sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Um clube pujante e modernizado


Estas palavras foram proferidas ontem, durante (mais) um programa sobre a atual situação do Sporting. Rui Pedro Braz disse isto para demonstrar que Bruno de Carvalho encontrou um clube em melhor situação do que quando Pinto da Costa assumiu a presidência do Porto e Vieira assumiu a presidência do Benfica.

Segundo Braz, Bruno de Carvalho apanhou um clube com um estádio moderno e com uma academia a funcionar em pleno. Esqueceu-se de dizer que esse clube pujante e modernizado não tinha dinheiro para pagar salários. Que vendia jogadores ao desbarato, em desespero, de forma a usar a (pequena) fatia que lhe cabia para impedir rescisões de jogadores. Que vendia elevadas percentagens de jogadores, desde jovens da formação até aos melhores atletas da equipa profissional, por valores pouco mais do que simbólicos, muitas vezes para pagar as despesas correntes mais prementes. Que não tinha dinheiro para fazer os trabalhos de manutenção mais correntes das suas instalações. Que já tinha alienado praticamente todo o seu património. Que vivia, anualmente, 45 milhões de euros acima das suas possibilidades. Em suma, que ia hipotecando progressivamente o seu futuro, mês após mês, ano após ano.

Falava-se em fechar as portas e criar um novo clube. Ou em entregar as chaves à banca, para "salvarem" o que pudesse ser salvo.

Não vejo como é que esta situação pode ser considerada melhor do que as de Porto ou Benfica na altura em que os atuais presidentes chegaram ao poder.

Há, realmente, memórias muito seletivas.

P.S.: em breve abordarei os programas apresentados por ambas as candidaturas.