sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Um clube pujante e modernizado


Estas palavras foram proferidas ontem, durante (mais) um programa sobre a atual situação do Sporting. Rui Pedro Braz disse isto para demonstrar que Bruno de Carvalho encontrou um clube em melhor situação do que quando Pinto da Costa assumiu a presidência do Porto e Vieira assumiu a presidência do Benfica.

Segundo Braz, Bruno de Carvalho apanhou um clube com um estádio moderno e com uma academia a funcionar em pleno. Esqueceu-se de dizer que esse clube pujante e modernizado não tinha dinheiro para pagar salários. Que vendia jogadores ao desbarato, em desespero, de forma a usar a (pequena) fatia que lhe cabia para impedir rescisões de jogadores. Que vendia elevadas percentagens de jogadores, desde jovens da formação até aos melhores atletas da equipa profissional, por valores pouco mais do que simbólicos, muitas vezes para pagar as despesas correntes mais prementes. Que não tinha dinheiro para fazer os trabalhos de manutenção mais correntes das suas instalações. Que já tinha alienado praticamente todo o seu património. Que vivia, anualmente, 45 milhões de euros acima das suas possibilidades. Em suma, que ia hipotecando progressivamente o seu futuro, mês após mês, ano após ano.

Falava-se em fechar as portas e criar um novo clube. Ou em entregar as chaves à banca, para "salvarem" o que pudesse ser salvo.

Não vejo como é que esta situação pode ser considerada melhor do que as de Porto ou Benfica na altura em que os atuais presidentes chegaram ao poder.

Há, realmente, memórias muito seletivas.

P.S.: em breve abordarei os programas apresentados por ambas as candidaturas.

39 comentários :

  1. Mas este gajo vive em que planeta?!
    Pensa que somos todos burros?!
    Eu e milhares de sportinguistas sabemos bem como estava o clube em 2013...

    Relativamente ao programa apresentado por PMR tenho que admitir que me surpreendeu pela positiva...tem ideias teoricamente bastante boas..
    Fala-se que em breve ira aparecer uma nova candidatura...aguardemos...
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este pode ser incluído perfeitamente no lote do Pedro Guerra e Rui Gomes da Silva. O que não compreendo é não haver um jornalista a questionar, a rebater, como acontece a outros comentadores. A classe jornalística está de rastos e já "comem tudo", para manterem os seus empregos...

      Eliminar
  2. Ontem à noite ainda vi um pouco do debate ente o Dias Ferreira e o Severino.

    Este último é mesmo um ser limitado, cometendo erros atrás de erros na sua análise ao trabalho de BdC.
    Dias Ferreira foi apontando os erros de uma argumentação fraca e cheia de pontas pelas quais DF obviamente pegou para constatar o óbvio: Severino é contra BdC porque sim.

    Gabo a paciência de Dias Ferreira em tentar abrir os olhos a um calhau com olhos...

    E lá estava o Braz, num tom muito mais suave pois com o Dias Ferreira não pode dizer as bacoradas que o Mestre aponta no post.

    Uma tristeza esta oposição interna e externa...

    ResponderEliminar
  3. O Brás mostra toda a sua lampionice. Ás vezes engana, mas lá por dentro é um adepto lampião, e esses são estúpidos revelando-se sempre mais cedo ou mais tarde.

    A cena do estádio moderno é ridiculo. Do ponto de vista do clube, o estádio antigo tinha mais condições: maior lotação, pista de atletismo, pavilhão de modalidades, etc. Já o estádio novo apenas vinga o antigo por ter melhores condições para os adeptos, mas como a grande maioria tem ódio aquilo (ou é os pormenores a amarelo, ou os azulejos, ou as cadeiras, ou o fosso, etc) nem isso tem.

    O Sporting herdou um estadio moderno, mas que lhe faltava tudo o resto que o antigo tinha e que a grande maioria dos adeptos quer mudar. Para já não falar que Alvalade basicamente parou no tempo. O estádio não sofreu alterações e manutenções absolutamente nenhumas, houve (e há) muita coisa a mudar. Os camarotes e os lugares VIP eram antiquados, a zona de restauração ainda é a mesma, as instalações todas como gabinetes e etc, são as mesmas, os cabos eléctricos e telefone são de 2004 (não deve haver mais que ADSL), todos a zona do relvado teve de ser refeita porque estava estragada, o estádio precisa de ser pintado por fora, os acessos precisam de ser refeitos porque esta tudo esburacado, o multidesportivo teve de receber obras etc etc.

    Em termos financeiros, seria quase ela por ela, entre construir um novo (em 2004) e tudo o que vai ser preciso para ficar com condições modernas e iguais ao do antigo.

    Depois temos o facto que o Sporting não tinha em 2013 (nem tem) dinheiro para resolver essas coisas que tanto fazem falta. Já os lampiões tiveram várias ajudas do estado, as acções como garantia, os suplementos do euro 2004 para construírem o galinheiro de betão, os terrenos camarários cedidos, as multas por construção indevida perdoadas, etc. Isto e com a "benesse" de 500M€ de buraco para fazer (já o Sporting, ja tinha um buraco desse tamnho).

    O que me apraz é que lampião é estúpido e labrego. Por isso, mesmo com tanto colinho institucional, o estádio dos lampiões sempre foi uma merda, quer novo quer velho, a única coisa positiva é que o novo não tem fosso mas tudo o resto é horrível. Um mono de betão que ali está, sem nada de especial. E toda aquela zona ficou uma valente merda, o que me satisfaz imenso porque passo de carro por ali várias vezes. Dá-me um gozo tremendo ver aquela desgraça arquitectónica do galinheiro e arredores. Beneficia = merda.

    Quanto à Academia, mais do mesmo. Sim o Sporting herdou a Academia já feita mas herdou também quase tudo expoliado. Tal como o estádio, as instalações pararam no tempo e precisam de ser renovadas, a estrutura tinha sido retalhada pelos rivais e as %s de passes vendidos faziam com que a Academia rendesse quase nada, para já não falar de que tinha de se pagar a própria Academia em 2013 (que BdC conseguiu renegociar e neste momento está em leasing até 2035).

    Ou seja, o Sporting herdou uma Academia cheia de dividas, expoliada nos seus activos, e sem retorno financeiro porque o "produto" já não pertencia ao clube, e a precisar de ser renovadas as infraestruturas urgentemente. Qual estádio, resolver todos os problemas ou construir uma nova, viesse o diabo e escolhesse.

    O Porto do Pinto da Costa é um pouco diferente. É de uma altura em que o Porto estava fraco, mas não estava enterrado em dívidas. Faltava-lhe poder em todo o lado e eram inconsequentes (tal como o Sporting em 2013). O PdC fez um trabalho bom, mas levou dez anos a erguer aquilo, e fê-lo com o seu trabalho mas também à custa da fruta e café com leite. Dou mais mérito ao Porto que dou ao Beneficia (afinal, não houve perdões de dívida naqueles tempos, mesmo que agora haja tipo o Olival...) mas nunca esquecer que não têm moral, são os dois corruptos e se têm alguma coisa ATM também teve dedo dessa corrupção.

    O Brás ou é ignorante ou mal intencionado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Brás ou é ignorante o mal intencionado"
      Corine, aposto nas duas.

      Os Sportinguistas mais atentos sabem que à Brás só mesmo o bacalhau. Infelizmente há ainda os que se deixam embalar. Severinos há muitos...

      O problema deste tipo de "ideias" é que elas vão mesmo passando. Vivemos num país onde pouco se liga ao conteúdo e, estas parvoíces, ditas com um ar sereno de politiqueiro, a certa altura parecem verdade.

      Eliminar
  4. Irra... que implicação com o homem...

    O facto de querer comparar a entrada de um presidente rival há mais de 30 anos atrás já é parvo, porque há 30 anos atrás não existia uma coisa chamada "estrutura".
    De igual modo, comparar a entrada do outro presidente rival há quase 14 anos ainda é mais parvo, porque ele já lá estava com a anterior direcção, logo conhecia todos os podres...

    Mas mdc, + de 30 anos e quase 14 anos... é óbvio dizer que tinha muito melhores infraestruturas, excelentes condições de treino e capacidade de potenciar os jovens da academia, campos de treino, etc... o bdc depois descobriu todos os podres quando lá chegou...

    Mas estar sempre a bater nas mesma tecla, que o braz é tendencioso por afirmar uma coisa que é obvia... claramente diz-me que tens aqui alguma coisa contra o homem, estilo amor/ódio ou pela ordem inversa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Fininho... o BdC não descobriu 'podres' o BdC descobriu um clube completamente insolvente, que já algum tempo recorria a empréstimos bancários para pagar contas correntes.

      Eu acho que ele não foi totalmente apanhado de surpresa, pois já tinha ideias caso isso se verificasse.

      Eu imagino a dor no estômago quando a surpresa é total... e se não tiver ideias e soluções ser o 'último presidente do clube', o tipo que vai presidir à liquidação do mesmo (penhoras a cair sobre o estádio já existia... e depois ia jogar para onde, Jamor?, estádio universitário?... eu pedia a demissão no dia a seguir)

      É QUE NÃO HÁ A MÍNIMA COMPARAÇÃO POSSÍVEL COM LFV OU PINTO DA COSTA... **NADA**.

      Eliminar
  5. É impressão minha ou este perfeito palhaço anda a fazer campanha pelo candidato musico-ó-naval?

    ResponderEliminar
  6. Brás é mentiroso - compulsivo, no que se refere ao Sporting. Até quando o animal diz alguma coisa que eu suponho ser verdade, eu fico a duvidar da minha verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lion (mesmo à puerto) se e quando o ScP for campeão até disso tu duvidas, tão raras as vezes são numa vida terrena.

      Eliminar
    2. Hein? Agora em português, rena.

      Eliminar
    3. Oh Rudolfo Rudolfo... ainda há vários séculos de futebol pela frente... tempo suficiente para reverter qualquer coisa... até para o Merdica desaparecer do mapa pelos caminhos que leva.

      No Sporting atendendo que saiu à pouco duma pneumonia, é que não há tempo para demagogos escroques nem ladrões de camiões... uma gripe agora pode-se revelar fatal...

      Eliminar
    4. Cowboi, plagiando um escriba aqui do blogue "Oh Sheepbói, nem todos comemos palha, erva, capim, restolho e apenas falei para pessoas inteligentes, não para avençados e moços de recados".
      A resposta só pode ser entendida se leres o comentário que a antecede. Lion duvida da sua própria verdade então "se e quando o ScP for campeão até disso tu duvidas, tão raras as vezes são (campeões) numa vida terrena." É preciso fazer um desenho à moda do espírito santo?
      Pelos vistos alguém mais inteligente do que tu entendeu à primeira e respondeu prontamente após o teu comentário.
      Cultiva-te, estuda mais um pouco, não desanimes.

      Eliminar
  7. Entretanto no bidão de mercado começou a campanha a favor do preço Rodrigues.

    Nada contra, tem algumas ideias giras e quem me dera que existam mais candidatos.

    Agora, que é giro é.

    Gonçalo Mano

    ResponderEliminar
  8. O clube estava muito pujante...era uma média de 45 milhões de euros época de resultados negativos,em pouco mais de duas épocas e meia o Sporting perdeu mais de 90 milhões de euros !...
    Vivia-se um período brilhante,o futuro seria digamos assim cintilante,maravilhoso,deixa-me dar mais uma snifadela naquela merda que se vendia na Porta 18 para ver se não acordo para a realidade !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale é que BdC veio para compor as contas, não para ser campeão.
      Mas com este treinador, nem as contas sei se consegue compor. Valham os sportinguistas que dominavam o ex-BES.

      Eliminar
    2. Essa do dominio do ex-BES é de génio, há 600ME de razões para o dominio do ex-BES não ser de Sportinguistas

      Eliminar
    3. Esta Rena faz-me rir...

      As empresas de Luís Filipe Vieira, com 466 milhões de euros, José de Mello, Joe Berardo, Vasco Pereira Coutinho, Nuno Vasconcellos, Carlos Martins e José Guilherme estão na lista dos 21 maiores devedores do BES, que transitaram para o Novo Banco, segundo notícia avançada ontem pelo ‘Correio da Manhã’. No total, devem ao banco 6,6 mil milhões de euros. O diário da Cofina revela ainda que o Benfica integra esta lista e que o clube tem uma dívida de 190 milhões de euros. Também a empresa brasileira Asperbras, na qual José Veiga, antigo agente desportivo, consta dos maiores devedores do Novo Banco, com uma dívida de 108 milhões de euros.

      Imbecilidade lampiãs...

      Eliminar
  9. Exacto, Mestre.

    Querem branquear muita coisa, desde a corrupção que impera no desporto em Portugal até ao estado em que o nosso Presidente encontrou o clube (que não era segredo para ninguém). O propósito é claro.

    Não esquecemos, não esqueceremos.

    O mínimo que podemos fazer é proporcionar um segundo mandato, com um ponto de partida totalmente diferente. A maior luta será derrubar o sistema podre e corrupto que os vermelhos implementaram. É a maior luta que travaremos. Já a eleição do Presidente foi assim, primeiramente foi eleito mas truques de secretaria e não só deram origem a um golpe de estado. À segunda foi de vez e em 2013 foi empossado Presidente do nosso Sporting. Quero acreditar que agora a história se repetirá... No primeiro mandato não atingimos os objectivos desportivos a que nos tínhamos proposto no futebol, devido ao polvo que tomou conta do futebol português, veremos se num segundo mandato conseguimos derrubar esse polvo. Tarefa muitíssimo difícil, que desafia a lógica até, mas temos que batalhar e fazer tudo para concretizar esse objectivo.

    PS. Lembro-me de em 12/13 ter a forte noção que jamais ganharia um campeonato nos 5 anos seguintes, entretanto só não ganhei devido ao que sabemos. Esta época está a ser um desastre, devido a inúmeros factores já esmiuçados, e exponenciado pelas expectativas geradas na época passada. É aprender com os erros cometidos, continuar a batalhar (criativamente) contra o sistema, e a persistência dará os seus frutos.

    ResponderEliminar
  10. Na semana passada depois de Chaves, ouvi este rapaz, o Bráz dizer que, BDC lhe cheirava a Vale e Azevedo....intragável..

    ResponderEliminar
  11. Os comentarios do brás sao tao maus que nem merecia referencia num post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim que alguém acerta na mouche...

      Incompetentes há em todo o lado e o braz parece ser mais um...
      Este tipo destila contra tudo e contra todos, está sempre pronto a dizer mal seja do que for, porque aumenta audiências!! na cultura lusa, o escárnio e maldizer é bem mais antigo que os lusiadas....

      Eliminar
    2. Tanto aumenta audiências que aqui estás tu, de fininho, a mandar umas larachas que que para nada servem. Aliás diria mesmo q não servem para nada.

      Eliminar
  12. Este tipo é apenas nojento e asqueroso.
    É preciso por um travão no animal!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se lhe derem forte e feio no focinho se calhar o tipo gosta...

      Há muitos assim... aliás o ar meio esvaziado desse Brás tem algo de demência...

      Eliminar
  13. O que me preocupa é que a "guerra" contra BdC continua, não dão descanso ao homem. A comunicação social tem muito poder e pode influenciar muita gente, ainda para mais onde não há contraditório. Espero que não se esteja a fabricar a derrota do BdC nas próximas eleições.

    Mais uma vez digo, quem roeu os ossos, deve agora poder comer a carne. BdC, na minha opinião, deverá ter outra oportunidade para dar seguimento ao seu projeto, retificando o que de menos bom aconteceu.

    Só não falha quem faz sempre a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  14. Este caralho do Brás, como a maioria dos avençados do benfica na CS, dizem o que querem porque não lhes é apresentado contraditório à altura. Mentiras qualquer um sabe inventar. No entanto, a poucos lhes é dado espaço para as dizer impunemente e sem que ninguém minimamente preparado os confronte. E a luta do Sporting (e neste caso, também do Bruno de Carvalho) é mais uma vez injusta e desequilibrada, pois não temos as mesmas armas.

    Seja de forma directa, através da opinião dos 'isentos' comentadores avençados, de notáveis lampiões (passe o oxímoro) e de sportinguistas opositores a Bruno de Carvalho, através do tempo de antena dado a insultos gratuitos de bestas ligadas a clubes de merda como o Nacional ou através de notícias sensacionalistas assentes em 'fontes' anónimas, a ingerência da CS e do benfica (passe o pleonasmo) nas eleições do Sporting já atingiu níveis que não me recordo de alguma vez ter visto em outras eleições, do Sporting ou de qualquer outro clube. É absolutamente nojento e inaceitável. Só isto seria suficiente para ajudar um sócio do Sporting a votar no Bruno de Carvalho. Como no meu caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guarda redes, só te faltou meter um parêntesis à frente do Sporting (passe os oxiúros).

      Eliminar
    2. Parece que o comentário não passou ao oxiúro...

      Eliminar
  15. Neste mesmo programa da BTvi24, e atraves do enorme Sportinguista o Dr. Dias Ferreira aprendi ontem como comer, digerir e finalmente defecar um croquete!

    ResponderEliminar
  16. Mestre,

    queria apelar-lhe para que este Forum, que tanto gosto, seja mais vivo. Para isso, os comentários não poderão estar dependentes da aprovação do Mestre, pois tem certamente os seus afazeres.
    Acho que os comentários deveriam ser todos automaticamente aprovados. Quem não tiver a necessária correção, levaria um "castigo" de não poder publicar durante algumas semanas (os castigos poder-se-iam ir agravando por reincidência)...

    É que assim, não existe troca de ideias nos timings certos. Quando vamos a ler os comentários, já passou muito tempo depois da sua publicação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acabava-se a "censura"? xxxiiii.... não te metas nisso.... o mdc tem que aprovar tudo...
      Verdade seja dita, se estivesse totalmente aberto, haveria muita porcaria aqui escrita... assim pelo menos há um controlo de qualidade.

      Eliminar
    2. Esta foi a solução encontrada pelo MdC. O ambiente estava a tornar-se irrespirável, por causa dos avençados carnidenses. Não havia discussão sequer, porque essa malta não tem vida e passava-a aqui a insultar e mentir.
      Também preferia algo mais parecido com o que apontas, e diria até que certos animais mereciam ser banidos permanentemente, mas será sempre um critério mais controverso.

      Eliminar
  17. Este comentador, não precisa de mais de duas frases baratas e banais, para levar a plateia verde e branca ao rubro. Deve-se sentir o maior, Artista.

    ResponderEliminar
  18. Definitivamente, está encontrado o único problema que despoletou a crise em que o Sporting está mergulhado e rapidamente a afogar-se: Rui Pedro "Bacalhau".
    Off topic: MdC, não dá para nomear oficialmente Mario Silva como provedor deste blogue?

    ResponderEliminar
  19. JJ: "nunca quebrei nenhum projecto". Concordo, pois nunca existiu nenhum.
    O único projecto que ele tem são os 8 milhões anuais vezes 3 anos, dos quais BdC está refém. Daí ele se sentir "seguro", independentemente do resultado na Madeira.
    Alerta: cuidado com as Vespas.

    ResponderEliminar
  20. Rena, antes refém de 8 milhões de eur do que refém de um malfeitor! Fica com o prof. Pardal e dedica te aos problemas do teu clube, és um incendiário de merda que nao vale nem uma grama daquela merda que vendiam na 18! Representas bem a lampionice com que este pais esta carregado! A mim divertes me, ao ponto de te dedicar uns segundinhos

    ResponderEliminar
  21. Surreal o comentário deste mentiroso do sistema....
    Relativamente ao William afirmou as 22.55 no MaisTabaco, que o tinha sido contratado por godinho lopes, por isso nem tudo o q Godinho fez foi mau

    Ao consultar os dados william esta desde 2005 no sporting
    Aos pontos q se chegam estes indivíduos com agenda........

    ResponderEliminar