sábado, 31 de outubro de 2015

#DiaDeSporting: Um novo tipo de teste

Agora que podemos dizer que o Sporting já teve um teste verdadeiramente difícil - já podemos, não podemos, Ribeiro Cristóvão? -, a equipa terá no jogo com o Estoril outro tipo de teste para superar: demonstrar que se sente confortável com a situação de líder isolado. A realidade com que nos passámos a confrontar desde o passado domingo é uma situação demasiado esporádica no passado recente do clube, e que já não sucedia desde a 1ª volta da época de Leonardo Jardim. Urge portanto transformar aquilo que é ainda esporádico em algo mais rotineiro.

Estou perfeitamente confiante que Jorge Jesus conseguirá transmitir aos jogadores tudo aquilo que não poderemos ser: nem uma equipa displicente ou com excesso de confiança após uma vitória arrasadora na casa de um rival, nem uma equipa ansiosa pelo facto de ser neste momento a equipa a abater. A atitude certa terá que estar no meio desses dois extremos: uma equipa que tem os níveis de autoconfiança adequados pelos bons resultados alcançados, mas sempre respeitando o Estoril, um adversário difícil que vendeu cara a derrota na Luz e no Dragão. Ambos os resultados foram enganadores - com o Benfica até poderiam ter saído com pontos caso a arbitragem não fosse tão penalizadora, com o Porto criaram grandes arrepios à defesa e conseguiram fazer um trabalho bastante razoável em anular o jogo ofensivo do Porto.

Jorge Jesus será forçado a fazer várias alterações no onze de hoje. Adrien está castigado por ter atingido os 5 amarelos, Aquilani lesionou-se na Luz e Naldo está em dúvida. A maior questão está no papel que será dado a João Mário. Face à indisponibilidade de Adrien e Aquilani, será que Jesus manterá um meio-campo mais musculado fazendo alinhar Bruno Paulista ao lado de William - mantendo João Mário na direita -, ou seá que volta a colocar João Mário no centro e entrega a faixa a um extremo puro? Apostaria mais na segunda hipótese. Em relação ao parceiro de Paulo Oliveira no centro da defesa, é quase certo que será Ewerton o escolhido caso se confirme a lesão de Naldo.

De resto, não há motivos para mexer numa equipa que tão boa conta deu do recado no dérbi de domingo.


Do lado do Estoril é de destacar a ausência por castigo de Leo Bonatini, a estrela da equipa nestas jornadas iniciais, que marcou 6 dos 11 golos em competições oficiais.

Para logo fica o desejo de uma casa cheia - que bom seria ter o estádio a abarrotar - e de um Sporting que se mostre confortável com a situação de líder isolado, capaz de praticar bom futebol e que, obviamente, tenha a capacidade de conquistar os três pontos que nos poderão deixar provisoriamente com cinco pontos de avanço sobre o Porto e oito pontos sobre o Benfica.

14 comentários :

  1. Um abraço grande Mestre.

    Com que então, alvo de raid censurial?!

    Inimigo público da TVI ?!

    Parabéns, isso eleva o estatuto !!!

    Eh eh eh, és grande


    E logo, é para ganhar.
    Os meninos vão mostrar que já não o são

    ResponderEliminar
  2. Jogo muito difícil.
    Pelo adversário (que joga à bola e fez excelentes exibições na Luz e Dragão - ausências de Bonatini e Amado são boas notícias), pela pressão do jogo (vitória, vitória, vitória) e porque se pode aumentar a vantagem para o 2º lugar (que não joga esta jornada).

    Estes são os momentos em que o Sporting, normalmente, falha.
    Mas também não me lembro do Sporting vencer o slb duas vezes seguidas em 3 meses. Pode ser que esteja, mesmo, algo a mudar.

    Patrício
    Esgaio; Oliveira; Naldo; Jefferson
    William; Martins
    J. Mário; Ruiz
    Teo; Slimani

    ResponderEliminar
  3. hoje era um bom dia pra chamar o Ryan Gauld... atenção aos 4 amarelos do Slimani, penso que podiamos arriscar e limpar já a série com ele ausente em arouca. Os jogos seguintes são belenenses e maritimo e ai será um jogador importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Slimani é ainda mais importante para Arouca como provou há 2 épocas naquele pantanal a que chamam campo.
      SL

      Eliminar
  4. Bom dia GRANDE MESTRE. Hoje, vamos ser felizes! Vamos vencer e com uma grande jogatana desta nossa equipa. Vamos ter o estádio cheio e mais uma vez vai ser uma grande festa. Um abraço Mestre.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Mestre, sinceramente acho que JM vai continuar na direita.. e se assim for, gostava muito de ver o Paulista num jogo mais puxado.. ao mesmo tempo também achava bem dar continuidade ao desenvolvimento do Matheus.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Mestre.
    Espero que Joao Mario continue na direita e entre Bruno Paulista para o meio, no entanto, confio plenamente em JJ!
    Desejo uma vitoria para logo e, se possivel, com uma grande exibicao!
    Convem marcar cedo para quebrar logo o Estoril!
    Temos que ter cuidado pois os "opinion makers", mais do que nunca, estao a espreita para, ao minimo deslize, nos atacarem!
    Nao lhes podemos dar essa satisfacao ainda para mais numa jornada em que podemos colocar pressao no Porto e no B3nfica!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Parece estupidez mas este jogo já me preocupa desde o inicio da semana.Não sei porquê mas acho que o Estoril vai fazer um bom resultado a Alvalade.

    Num jogo em que o Aquilani seria o substituto natural do Adrien aparece uma lesão que vai obrigar a mexer no meio campo e na dinâmica da equipa.

    Qual o melhor substituto ?,João Mário,Paulista ou André Martins ?.Se optar por João Mário então devemos ter a entrada de Gelson,se optar por Paulista o meio campo do Sporting poderá ganhar força e altura mas não me parece que ganha velocidade,se entrar André Martins o João Mário continuará no lado direito e teremos um meio campo mais técnico mas menos forte físicamente.

    Qual será a melhor solução para um meio campo mais do que reforçado do Estoril que poderá mesmo jogar sem um ponta de lança mais fixo depois da lesão do Bonatini.Já vi jogar André Martins mais recuado e gostei porque pareceu-me um jogador mais solto.André Martins tem duas limitações, a sua estrutura física e é um jogador que por vezes anda "desligado" do jogo.Não tenho dúvidas que se o Paulista estivesse preparado seria a primeira opção devido à sua compleição física ,é um jogador que devido às suas características agrada bastante a JJ.

    Sem deslumbramentos, com o apoio de mais de 40 mil adeptos,com muita paciência, espero que as minhas previsões estejam erradas e o Sporting vença o jogo.

    ResponderEliminar
  8. Ainda não consegui parar de rir com a fotografia do Carcela na capa do Record. São papoilas saltitantes...

    ResponderEliminar
  9. Jogo para ganhar ou ganhar.

    A pressão de estar a 5 e 8 pontos, mesmo que tenham um jogo a menos, é diferente de estar a 2 e 5 pontos...

    ResponderEliminar
  10. Não podemos facilitar. O estoril não o vai fazer, o boi do apito muito menos. Se formos displicentes não nos safamos.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Deve haver alguma regra em alvalade que proíbe dar minutos de desconto na primeira parte...

    ResponderEliminar