sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O rendimento de Dost e Slimani

O site goalpoint.pt tem feito uma série de "duelos" comparativos entre jogadores da mesma posição - que tanto podem ser entre dois jogadores de clubes diferentes que ocupam a mesma posição, como comparação entre colegas de equipa que lutam pelo mesmo lugar, ou ainda entre um jogador agora titular e aquele que era titular na época anterior. Podem ver os duelos aqui: LINK.

O último que fizeram foi entre Dost e Slimani:


Nota: o quadro não mostra outros indicadores, como o número de recuperações de bola ou o número de passes (que servem para avaliar uma maior ou menor participação no jogo ofensivo da equipa), atributos em que Slimani é muito superior, mas esse números também são levados em consideração na avaliação global do jogador - com base num algoritmo definido, neste caso, pela própria Goalpoint.

Nem sempre as estatísticas traduzem fielmente a influência de um jogador numa equipa, pois existem determinados indicadores que não é possível quantificar. Mas, neste caso, os números vão ao encontro da perceção que tinha. O rendimento global de Dost está ao nível do de Slimani na época passada. E, como bem nos lembramos, a época de Slimani foi extraordinária.

O que mais se destaca neste quadro é, na minha opinião, a capacidade finalizadora de Dost. Dispondo de um caudal ofensivo inferior ao que tinha a equipa do ano passado - e, consequentemente, menos ocasiões de concretização - os números são impressionantes: 1 golo a cada 100 minutos. Mais impressionante é o número de ocasiões flagrantes que holandês desperdiça, em média, por cada 90 minutos: 0,2. Ou seja, em cada 5 jogos que faz, desperdiça 1 ocasião flagrante.

Considerando a fraquíssima qualidade que tem havido, esta época, ao nível dos cruzamentos e do último passe, é caso para nos perguntarmos: do que será capaz Bas Dost se começar a ser servido em condições?

21 comentários :

  1. isso das opiniões flagrantes é uma forma enganadora de se avaliar.
    estou convicto de que o dost finaliza melhor que o slimani.
    mas apostaria que isso das ocasiões falhadas por 90 minutos, embora tenha alguma influência na diferença da capacidade finalizadora dos 2 avançados, tem SOBRETUDO ("muito sobretudo", aliás) influência na capacidade que cada um deles tem em encontrar ocasiões flagrantes. era, a meu ver, a principal valia do super slim, não havia jogo em que ele não contraísse 2 ou 3 ocasiões flagrantes. quando assim é, por muito nabo que sejas a finalizar, hás de marcar golos (ou dá-los a marcar), embora também vás falhar mais.

    também por isso o slimani tinha mais assistências do que o dost (que tem 0).

    Aqui entra também uma teoria minha que defendo desde o primeiro jogo de jorge jesus, que vai contra o que basicamente toda a gente diz acerca dos avançados do sporting.
    É que o slimani não era o "homem de área" sendo o montero/teo o 2º avançado. O teo/montero eram mais fixos, recuando ocasionalmente para dar apoio de costas para a baliza.
    já o slimani ia buscar jogo atrás, ia buscar jogo aos flancos, etc etc. ou seja, era o tal "segundo avançado" ou "avançado móvel" que se falava, só que a sua elevada estatura e bom jogo de cabeça faziam com que a opinião geral o sentenciasse como "ponta de lança fixo".

    o principal problema do sporting este ano, a meu ver, tem a ver com isso: temos andré, castaignos e bas dost (e penso que se manteria resgatando o teo), que são todos avançados com características de "ponta de lança fixo".

    ResponderEliminar
  2. Eu sou um acérrimo defensor do Bas Dost, e um apaixonado pela maneira do Slimani jogar.

    As comparações são inevitáveis e naturais. É impossível não sentirmos saudades do Sli quando ele se punha a correr como um louco (sem nunca dar sinais de quebra) atrás da bola, dos defesas, dos guarda redes ou dos atacantes adversários. E às vezes eu próprio cobro isso ao Dost (injustamente). O Bas Dost é muito diferente, mais refinado, menos lutador e menos importante na manobra da equipa. Mas não podemos julgá-lo por isso, não me ocorre o nome de nenhum jogador de topo que pudesse vir para o Sporting que tenha as características do Slimani, se tivéssemos contratado o Benzema íamos sentir igualmente saudades do Sli e ficar mais fracos em certas vertentes do jogo.

    Dito isto, o Bas Dost é o nosso avançado principal, já se integrou muito bem na nossa família e é com ele que vamos para a guerra.

    Pormenores da primeira parte com o Feirense que revelam toda a sua qualidade:

    https://cdn-e1.streamable.com/video/mp4/65k13_1.mp4?token=1485480722_1201520196c00a81cb5bdf28bcbb793eb26e20b2

    Nota: Precisamos é de alguém (nem que seja vindo da B) que seja uma verdadeira alternativa.

    ResponderEliminar
  3. Nem mais... não consigo perceber o facto de nenhum jogador conseguir ir à linha e fazer um cruzamento decente... a quantidade de cruzamentos desastrosos é preocupante, a meu ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nisto falta o JME e o Bryan em forma.

      Eliminar
  4. Se existe uma clara vantagem de Slimani no que toca ao processo defensivo (garra, atitude e entrega), já Bas Dost ao nível do 1º toque está entre os melhores que tenho visto!

    E tenho dito repetidamente, o Bas Dost com o apoio certo a 2º ponta-de-lança e com 2 gajos que saibam cruzar como deve ser, vai marcar o triplo dos golos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SE EVOLUIR COM O JJ PARA ISSO.

      O problema é que o Dost quando começou posizionava-se mal pa cacete... e tinha e ainda tem uma grande incapacidade de segurar a bola e embalar pa baliza(Slimani melhor)... e depois não depende só de altura, o Slimani É dos melhores avançados do mundo a jogar de cabeça, o que incute uma confiança extraordinária a quem centra (35 milhões foi barato, mesmo com CAN pelo meion)

      Eliminar
  5. Para mim, o holandês é melhor finalizador que o argelino, mas o Sli era muito mais jogador de equipa... na pressão... na procura da bola... nas triangulações... nos últimos jogos, especialmente neste último, já se viu muito mais disto no Dost, mas ainda fica a léguas do Sli... em resumo, apesar de apreciar muito do Bas Dost, acho que, esta época, houve empates e derrotas (alguns dos quais bem gamados, cá e lá fora) que se poderiam ter evitado com a perseverança do Super Sli...

    ResponderEliminar
  6. Outro pormenor importante, uma injustiça que se faz ao Bas Dost:

    Os números de Slimani são os da última temporada. Os de um ponta de lança entrosado na equipa, a valer 30 milhões, não o que chegou ao clube, a valer 300 mil euros.

    Os números do Bas Dost são os de um tipo acabado de chegar ao clube, 5 meses depois.

    E estão a comparar-se os dois.

    Melhor elogio ao holandês não se poderia fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Injustiça porquê? O Bas Dost é um tipo acabado de chegar por 10M do campeonato alemão e não por 300 mil euros do campeonato da Argélia.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Não podes é ver o que o Slimani poderia fazer no lugar Dost, se não não dizias isso.

      Por alguma razão fizeram de tudo e mais alguma coisa, incluindo o Conselho de Disciplina da FPF (mais porcos corruptos), para o pôr a andar, para o incentivar a isso (muito incluído amigos do mendes de certeza).

      A equipa, como equipa com rotinas ESTÁ MELHOR. PONTO (marca é muitos poucos golos)

      Eliminar
    3. JF LOL.. percebes tanto de futebol como um burro de matemática (típico da raça) lol

      A tua lógica é super simples, e está tudo dito. Mas então como é que explicas que a equipa do Merdica custou quase 4x mais que a do Sporting, mas experts mundiais *lá fora*, disseram o ano passado, que a equipa mais valiosa em Portugal é a do Sporting sem dúvida.

      Talvez a qualidade não se veja nos €€, e talvez um bom treinador faça ordens de magnitude mais a valorizar jogadores, que toneladas de propaganda na jornalixeirada (pensa bem!.. mas não chores, odeia que te fica muito melhor-> e sem vergonha, pois se a tens, a esta altura do campeonato já não conseguias ser do Merdica)

      Eliminar
    4. Mário Silva, agora respire fundo e tente de novo.

      Eliminar
  7. É um pinheiro. Muito bom para campeonato PT. Obsoleto para Champions,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o Slimani era outro pinheiro mas com os galhos bem abertos.

      Eliminar
  8. POIS EU SOU DA CONVICÇÃO QUE É 'A EQUIPA' QUE ESTÁ MELHOR NO SENTIDO DE MUITO MAIS ROTINADA. Logo tem mais domínio de jogo e mais oportunidades do que na época passada.

    Creio que é visível, pois até não jogando um **alho, conseguem dominar claramente os jogos todos em vez de ser dominados (como conseguiu o Feirense por alguns minutos) e ter que jogar à defesa.

    Outra defesa da tese é que o Sporting tem quase MENOS 20 GOLOS que na época passada(não verifiquei) ... este ano só practicamente o Dost tem golos (daí o alerta do JJ)

    SE A EQUIPA TIVESSE OS MESMOS GOLOS QUE A ÉPOCA PASSADA, OU MELHOR MAIS UM GOLO POR JOGO DO QUE AGORA (oportunidades não faltaram e não foram escassas), ENTÃO ESTAVA À FRENTE EM TUDO E TINHA ELEMINADO UM COLOSSO DA CHAMPIONS

    Depois as tácticas de tiki-taka são deveras arriscados por expôr demasiado a equipa a contra-ataques, e quando não há MNS para brindar os adversários, a coisa pode correr mal.

    Então estas comparações valem o que valem... a minha convicção é que sendo a equipa a mesma, e trocando o Dost pelo Slimani, este a esta altura com os mesmos minutos jogados já tinha bem mais golos que o Dost tem agora.

    Mas tiro o chapéu ao Dost, pois nota-se vontade e evolução, não só está a 2 golos da melhor temporada de sempre da carreira a alto nível, como está muito melhor de quando os primeiros jogos da temporada.

    ResponderEliminar
  9. Slimani é Slimani. Que jogador! Vai ficar para sempre nos nossos corações pelos golos, atitude competitiva e amor ao clube.
    Quando se falava que meia equipa sairia no verão só pedia para que ele não saisse pois achava que seria impossível substituí lo.
    O Bas, na minha opinião, não dá à equipa o que o Slimani dava o ano passado (mas não dava nas épocas anteriores),mas surpreendeu me bastante e acho simplesmente incrível o que tem feito.
    No total, contabilizando os valor dos jogadores e os valores envolvidos nas transferências foi um negócio muito bom para o Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Métricas são giras. Mas n contam a história toda. O Sporting com slimani criava mais oportunidades de golo do que com dost.

    ResponderEliminar
  11. ha que dar tempo ao Dost tal como se deu ao Slim!

    Lembrem só o "jogo de pes" de Slimani na sua primeira época!

    ResponderEliminar
  12. Gosto de ambos. O Slimani era o meu trapalhão, raçudo, que dava a vida por cada bola. O BD é um principe. Não perdoa. Tivesse o BD o fio de jogo do ano passado e seguramente já tinha marcado mais golos. Já nem vou falar ae tivesse o Teo ou Montero.

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro o SuperSlim e ele só apareceu com JJ.De resto era apenas Slimani..não era mau mas tinha algumas lacunas técnicas e tácticas.
    Gosto mais do Slim do que do Dost,embora o Dost seja muito mais jogador do que Slimani era quando chegou,agora acho Slimani melhor.Se tivesse ambos(e no plantel do SCP seria o ideal-Andre e Castaignos têem se revelado autenticas nulidades) provavelmente o Dost seria suplente.

    SL

    ResponderEliminar