 comentários :

  1. Calma Mestre, afinal isto foi tudo obra de um grande trabalho de investigação por parte dos nossos vizinhos:

    http://i.imgur.com/KCnjh27.png




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh, já tinha visto! :) Os tipos da CMVM também viram o post deles de manhã e devem ter ficado banzados com todas as provas que foram colocadas de forma inequívoca de que os milhares de milhões de euros estão enterrados algures em Alvalade. Provavelmente é por causa disso que o relvado está em tão mau estado... :)

      Eliminar
    2. Ainda os tipos não descobriram este site:

      https://www.lucidchart.com/pages/pt/exemplos/organograma

      Senão havia de ser o bonito, o dar largas à imaginação.
      Apenas acho mal a inclusão do bom petisco, é das minhas conservas preferidas(com umas batatinhas de azeite e vinagre, ui) e com aquele post o mais provável é que 14 milhões de almas em Portugal deixem de comprar e a empresa và à falência :/



      Não tenho twitter, dessas cenas "sociaveis", apenas tenho google+ e dou muito pouco uso aquilo.

      Eliminar
    3. Aposto que foi com atum que o Sporting convenceu o Jesus a mudar. O homem não consegue resistir a uns petiscos.

      Eliminar
    4. eheh

      e agora nota-se que o homem está nas suas 7 quintas

      Eliminar
    5. Cá pra mim isto foi obra do Mr. Burns :D

      Eliminar
  2. Ja ontem o NGB falou sobre isso...e estavam muito felizes! 2° alguns users era a retaliacao pelas palavras de BdC! E que tinhamos muitas razoes para estar preocupados! Que iamos fechar portas! Sinceramente aquele blog e ridiculo e nao tem credibilidade nenhuma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «blog e ridiculo e nao tem credibilidade nenhuma»
      loooool
      tá bem abelha!

      Eliminar
    2. O NGB serve de preview para ver as bombas do Burns e do Guerra.
      Cm no fundo o q importa e continuar a entreter a manada, essas informacoes-bomba sao ensaiadas ali...se o pessoal aplaude mt no dia seguinte ta num CM desta vida... #vida

      Eliminar
    3. MG

      Nao retiro uma virgula ao que disse!
      Credibilidade zero!
      Ainda estou a espera das bombas que vinham para o slb...ha 2 meses..

      Eliminar
    4. MG

      Olha este software

      https://www.lucidchart.com/pages/pt/exemplos/organograma

      Misturado com a palavra "Bomba" no titulo do post = sucesso garantido, palavra de honra. Ouviste aqui primeiro.

      Eliminar
    5. Belfodil

      Tá top :)

      #vendedoresdebanhadecobra #cobra

      Eliminar
    6. Esse blog agora diz que descobriu os ips dos sportinguistas.. no entanto esses sportinguistas continuam a comentar, ja os benfiquistas que expõem as contradições que lá põem nem publicam... esse mg que comentou aqui agora está em marcação cerrada.
      Vocês deviam fazer uma parceria com eles e concorrer a quem fala mais mal do Benfica!

      Eliminar
    7. eh eh

      tás butthurt Nuno, é apenas um blog pah.

      é lidar

      Eliminar
    8. Belfodil... O que fazia lá vou continuar a fazer... expor as mentirinhas e troca tintas de dois dos bloggers. Lidar? até parece que mudei de opinião daquele blog... já não é a 1ª nem 10ª vez que digo isto daquele blog. É?

      Eliminar
    9. Epah ó Nuno, assim ninguém te leva a sério, então tu acusas os outros de trabalharem para agências, esconderem-se atrás de nicks e o camandro e depois ficas todo ofendido e com uma obsessão tremenda de contrariar opiniões de bloggers?! XDDD
      Eu gosto do NGB, nenhum blog me faz rir tanto como aquele, no entanto admito que há lá 2 ou 3 users que sabem escrever e fundamentar, portanto na minha opinião o blog tem qualidade.

      Opiniões de bloggers na web is serious business XD

      Eliminar
    10. Nuno, marcação cerrada? lool Epa, desliga o complicómetro.
      É a 1ª vez que aqui vim, e apenas para sorrir.
      Sem ofensa, mas tenho mais que fazer.

      Boa sorte para quarta-feira.
      saudações.

      Eliminar
    11. Hum... Não percebi.
      Devemos estar a falar de coisas diferentes. Eu só disse que a minha opinião sobre aquele blog não mudou.. O que é que isso tem a haver? Acredito que gostes... Ja não é a 1a vez que digo que aquele blog dá muito jeito aos adeptos dos rivais.
      Agora desejam boa sorte para 4a, depois de chamarem portista agora sou sportinguista... Aquilo é mesmo realidade paralela.

      Eliminar
    12. Então o que vais lá fazer Martins?
      E ser lambecus dá jeito a quem Martins?

      Eliminar
  3. Ainda bem que existe "O Artista do Dia".

    É tão mais claro o futebol quando se vê o outro lado das notícias. Pena que 6, ou 14 ou 6.000 milhões só vejam um dos lados. Ficam embasbacados, de sorriso na boca a ver tudo brilhar para o lado deles. E ainda choram à mínima contrariedade. Os comentários e desejos acicatados de qua algo de mau aconteça ao Sporting chegam a dar pena.

    Que raça!

    ResponderEliminar
  4. Belo trabalho, e como nunca é demais, repito o que é dito acima:

    "Ainda bem que existe O Artista do Dia"!

    ResponderEliminar
  5. Mestre, totalmente de acordo com excepção do ponto 7.

    O aumento de capital teve como contrapartida a devolucao de passes de jogadores. No entanto a aquisição desses passes teve obviamente uma contrapartida financeira. A origem dos fundos envolvidos nessa operação deverão ser devidamente investigados pelas autoridades competentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sério que o dinheiro do Sobrinho cheira mal?

      BCP - 20% é dos angolanos
      BPI - 20% é dos angolanos.
      Novo Banco - vendido a chineses
      Cimpor - vendida a brasileiros envolvidos no Lava Jato, corrupção no brasil
      Galp - 20% é dos angolanos.
      EDP - vendida a chineses.
      REN - vendida a chineses e árabes.
      Nos - 25% é dos angolanos.

      Eliminar
    2. Claro, Unknown, houve dinheiro q entrou no Sporting - mas tratam-se de operações antigas. O requerimento refere-se ao

      Eliminar
    3. Aminhatvpifou,
      Nao é por haver mais dinheiro sujo no futebol (como tanto criticamos no Benfica, Porto, Mendes, Lim, Atlético Madrid, Valencia, cujos processos de colocação e circulação de dinheiro via futebol parecem passar incólumes) e em outros sectores (os que referes e bem) que devemos aceitar que o nosso clube esteja associado a praticantes desse género.

      Mestre,
      concordo que se tratam de operações antigas e que os devidos procedimentos de diligência deveriam ser assegurados nessa altura. Diligência essa sobre a qual os supervisores bancários são os primeiros responsáveis. Afinal de contas tratava-se de um administrador de uma instituição da família de um dos maiores grupos bancários nacionais. A idoneidade destes profissionais estaria a partida "salvaguardada".
      Sabendo agora que tal não é verdade, e havendo um processo de investigação bem mais abrangente do que essa notícia pequenina do Observador tenta insinuar, espero sinceramente que a justiça apure a verdade dos factos e o Sporting posteriormente aja em conformidade com as conclusões da investigação em curso. Até lá é deixar os lampiões a viver no mundo paralelo deles.

      Foi ignorância minha a questão do requerimento ignorante desse tal Duarte Marques. Mais um que em vez de servir os cidadãos que o elegeram, confunde causa pública com qualquer outra coisa.

      Eliminar
    4. Estamos todos de acordo que ninguém deve estar acima da lei, incluindo o Sporting. Agora, a forma como está notícia foi dada é completamente abusiva. O foco não é o Sporting, é um acionista do Sporting. E estou convicto que, por tudo o que indiquei no ponto 8, não existe qualquer relacionamento ilícito entre o clube e o seu acionista.

      Eliminar
  6. Keep calm que amanhã isto já não interessa.

    Nova "bomba" para 3ª/4ª?

    ResponderEliminar
  7. a JSD a fazer perguntas... e a CMVM responde...

    digo o mesmo que ontem, este país é uma anedota!

    ResponderEliminar
  8. O Benfica está a reforçar se bem no campeonato do vale tudo ehehe. Só a das deles e que não e escrutinada..senão era como a digressão da pré época.. O escândalo do século lol. Acho que podemos estar tranquilos isto só mostra que o Benfica está a mexer os cordelinhos todos para ver o que papa. Seria interessante fazer uma cronologia com os acontecimentos desde que JJ saiu do Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Excelente Mestre!!

    O Observador é uma das grandes mentiras que aí andam, mas ainda há muita gente que pensa que aquilo tem alguma credibilidade.

    Produtos dessa escola como a JSD só podiam resultar em bonecos como esse Duarte Marques que nunca fez nada na vida e não tem nenhuma ideia (digna) para o país.

    Essa "jornalista" não conhecia mas fica apresentada.

    ResponderEliminar
  10. Mestre, muito bom trabalho. Fico muito contente sempre que venho visitar e ler o seu trabalho. obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Mdc mas que esse gajo só tem negócios obscuros também é mentira? è o vosso maior accionista individual e já meteu dinheiro na SAD... vamos ver quando vencerem as VMOCS de 2015 quem vai ficar com essas acções!
    Para já só esta a ser investigado ele! Não vejo o porquê de tanta necessidade de o defenderem se ele realmente não tiver nenhuma ligação com o sporting e se estiver limpinho nos negócios... Tanto reclamam por investigações aos negócios do Benfica e afinal quem é investigado é o vosso accionista principal a nível individual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As VMOC's de 2025.

      As VMOC's do Sporting que vencem em 2025 e que vos preocupam mais que a situação financeira do vosso clube em 2015.

      Ou então, por não terem mais com que argumentar. #argumentar #ar

      Eliminar
    2. Não Valdemar... Há umas que vencem agora no final deste ano ou inicio do próximo! Mas não deves saber e limitas-te a bater palmas... como batias ao godinho e como bateste aos outros que agora renuncias... como irás bater ao próximo e renunciar bdc... o ciclo repete-se... mas sempre a avisar os benfiquistas que eles é que estão mal.
      A sad do meu clube é a unica em PT que não tem problemas com o FFP da UEFA... Somos 6o do ranking UEFA, somos regularmente o clube nº1 em facturação fora das ligas top 5.. etc etc.

      Eliminar
    3. "A empresa tem 29,85% da SAD e não há planos para que o clube venha a perder a maioria: o Sporting (SCP + SGPS) detém 63,9%. Com o eventual novo investidor, a Holdimo passará para 23,53% e o Sporting para 50,4%. Em 2026, após a conversão dos VMOCs, a Holdimo descerá para os 7,27%, o novo investidor baixará dos 21,18% para 6,55%, o Sporting subirá dos 50,4% para os 51,6% e os Bancos ficarão com 33,09%."

      Retirado de http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-06-09-O-futuro-do-Sporting-de-A-a-Z-1

      Quanto à defesa: não se trata de defender investidor X ou Y, mas sim de por um ponto final nestes constantes ataques ao Sporting.
      Nesta época já vi o FCP arranjar um jogador por um balúrdio de dinheiro - nunca foi nada investigado.
      Já vi o SLB arranjar negócios da China com a anuência do Jorge Mendes, sem nunca haver qualquer comunicação à CMVM. E antes q venhas novamente com a treta do valor e etc, convém relembrar q a venda do Lima já foi comunicada.

      Mas quanto aos outros quero lá saber, não me aquece nem arrefece.
      Não me venham é picar/criticar/apontar e os mesmos casos nestes clubes nem Ai nem Ui.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Pereira já aquando dessa entrevista essas contas foram aqui contestadas. A matemática não bate certo. E matemática não é verde ou vermelha.

      Eliminar
    6. Nuno, claro que não é mentira que Sobrinho está envolvido em situações muito obscuras. Mas só pode ser brincadeira dizer que as investigações estão centradas nos 20M€ de ações subscritas no último aumento de capital da SAD do Sporting (pagos sob a forma de percentagens de passes de jogadores) quando o total dos valores alegadamente desviados ascendem aos milhares de milhões de euros.

      A matemática pós-conversão das VMOCs dependerá de:
      1) Os valores das VMOCs que o Sporting "recomprar" até 2026
      2) Os aumentos de capitais que até lá forem feitos

      Neste momento, que eu tenha conhecimento, não há nenhum plano da administração da SAD que tenha sido tornado público. Mas acredito que exista um plano.

      Eliminar
    7. e anda este FDP vermelho preocupado com as vmocs...preocupa-te com as contas do teu clube meu grande FDP

      Eliminar
    8. Porque não falas da banhada que o FDP do teu presidente orelhas deu no BES?porque não falas meu grande FDP?

      Eliminar
  12. Hum... Ok. Então deve ser investigado... Como todos esses gajos deviam ser. O Sporting parece ser apenas mais um meio de lavar dinheiro para ele.
    Já há uma tempos debatemos aqui essa questão das vmocs e chegamos à conclusão que essas contas não batiam bem. Também já debatemos aqui que até este ano parecia que o Sporting estava interessado em pagar as vmocs e que teria de poupar cerca de 10M ao ano... Mas com a inversão de política desportiva não se vê grandes hipóteses de fazer essa poupança.

    ResponderEliminar
  13. Mais um trabalhinho do SLB - Serviço de Lançamento de Boatos

    ResponderEliminar
  14. É só escumalha vermelha,tanto FDP por esse país fora!!

    ResponderEliminar
  15. Ó nuninho FDP martins e já investigaste os negócios do glorigozo?os milhões de vendas da treta e o super mega alto passivo que tendes?vai comer merda meu burro

    ResponderEliminar