sábado, 31 de outubro de 2015

#DiaDeSporting: Um novo tipo de teste

Agora que podemos dizer que o Sporting já teve um teste verdadeiramente difícil - já podemos, não podemos, Ribeiro Cristóvão? -, a equipa terá no jogo com o Estoril outro tipo de teste para superar: demonstrar que se sente confortável com a situação de líder isolado. A realidade com que nos passámos a confrontar desde o passado domingo é uma situação demasiado esporádica no passado recente do clube, e que já não sucedia desde a 1ª volta da época de Leonardo Jardim. Urge portanto transformar aquilo que é ainda esporádico em algo mais rotineiro.

Estou perfeitamente confiante que Jorge Jesus conseguirá transmitir aos jogadores tudo aquilo que não poderemos ser: nem uma equipa displicente ou com excesso de confiança após uma vitória arrasadora na casa de um rival, nem uma equipa ansiosa pelo facto de ser neste momento a equipa a abater. A atitude certa terá que estar no meio desses dois extremos: uma equipa que tem os níveis de autoconfiança adequados pelos bons resultados alcançados, mas sempre respeitando o Estoril, um adversário difícil que vendeu cara a derrota na Luz e no Dragão. Ambos os resultados foram enganadores - com o Benfica até poderiam ter saído com pontos caso a arbitragem não fosse tão penalizadora, com o Porto criaram grandes arrepios à defesa e conseguiram fazer um trabalho bastante razoável em anular o jogo ofensivo do Porto.

Jorge Jesus será forçado a fazer várias alterações no onze de hoje. Adrien está castigado por ter atingido os 5 amarelos, Aquilani lesionou-se na Luz e Naldo está em dúvida. A maior questão está no papel que será dado a João Mário. Face à indisponibilidade de Adrien e Aquilani, será que Jesus manterá um meio-campo mais musculado fazendo alinhar Bruno Paulista ao lado de William - mantendo João Mário na direita -, ou seá que volta a colocar João Mário no centro e entrega a faixa a um extremo puro? Apostaria mais na segunda hipótese. Em relação ao parceiro de Paulo Oliveira no centro da defesa, é quase certo que será Ewerton o escolhido caso se confirme a lesão de Naldo.

De resto, não há motivos para mexer numa equipa que tão boa conta deu do recado no dérbi de domingo.


Do lado do Estoril é de destacar a ausência por castigo de Leo Bonatini, a estrela da equipa nestas jornadas iniciais, que marcou 6 dos 11 golos em competições oficiais.

Para logo fica o desejo de uma casa cheia - que bom seria ter o estádio a abarrotar - e de um Sporting que se mostre confortável com a situação de líder isolado, capaz de praticar bom futebol e que, obviamente, tenha a capacidade de conquistar os três pontos que nos poderão deixar provisoriamente com cinco pontos de avanço sobre o Porto e oito pontos sobre o Benfica.