segunda-feira, 5 de junho de 2017

A possibilidade Coentrão

Têm sido insistentes as notícias que referem o interesse do Sporting em obter o empréstimo de Fábio Coentrão para a próxima época. É certo que estas notícias valem o que valem: ainda muito recentemente tivemos uma quase certa transferência de Jorge Jesus para o PSG que, afinal, não tinha ponta de verdade. No entanto, no caso de Coentrão, Bruno de Carvalho, quando questionado sobre o interesse do Sporting, deixou a possibilidade em aberto. É sabido que o jogador perdeu por completo o espaço que tinha no Real Madrid e que Jesus, seguramente, estará interessadíssimo em recuperá-lo.

Entretanto, como em tudo o que envolve o Sporting, já começa a haver polémica nesta possível contratação pelas passadas declarações de amor feitas pelo jogador ao Benfica. Do outro lado da barricada, há quem relembre que Coentrão era adepto sportinguista antes de se ter tornado profissional, e que, inclusivamente, era presença regular junto das claques leoninas em jogos do Sporting no norte do país.

Não acho esta questão minimamente relevante. As juras de amor de atletas profissionais valem muito pouco, sejam as que são feitas em relação ao nosso clube, sejam as que são feitas a outros. Um par de meses depois, esses mesmos atletas estarão a fazer pressão para sair caso apareça uma proposta que lhes agrade. O fundamental, e que deve estar no centro das preocupações de quem tem a responsabilidade de construir o nosso plantel - é termos jogadores que tenham a qualidade e profissionalismo de que precisamos para vencer. 

A pergunta fundamental é essa: estará Fábio Coentrão em condições físicas e psicológicas para ser o lateral esquerdo de que precisamos?

Olhando para as últimas épocas, as dúvidas são mais que legítimas. As lesões de Coentrão têm sido recorrentes nos últimos anos da sua carreira: apesar de a maior parte não ter tido grande gravidade, contraiu duas lesões em 2016 (fratura no pé e rotura muscular), uma imediatamente a seguir à outra, que o deixaram de fora dos relvados praticamente em todo o ano civil de 2016. No tempo em que tem estado saudável, Coentrão pouco tem jogado no Real Madrid - está época fez apenas 300 minutos, mas convém não esquecer que está tapado por Marcelo, que é, provavelmente, o melhor lateral esquerdo da atualidade. No ano passado esteve emprestado ao Mónaco de Leonardo Jardim, onde foi habitual titular até se ter lesionado.

Seria, obviamente, uma contratação de risco. Não será fácil recuperar a melhor versão de um jogador que pouco tem jogado no último ano e meio, mesmo que do lado de cá esteja o treinador que o descobriu para a posição. No entanto, se forem verdadeiras as notícias que dizem que o Sporting apenas suportará 10% do salário (correspondendo a €300.000 euros limpos) e ficará com uma opção de compra do passe do atleta, o risco financeiro não é grande. 

Sendo o negócio feito nestes termos, parece-me que os proveitos desportivos potenciais ultrapassam largamente os tais riscos. É que - convém relembrar - se se conseguir recuperar o melhor Coentrão, estaremos perante o melhor lateral esquerdo a jogar no Sporting em muitos, muitos anos.

Escrevi isto há dois anos, sobre o Portugal - Sérvia, jogo para o apuramento para o Euro 2016

P.S.: é curioso ver que muitas das pessoas que abominam a vinda de Coentrão, são as primeiras a aplaudir o regresso de Jonathan Silva, um jogador que também tem jogado poucas vezes e que tem tido problemas disciplinares na Argentina. O argentino prometia quando chegou - gosto muito da raça com que joga e dos movimentos interiores que faz -, mas a verdade é que, três épocas decorridas depois da sua contratação, evoluiu zero. Não me parece que tenha melhores hipóteses do que Coentrão para ser o jogador de que precisamos.

31 comentários :

  1. A questão do Coentrão é um pouco mais complexa que a simples análise entre os proveitos desportivos e a questão dos riscos associados á contratação.
    Na minha perspectiva, é um voltar á mesma fórmula de tentar obter o que outros conseguiram no clube rival, desta vez com a camisola do Sporting.
    Já vimos o que deu o Markovic, voltar agora á mesma fórmula com Coentrão, quando este pouco ou nada jogou em um ano e meio?
    Aliás,quando Marcelo não jogou este ano, foi Nacho - um central de raiz, que teve que ser adaptado á posição tal é a confiança que se tem neste momento em Coentrão.
    A grande questão que deviamos responder seria: em vez de ir buscar Markovic ou Coentrão por aquilo que fizeram no Benfica antes de darem o salto, porque é que não nos concentramos em conseguir jogadores que produzam o mesmo efeito com a camisola do SPorting?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ponto de vista pertinente, J. De qualquer forma, não me parece que seja incompatível: precisaremos sempre de um 2º LE, para além de Coentrão.

      Eliminar
    2. Não seria esse jogador Jonathan?
      O nosso segundo Defesa Esquerdo, apostando numa primeira opção que nos possa servir melhor no futuro?

      Eliminar
    3. Markovic não resultou, mas no passado temos muitos exemplos de aproveitamento com êxito do que outros conseguiram no clube rival, desta vez com a camisola do Sporting.
      Lembro-me de Jordão, Jaime Pacheco, Sousa, Fernando Gomes, Paulo Bento, João Pinto, Jardel e Rui Jorge, só para citar alguns.

      Eliminar
  2. O problema do Coentrão é a questão física. Lesões atrás de lesões nos últimos anos. Falhou o último Mundial e o último Euro por lesão. Desde a época 11/12 que tem uma média de 20 jogos por época.

    Ou seja, apesar do risco financeiro poder ser baixo (o acordo falado como Real parece de facto bastante bom) o risco desportivo é enorme!

    Além destes casos, de tentativas de relançar carreiras de jogadores que pouco fizeram nas últimas épocas...serem um enorme tiro no escuro, para ser suave.

    O nosso scouting não consegue encontrar um bom def esquerdo numa liga alemã, francesa, espanhola (que não de equipas de top claro) que possamos potenciar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos precisar de outro defesa esquerdo, PM. Espero que esse seja um jogador jovem, com muito potencial, para ir desenvolvendo.

      Eliminar
  3. Preferia, sinceramente, arriscar, muito mais, num Insúa!

    ResponderEliminar
  4. Falta só ponderar que a contratação de Coentrão significará não contratar outro defesa esquerdo que dê garantias. Se Coentrão não resultar, o risco financeiro é mínimo. Mas o desportivo pode já não o ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos de um 2º LE. Jefferson deve ir para o Braga, Zeegelaar é para vender.

      Eliminar
    2. O risco desportivo pode ser sempre corrigido em janeiro, na reabertura do mercado.
      Isto se Jonathan Silva também não estiver à altura, claro.
      É claro que não é a situação ideal, mas prefiro arriscar no Coentrão do que num qualquer Zeegelar da vida. Além do mais, também não temos 10 milhões para comprar um lateral esquerdo, que entre de caras na equipa.

      Eliminar
  5. O Coentrão em boa forma física dá 5-0 a qualquer lateral esquerdo do nosso campeonato. Nem há comparação. Risco seria se tivéssemos de investir 4 ou 5 milhões na sua contratação ou na de qualquer outro jogador para a posição. Ainda por cima, com boa parte do salário a ser suportado pelo Real!
    Venha ele, que será muito bem-vindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso de estar em boa forma fisica é um pequeno grande "se" se atendermos aos antecedentes de Coentrão.
      Além disso, é uma mostra de pouca confiança no nosso departamento de Scouting.
      Se o Porto com 6 milhões foi buscar um B.Telles, Layun e por muito menos disso o Benfica foi buscar Grimaldo, porque razão o SPorting não pode encontrar um bom defesa esquerdo por esse valor?

      Eliminar
    2. Porque antes do grimaldo, o benfica contratou 227 laterais esquerdos e nenhum serviu.
      O porto até costuma acertar, mas gasta sempre 6/7/8 milhões por lateral.
      Isso também não é um grande scouting.

      Eliminar
  6. Então o Coentro andava nas claques do Sporting e depois virou benfiquista fanático, a ponto de fazer juras eternas. Isto é a prova de que quem entra no Benfica, nunca mais lhe vira as costas. Isto é o sonho de todos os sportinguistas!

    ResponderEliminar
  7. O problema do Coentrão é que parece um Izmaylov. Está sempre lesionado. Se conseguirem recuperar o jogador fisicamente, ficam com um lateral ou médio-centro de topo.

    ResponderEliminar
  8. Do ponto de vista físico, tem a palavra o Departamento médico do Sporting.
    Eles, melhor que qualquer um de nós, saberão dizer se ele está ou não em condições para integrar o plantel do Sporting.

    Do ponto de vista desportivo, face ao que temos no plantel e ao que se fala de potenciais reforços, não tenho qualquer dúvida que é o melhor nome para ocupar um lugar que há muitos anos não conhece um dono em condições.

    Do ponto de vista financeiro, se só temos de pagar 10% do ordenado, acho um excelente negócio.
    Se a isso podermos juntar o regresso de Jonathan, siga!

    ResponderEliminar
  9. Caro MdC,

    Não gosto do Coentrão como pessoa. A rábula de que clube é ou deixa de ser pouco me interessa... embora não esqueça as mais que juras de amor ao slb. Para mim, a qualidade intrinseca do Coentrão é como o Miguel Courela descreve: 5-0! Para mim a questão prende-se com o JJ. Caso o Coentrão não renda, ele vai insistir nele, como insistiu este ano no bryan e no Alan... e não vai ter um segundo lateral. A menos que o Coentrão não possa mesmo jogar o JJ vai colocá-lo sempre, quer jogue bem, quer jogue menos bem.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  10. Tens a certeza que a hipótese Paris para JJ foi tanga? É que houve hipóteses reais de a saída acontecer (tal como para o Porto).

    Sobre coentrão não acredito minimamente na percentagem suportada pelo SCP, a transferência a acontecer deverá ter os mesmos custos de Marko e Joel com valores a volta dos 3M.

    ResponderEliminar
  11. Não me entusiasma nada a possível vinda de Coentrão. Não é por ter passado pelos corruptos mas sim por ser um jogador de "cristal". Vem uma rajada de vento e lesiona-se. Tem sido assim nos últimos anos.
    No entanto espero estar enganado e que, a vir, seja uma mais valia.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Não me entusiasma a vinda de Coentrão. Já o vi dar entrevista com cachecois da Juve Leo pendurados na parede, fazer juras de amor eterno ao carnide, e até dizer que era madrilista desde pequeno. Banalidades que um profissional de futebol deve evitar dizer, para depois não ter de comer no prato onde cuspiu.

    Como reforço para a equipa estamos perante um belo jogador, se fizer aqui o que fez com JJ em carnide. Ai sim, será excelente. Ele tem de jogar esta época para estar na Russia 2018, o problema são mesmo as lesões... a ver vamos.

    Uma questão para o ar, que contrapartida irá o Sporting "dar" a Jorge Mendes por este negócio?

    ResponderEliminar
  13. Se estiver bem fisicamente (a avaliar pelo Dep. médico) será uma grande contratação. É um jogador que não engana.
    As supostas juras de amor ao Benfica são de um atleta que trabalhou neste clube e que lhe deve a ascensão que obteve, outra coisa não seria de esperar.
    Acho que não podemos já estar a crucificar um atleta, supostamente sportinguista desde pequeno, só porque jogou no Benfica ou pelo que aconteceu com o Markovic o ano passado.

    Se estiver bem fisicamente, será uma enorme contratação para o Sporting.

    ResponderEliminar
  14. É das posições em q estamos melhor servidos na academia. Pedro Empis na B, Abdu Contémos juniores e Gonçalo Costa nos juvenis. Por isso espero que comprem um valor seguro para render já (como seria o Coentrão se estiver em boas condições físicas) pois LE para o futuro já nos temos... é preciso é ir apostando neles.

    ResponderEliminar
  15. Jonathan não evoluiu nada em 3 anos porque nesses 3 anos pouco ou nada jogou. Porque é que o Matheus Pereira também nada evolui há alguns anos já? Porque é que Paulo Oliveira este ano até regrediu? Jogadores que não jogam não evoluem, simples. Era apostar insistentemente no Jonathan, tal como em tempos Paulo Bento decidiu fazer com Rui Patrício, e tínhamos no plantel o LE que andamos a pedir há 2 anos. Mas preferimos andar inventar em coisas que não sabemos se vão dar ou não.

    ResponderEliminar
  16. PAZADAS DE CARVÃO


    A VENDA ESTRATOSFÉRICA DE EDERSON

    Em vez de comemorarem entre eles e nos blogues das bombas e dos exclusivos, a lampionagem prefere festejar entre nós. Não conseguem viver sem o Sporting.
    Quanto à venda por 40 triliões de euros, acredito que seja suficiente para colocar o passivo quase a zero.


    PAZADAS DO DIA

    1- (em reposta ao Pedro Soares) “Treta ganhou o SCP. heheh
    Cumprimentos”
    By JF, 2 de junho de 2017 às 20:07

    Nota: Não ganhámos nenhuma treta, nem queremos ganhar com tretas. Mas pronto, o conceito de honestidade não chega a todas as pessoas.


    2- “Artista, como justificas o facto de oferecerem 40 milhões pelo Ederson, e nem 10 ou 15 pelo Patrício? Não te faz pensar?”
    By jorgen80. 1 de junho de 2017 às 14:24

    Nota: Ó Patrício, fizesses a formação no Dubai, pá. Olha, muda de agente, começa a vomitar nos relvados e entra no carrossel dos mendilhões.


    3- “O Guardiola é mais um submisso, e o presidente do City, mais um subalterno!”
    By Sergey, 1 de junho de 2017 às 15:22

    Nota: Vamos ver se aparecem contrapartidas.

    4- “Já neste blog, proliferam contadores de estórias sempre com um final muito triste... há quase 20 anos que é só choro compulsivo!”
    By Sergey, 1 de junho de 2017 às 15:22

    Nota: Quando o sergay aparece com as suas tretas, continuamos a chorar… de tanto rir.


    5- “Rui patrício nunca passou dos 15...”
    By Sergey, 1 de junho de 2017 às 15:22

    Nota: Esqueçam o Figo. Sergay para o futebol do Sporting!


    6- “O Patrício é muito bom apenas para os adeptos do Sporting. De resto, ninguém arrisca na sua compra.”
    By jorgen80, 1 de junho de 2017 às 15:28

    Nota: Ó Campeão Europeu, nem penses sair de Alvalade, ouviste? Repara que só nós é que te consideramos muito bom! Nunca vás para um Bayern ou um City estragar a carreira, ok?


    7- “Se fosse fábrica Mendes, pelo menos, algum interesse seria demonstrado no redes campeão europeu. Mas não há um clube que o faça.”
    By jorgen80, 1 de junho de 2017 às 15:29

    Nota: Moral da história:
    - Se és Campeão Europeu e não pertences ao Mendes, estás tramado.
    - Se pertenceres ao carrossel, mesmo que sejas um flop, és vendido por triliões.
    Como é possível alguém resignar-se a isto? Só um QI80.


    8- “Se há coisa que Patrício não quer é sair do sporting, já que títulos é aos montes nos últimos 15 anos.”
    By Jota Pê, 2 de junho de 2017 às 07:41

    Nota: Lá bem no fundinho, devem ter vergonha de vocês próprios, pois sabem muito bem que os títulos são falsos. É como ganhar com doping ou afirmar mentirosamente que a data da fundação foi em 1904.
    Deve ser lixado acordar e sentirmo-nos desonestos!


    9- “Faz-vos falta gerirem alguma coisa na vida, pare além das compras de Mini-mercado e as contas da luz...”
    By Sergey, 1 de junho de 2017 às 15:30

    Nota: Da eletricidade, tudo bem, agora as contas da luz? Vade retro satanás, pois o mais certo é ires parar à Carregueira!


    10- “O 'bota abaixo' neste espaço tão dinâmico, é chão que dá uvas!!!”
    By Sergey, 1 de junho de 2017 às 15:30

    Nota: O Mestre afirmou que "Os números da venda são, obviamente, fabulosos", mas os lampiões são assim… muito ávidos a comentar sem lerem os posts. Depois, claro, só sai m&#d@.


    12- “Segundo as minhas fontes (que me entregaram em mão este contrato tripartido) não irá haver lugar a comissões.”
    By rudolfo dias, 1 de junho de 2017 às 14:35

    Nota: Ahahahahahahahah. O rotolfo às vezes tem muita piada. É como aqueles 30M€ do ano passado, também não existiram… na cartilha.


    13- ” Uma questão... o RC de 3º trimestre daquela SAD que apresentou os RC trimestrais não aparece? Só dei jeito o 1º?”
    By Nuno Martins, 1 de junho de 2017 às 16:55

    Nota: Estamos a acabar a 4ª página e vamos enviar para o Expresso, ok?


    14- "era possível recusar" - e seria o Mestre a comunicar ao Ederson que a transferência seria recusada? heheh
    Cumprimentos”
    By JF, 2 de junho de 2017 às 20:12

    Nota: Depois do sergay e do rotolfo, agora temos as piadas secas do heheh. Do melhor.


    Saudações Leoninas,
    CB


    ResponderEliminar
  17. Grande responsabilidade a que vai cair nas mãos do Dr Varandas...

    ResponderEliminar
  18. O Jonathan, infelizmente, nunca será jogador para o Sporting. Já todos se esqueceram do início de época abaixo do miserável em 2015/16, que levou a que fosse emprestado. Fez uma época mais ou menos com o Marco Silva. É um jogador muito pouco inteligente, muito faltoso e desatento. É outro zeegelar.

    ResponderEliminar