quinta-feira, 29 de junho de 2017

O "saneamento" de Eduardo Barroso

"As justificações que me deu, e que não tinha de dar, ficam entre nós, mas caramba, ambos merecíamos uma despedida que não cheirasse a saneamento, numa altura em que tenho sido um dos mais assumidos críticos dos e-mails da vergonha."

As linhas que podem ler em cima são parte do último texto que Eduardo Barroso escreveu o jornal A Bola, colocando fim a uma colaboração que durou vários anos. Segundo se pode ler no artigo publicado ontem, a iniciativa desta decisão partiu do próprio jornal. Eduardo Barroso faz várias referências à forma como lhe foi comunicada a medida, e a ideia que deixa passar - de forma suficientemente explícita - é que não terá sido Vítor Serpa o seu promotor principal. Ora, não tendo a ideia partido do diretor do jornal, então é bem possível que o responsável tenha sido José Manuel Delgado - restando saber se por ter cedido à pressão do Benfica, ou se por ter antecipado que Barroso se poderia tornar numa voz demasiado dissonante em relação à linha editorial do jornal.

Convém puxarmos a cassete um pouco atrás para relembrar algo que é extremamente importante. Goste-se ou não se goste do estilo, há uma coisa que, mesmo não o conhecendo pessoalmente, me sinto à vontade de escrever sobre Eduardo Barroso: é muito difícil encontrar, de entre os sportinguistas que habitualmente dão a cara pelo clube, alguém que seja mais independente: independente em relação à direção do Sporting, porque não me parece que tenha ambição de voltar a ter um cargo de maior relevo que o atual (é Conselheiro Leonino, tendo sido por sua iniciativa que não se candidatou a PMAG na lista de Bruno de Carvalho em 2013); e independente em relação aos canais de televisão e jornais onde comentou, pois não precisa deles nem para ganhar visibilidade, nem por questões financeiras. 


Essa independência é facilmente comprovável. Apesar de ter sido eleito PMAG pela lista de Bruno de Carvalho em 2011, soube manter uma postura de total lealdade institucional com a direção de Godinho Lopes. Perante o descalabro desportivo e financeiro e a progressiva contestação dos sócios, Eduardo Barroso acabaria por se tornar um dos motores que levaram à realização de novas eleições - das quais, sabiamente, se auto-excluiu. 

O facto de ser um acérrimo defensor de Bruno de Carvalho não afeta a sua independência, pois não existe qualquer incompatibilidade entre ser-se independente e ser-se acérrimo defensor de alguém. Eduardo Barroso defende Bruno de Carvalho com unhas e dentes porque percebe o trabalho meritório do presidente. Como independente que é, acredito que, num cenário em que a qualidade do trabalho de Bruno de Carvalho caísse a pique, Eduardo Barroso não deixaria de fazer as críticas que entedesse serem justas. 

Eduardo Barroso é genuino no seu comentário, no sentido em que não consegue esconder a alegria ou a mágoa em função do momento em que o clube atravessa. Acredito que não concorde com tudo o que diz e faz Bruno de Carvalho, mas, por uma questão de lealdade, prefere salientar o que de bom é feito - e ainda bem que é assim, porque já há demasiados notáveis com espaço na imprensa que têm a crítica na ponta da língua e são muito ponderados e poupados no momento de elogiar. É importante para o clube que haja quem sirva de contraponto à opinião dominante - que, infelizmente, é claramente desfavorável a tudo o que o Sporting e o seu presidente façam.

E é por isso que acho repugnante a opção que o jornal A Bola tomou ao sanear Eduardo Barroso da sua equipa de comentadores afetos a um clube. De certeza que não foi por uma questão de independência, nem foi por uma questão de qualidade da escrita ou por falta de cordialidade (que raio, se qualidade de escrita e cordialidade fossem critérios relevantes, Rui Gomes da Silva teria sido corrido ao fim de meia-dúzia de artigos). 

Sobra a alternativa: Eduardo Barroso foi afastado por ser um acérrimo defensor de Bruno de Carvalho.

Infelizmente, A Bola tem uma rica tradição em sanear espaços de comentário sportinguistas que se tornam incómodos, ao contrário do que acontece com espaços afetos a outros clubes. José Diogo Quintela saiu porque a direção do jornal decidiu tomar partido no diferendo que tinha com Miguel Sousa Tavares (que ainda hoje escreve no jornal), e antes disso também o Visconde do Lumiar foi afastado de forma algo repentina.

Nada que surpreenda num jornal que há muito que decidiu ser um meio de comunicação oficioso do Benfica, que demonstra parcialidade e tendenciosidade numa base diária. Atenção que há bons profissionais naquele jornal - muitos dos quais são sportinguistas -, mas a direção está completamente minada de gente que não nasceu para ser jornalista.

Voltando a Eduardo Barroso, espero que continue a dar a cara pelo clube. Sportinguistas como ele fazem falta. Quando Bruno de Carvalho fala em militância, é disto a que se refere. Pena que não existam muitos mais.

P.S.: Sobre a direção d' A Bola, há uma boa e uma má notícia. A boa é que Serpa e Delgado estão de saída. A má é que os que aí vêm ainda são piores.

94 comentários :

  1. Até o afastamento de um simples cronista, tem que ter ligação indirecta ao Benfica. Será que dominamos assim tanto? Dentro do campo, sem dúvida. Fora dele, duvido muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Bola não deve dar um passinho que seja sem consultar os responsáveis do vosso clube. Basta ver a forma como tratou o caso dos emails. Claro que o Benfica tem uma enorme influência no jornal.

      Eliminar
    2. A falta de noção desta gente não tem limites...

      Eliminar
    3. zZzZzzZ mais um com palas! Toma la geladinho da manhã! Mestre sinceramente, ainda bem. Quantos menos sportinguistas estiverem ligados a esse lixo, melhor!

      Eliminar
    4. Este é o mundo cor de rosa do Jojo!

      Eliminar
    5. Duvidas porque andas de óculos de cabedal!

      Só não vê a tendencia editorial do jornal a bola quem não pode, ou quem não quer.
      Tu espantosamente cumpres ambos os requisitos.
      Não podes; porque lês mas tens dificuldades em interpretar.
      Não queres; porque gostas de geladinho na testa!

      Fica bem Sr. que gostava de ser Dr.

      Eliminar
    6. Tão, tão, mas tão naif... Com umas asinhas brancas ficavas mesmo um anjinho papudo!

      Eliminar
    7. JòjóQI80... no campo dominas à conta do "polvo" e "bruxaria", e isto apsar do investimento 3x superior ao Sporting e quase 2x superior ao porto q fizestes nesta última década.

      Isto tudo tem consequências, e a médio-longo prazo só vai servir para destruír o Merdica, E AINDA BEM QUE ASSIM É... vanglorias-te de *tretas* queres é *pêtas*, mas falhas ao não ver o elefante na sala de estar.

      Continua...

      Eliminar
    8. Que idade tens meu menino ?
      Ainda acreditas no Pai Natal ?

      Eliminar
    9. Com 25 aninhos já não devia! Mas pela inteligencia aqui demonstrada acho que ainda acredita!

      Eliminar
  2. Soa a desespero esta tentativa de abafar vozes dissonantes com a linha editorial do Pravda lampião.

    Faz lembrar a gente merdosa que entra aqui pelo tasco do Mestre a tentar impor a sua ideologia de adepto imbecil.

    O Delgado, o Serpa e o Guerra são exemplos de lampiões merdosos, fiéis à imagem do seu clube, por estes dias também ele uma associação mafiosa e merdosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por um lado escreve-se no texto que se pode apoiar e ser independente- basta ser sporting- por outro por ser simpatizante do BENFICA ja sao merdosos. E a ideologia de adepto imbecil e nossa eheheheheh, so mesmo da carneirada eheheh

      Eliminar
    2. É preciso ser muito lampião para não entender a diferença entre um jornalista e um colunista. "eheheheh"

      Eliminar
    3. Escreveste isso a olhar-te ao espelho, confessa.

      Eliminar
    4. Alexandre silva São merdosos porque não se impõem contra a venda de droga no estadio, são merdosos porque cometem assassinatos, são merdosos porque corrompem arbitros com vouchers, são merdosos porque montam esquemas de espionagem, são merdosos porque atiram tochas para cima de crianças, são merdosos porque são chantagistas.

      Queres que continue ou estás elucidaddo?

      PS: Esse eheheh quer dizer tanto! Mais um nick Cardozo? Ou deverei chamar-te de JF. Nem te controlas!

      Eliminar
    5. Sim Alexandre, aquilo que escrevi aplica-se a ti.
      És um adepto merdoso de um clube merdoso.

      Eliminar
  3. Quem vai tomar de assalto a Bola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém vai tomar de assalto, mas promete haver uma lógica de continuidade ao Delgado.

      Eliminar
    2. Aparentemente, ainda que sendo uma das figuras mais antigas, carismáticas e respeitadas d'aburla, o Serpa terá perdido posição a favor do Delgado.
      Imposição do "financiador"? Nova Administração?

      Eliminar
  4. Na volta foi saneado porque porque as suas crónicas não trazem retorno financeiro ao jornal.
    Se as vossas teorias da conspiração tinham algum fundamento, o mst já tinha sido banido há muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, claro, retorno financeiro... vamos ver o retorno financeiro que trará a pessoa que substituirá Eduardo Barroso.

      Eliminar
    2. O Bilhas vai já explicar dentro de momentos (depois de fechar a janela) como é que se calcula o retorno financeiro de uma crónica num jornal...

      Eliminar
    3. Caro Mestre,

      Algo me diz que o substituto será o Pedro Madeira Rodrigues.

      SL

      Eliminar
    4. AHHHH! Portanto a linha editorial dum jornal deve ser regida por critérios de retorno financeiro descriminados até ao nível do artigo de opinião (!) e não pela investigação, procura da verdade, independência e pluralidade e liberdade das opiniões que publica.

      Está explicado o "sucesso" financeiro d'A Bolha e o que os venfiquenses entendem por comunicação social e imprensa livre.

      Bate tudo certo.

      Eliminar
    5. O sar arrancou os poucos dentes que o lampião ainda tinha!

      Que pontapé na boca!!!

      Eliminar
    6. Um colunista que não dá retorno financeiro...Bilhas no seu melhor.

      Um destes dias ainda destroem o QI abaixo de 80...

      Eliminar
    7. lol, uma andorinha não faz a primavera. Não vai ser o barroso a remar contra a maré uma vez por semana que vai fazer os sportinguistas comprar o jornal.

      A única coisa que poderia resultar para trazer leitores sportiguistas era fazerem jornalismo à séria, profissional e isento. Enquanto isso não acontecer o jornal vai continuar a ser um circlejerk de lampioes sem vergonha na cara.

      Eliminar
  5. quem e que vai substituir o serpa na bola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro Gordo Guerra... Sub-editores Gobern e RGS... Relações públicas João Alves, Responsável pela publicidade Carlos Janela, Garoto para toda a obra o Calado...

      Eliminar
  6. "... um meio de comunicação oficioso..."

    Epa, Mestre... não sei onde... estes gajos são mais "oficiais" que a btv e restantes meios dos gajos...

    Quanto à (nova) direcção d'a bo(r)la, saem da m€rd@ para se meterem no c@g@lh@o... ahahahahahah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre politicamente correcto o Mestre ;)
      Não são meio de comunicação oficioso, são braço armado. O que eles fazem é "guerrilha comunicacional"

      Eliminar
  7. Eis a segunda baixa de uma voz leonina na imprensa escrita. Depois de Daniel Oliveira ter saído do Record, Eduardo Barroso acaba também por ser afastado. A inquisição do polvo está em marcha. A ditadura do estado lampionico no seu melhor.
    Todos os leitores de jornais desportivos que não se identifiquem com este estado de coisas deve boicotar a sua compra. Eu já o fiz à muito tempo. Para mim os jornais do sistema e seus jornaleco a deviam pura e simplesmente acabar.
    S.L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Daniel Oliveira também foi despachado?! Está bonito isto...

      Sportinguistas com neurónios e sem segundas intenções são um perigo público, é o que se pode concluir.

      Venham mais Sérgios Abrantes Mendes e Farinhas Alves...

      Eliminar
    2. Hoje em dia quem pensar pela sua própria cabeça é um perigo para a sociedade...é o que acontece nesta democracia de fachada em que a maior parte das pessoas tem medo de dizerem o que pensam pois podem ser alvos de retaliações seja no seu emprego,seja na sua vida pessoal.

      Concorde-se ou não o Daniel Oliveira sempre manteve a sua opinião e críticou mesmo Bruno de Carvalho ou o Sporting sempre que o teve de fazer.

      O que está a dar são os YESMAN e os #meninosqueridos...os corruptos,os burlões,os macumbeiros,os intermediários da macumba como o Rui Gomes da Silva,os cartilhados,os dos bilhetinhos e dos mails para o Benfica,os árbutros dos Kits&Vouchers e tudo o que for escumalha a soldo do cadastrado.

      O sistema montado pelo cadastrado dá de comer a muita gente,clubes inclusivé, por isso é que não vai ser fácil de derrubar.

      Eliminar
  8. Eduardo Barroso saiu porque defende "demasiado" o Sporting. Não há meias palavras.

    A Bola está cada vez mais com uma linha editorial mais lamentável. Se começam a tirar as vozes discordantes com o nacional benfiquismo não fica nada de jeito.

    Após esta saída e porque conheço EB não gastarei mais 1€ com o Jornal a Bola.

    Quem vem ai Mestre depois da dupla vermelhusca Serpa/Delgado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora?! Mas ainda tens vindo a comprar daquilo? benza-te Deus! como dizia a minha avó ...

      Eliminar
    2. Conana,

      Devo ter comprado ai uns 5 jornais ABola este ano. Não é muito mas agora acabou de vez.

      Eliminar
    3. Ainda gastavas?
      Isso é dar dinheiro ao inimigo...

      Eliminar
  9. Mais dia menos dia esse pasquim vai ser integrado no grupo Benfica.

    ResponderEliminar
  10. Estão a chegar as férias e as vendas não chegam para os subsídios de férias. Assim sendo tiveram que recorrer á organização criminosa e esta como é óbvio impôs algumas condições!

    A Bola é o exemplo de onde se pode retirar o seguinte pensamento: A classe dos jornalistas não merece o que foi feito por eles e que eles não tiveram coragem de fazer em Abril de !974.

    Estou descansado pois há já muitos mas muitos anos que não gasto um tostão em jornais desportivos, com excepção do jornal Sporting!

    #SportinguistasForaDaBola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. + 1 e, acredita, comecei a comprar ABola aí por 1958/59; depois, nos inícios de 90, comecei a comprar aburla episodicamente e deixei de a comprar definitivamente aí por 2000/01, não sei ao certo.

      Eliminar
  11. A injecção de capital que o clube ridículo fez para impedir que o jornal fechasse tem de ter contrapartidas!

    De qualquer maneira, quem não lia vai continuar a não ler. E quem lia vai continuar a ler. De qualquer maneira, aquilo está pela hora da morte. Para aumentarem as vendas teriam de recorrer aos serviços do Mestre Nhaga! Se calhar é só colocariam adenda no contrato que ele tem com o Venfique!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então leio por este blog que as contas do Benfica estão más, que a BenficaTV não dava lucros, que o contrato com a Nós é mau, que o contrato da Emirates é fraquinho, que quando o clube vende recebe em mendilhões, que o Vieira é só negociatas para meter comissões ao bolso, empréstimos obrigacionistas para pagar empréstimos obrigacionistas... e mesmo estando o Benfica a ser tão mal gerido financeiramente ainda consegue arranjar dinheiro para injectar na Bola e salvá-lo da falência?

      Ohhh pá...vocês nem se enxergam! LOLOL

      Tudo serve para atacar o Benfica mesmo que para isso tenham de engolir o que disseram anteriormente.

      Mas o melhor ainda está para vir.
      Cumps.

      Eliminar
    2. Com tanta venda e tanta dificuldade em reduzir a dívida, se calhar é porque o dinheiro anda a ser metido onde não devia.

      Eliminar
    3. Com tanta venda e tanta dificuldade em reduzir a dívida, se calhar é porque o dinheiro anda a ser metido onde não devia.

      E mais uma vez o MdC a cair na ratoeira da retórica sportinguista... Se "o dinheiro anda a ser metido onde não devia" então é porque o dinheiro de "tanta venda" entra no clube. Mas então já não são mendilhões?

      E é isto, qualquer coisa serve para atacar o Benfica, nem que para isso tenham que engolir o que disseram antes. E o post de hoje é mais um exemplo... "Eduardo Barroso foi afastado por ser um acérrimo defensor de Bruno de Carvalho." de "um jornal que há muito que decidiu ser um meio de comunicação oficioso do Benfica"! Aqui D'el Rei! Que o Benfica vetou o Eduardo Barroso! Vai-se a ver...o Rui Gomes da Silva também vai deixar de escrever para a Bola...

      Como disse antes...vocês não se enxergam. O Salvador Sobral dá um peido e vocês criam logo uma teoria da conspiração em que o Benfica nos bastidores move-se no sentido de prejudicar o Sporting. Mas não é nada de novo, mais do mesmo. A diferença é que, neste caso, os acontecimentos foram tão pouco espaçados no tempo que não dá para fugir ao ridículo. Mas pronto...o MdC não podia adivinhar, não é bruxo.

      Mas o melhor ainda está para vir.
      Cumps.

      Eliminar
  12. epá Nuno, se vamos à falta de coragem antes de Abril de '74... nenhum sector profissional fica bem visto na fotografia.
    Alem disso, a classe dos jornalistas e a população de colaboradores das publicações desportivas, são conjuntos que não tem elementos em comum..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum não é bem assim houve ate muitos sectores que lutaram pelos seus direitos e ate dos outros.

      O jornalismo é apenas o sector que mais tem conspurcado a liberdade que nos foi dada por outros, esses sim com coragem de dar a cara e o corpo ao manifesto!

      Antigamente existia a censura, hoje em dia existe a auto-censura que é bem mais grave.

      No meio disto tudo fodeu-se a verdade!

      Eliminar
    2. na verdade, a "morte das ideologias" desvendou, ao poder económico, a incapacidade da Sociedade para o conter,disciplinar ou sequer influenciar.

      O jornalista não tem um compromisso com a verdade ou com o leitor, ou se tem, sobre este prevalece o compromisso com o dono do jornal. Toda a gente quer o seu pratito de lentilhas ao fim do dia, até eu...

      Eliminar
    3. pronto ja vi por onde te alinhas!

      O jornalista tem todo o compromisso com a verdade assim diz no seu código deontológico! Mas parece que isso é irrelevante, e segundo a tua teoria ate dá jeito!!!

      Eliminar
    4. Se queres um exemplo aqui fica:

      http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/06/sporttv-o-tal-canal.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

      Eliminar
  13. Já eu não concordo nem com o Jorgen80 nem com o John, pois acho que vão todos começar a cair que nem tordos. Um por um, tal qual como numa linha para fuzilamento. E ainda irá sobrar para alguns blogueiros e seus peões de brega.
    E o melhor ainda está para vir.
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou o bruxo Nhága!

      È só mauzoes em carnide!!!

      Deve ser por isso que as mulheres vão á frente nas caixas de segurança!

      Eliminar
    2. Caro MdC, eu que nunca - nem 1 vez - pedi para algum blogger cortar a palavra a quem quer que fosse, por mais mal educado, aldrabão ou lampião que fosse, venho pedir que corte o pio a este sujeito. Isto que ele acabou de dizer não pode ter complacência.

      Eliminar
    3. Nenhum falecido fascista diria melhor.

      Eliminar
    4. O médico comezainas e bebezainas foi o primeiro.
      E eu já tenho informação de uma das minhas fontes de quem vai ser o segundo. E esse vai cair com estrondo.
      Cumps

      Eliminar
    5. quando confrontado com a impossibilidade de fuga, até um rato se atira ao perseguidor

      Eliminar
    6. @Rudolfo, o segundo a cair foi o Rui Gomes da Silva.

      Afinal o Rui Gomes da Silva é, tal como o Eduardo Barroso, "um acérrimo defensor de Bruno de Carvalho". Nas últimas eleições do Sporting ele dizia que queria que o Bruno de Carvalho ganhasse.

      Eliminar
  14. Mas não são voces que sempre quiseram boicotar a imprensa portuguesa? Logo não entendo para quê tanta preocupação. Agora até têm aqui uma boa oportunidade de o recrutar para o jornal Sporting, já que os seus textos são assim tão interessantes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bons, bons, são aqueles artigos de opinião onde te chamam de criancinha.

      "O CASO DOS "EMAILS" EXPLICADO ÀS CRIANCINHAS"

      by RGS in Abola

      PS: És maltratado e gostas

      #50ShadesOfRed

      Eliminar
    2. O que esta' em causa e' a atitude e a linha editorial do jornal. Sobre isso, tem alguma coisa a dizer?
      A vontade de boicotar (pessoalmente nao lhes "dou" um unico page view ha' meses e meses) vem dai'. Dignidade.

      Eliminar
  15. Saiu a última razão pela qual comprava esse pasquim!

    ResponderEliminar
  16. Acho que o Sporting devia usar mais os canais do Clube para passar informação. A questão é saber como fazer para chegar a todo o lado, uma vez que a televisão por cabo nem toda a gente tem.

    A Rádio Sporting parece uma boa solução se for uma rádio nacional e não local.

    O Jornal é semanal, logo não é rápido o suficiente para divulgar monte de notícias que aparecem todos os dias.

    Penso que a solução seria criar o Jornal Sporting Online na internet, com notícias ao minuto. Assim todos estaríamos informados.

    Caros LEÕES, só há uma forma de combater os rumores. É a notícia chegar primeiro. O Jornal Sporting Online podia ser a solução. Em termos de Comunicação, temos de ser muito mais rápidos, para que os rumores passem a ser notícias falsas e para que os órgãos de comunicação social que as dão, tenham que as desmentir.

    Se achar oportuno, Mestre, apresente esta ideia à nossa Direção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, e até creio que o clube já tem os meios suficientes para isso, mas duvido que a direção ache que esse seja o caminho a seguir.

      Eliminar
    2. E depois o presidente reúne-se ao pequeno almoço com vinte e tal jornalistas e dá entrevistas exclusivas à CMTV. É o exemplo.

      Eliminar
  17. Delgado, Serpa e Guerra... se havia dúvidas deixam logo de existir.

    JORNALISMO COM PALAS E COMPLETAMENTE SUBMISSO PELA MÁQUINA DE PROPAGANDA LAMPIÃ.

    ResponderEliminar
  18. Basta ver o post de hoje do NGB http://geracaobenfica.blogspot.pt/2017/06/caso-dos-emails-as-perguntas-que.html
    para perceber que a rapaziada está preocupada com o que aí pode vir. É lindo ver o argumento 1-"temos de matar se não queremos morrer" ou o 9-"bom vamos passar um borracha nisto tudo e começamos a castigar a partir da próxima época."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa, toda a gente sabe que a corrupção não tem castigo retroactivo, pá.

      Ora que chatice, tirar os títulos... Vá começamos para o ano.
      O passado é passado!

      Eram falsos
      Foram obtidos ilegalmente
      Conteúdo vazio e que não compromete.
      Epa, tivemos mal e tal.
      Vamos fazer tábua rasa.
      O que está está mas daqui para a frente acabou a corrupção.....

      Tão desonestos estes cabroes

      Eliminar
    2. Gostei mais desta saida num outro post! Ás vezes foge-lhes a boca para a verdade!

      "A primeira é a de acreditarmos que nem Gonçalo nem Renato serão alguma vez esses jogadores extraordinários que um dia se imaginou que pudessem vir a ser"

      Demorou mas foi!

      Eliminar
  19. Realmente, a blogosfera anda impossível... O nível de antagonismo clubístico a que chegamos é absolutamente ridículo!!

    O Eduardo Barroso é um cronista péssimo. Essa é a verdade!

    E não é por ser do Sporting. é porque percebe pouco de futebol. Porque defende CEGAMENTE o presidente, por vezes, mesmo contra os superiores interesses do clube. Comenta assuntos como "certezas" sem que o sejam.

    De resto, o "desmascarar" das bacoradas que ele foi destilando ao longo dos anos populam na internet em grande número.

    Isto para já não falar no facto de o texto referir que ele foi "isento" quando foi PMAG no mandato de Godinho Lopes, o que nem o sportinguista mais ingénuo acredita.

    Sem colocar em questão a proximidade d'A Bola ao Benfica, não é essa a discussão, mas o EB é um colunista fraco. Essa é a verdade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduardo Barroso não escreve na qualidade de especialista em futebol, escreve na qualidade de adepto sportinguista. Se a ideia do jornal passar por retirar o espaço a todos os que não são especialistas de futebol, então cá estarei para me retratar.

      Eliminar
    2. O Pedro Guerra deve ser o tal especialista que te enche as medidas.
      Por comparação, mais vale um médico conceituado a "cronicar" que um "contratante" de bruxos, ou caçador das Jambas.

      Eliminar
    3. O RGS È MELHOR?

      Aquele que te chama de criancinha!

      Eliminar
  20. O RGS também vai sair... Também deve ser por ser um acerrimo defensor do BDC. Grandes teorias da conspiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei surpreendido, mas veremos quem entrará para substituir um e outro.

      Eliminar
    2. Deve ser por ser um acérrimo "contratante" de bruxos, ou um caçador afamado da Jamba...

      Eliminar
    3. Oh João, nas últimas eleições do Sporting o RGS dizia que queria que o Bruno de Carvalho ganhasse! As teorias da conspiração sportinguistas batem sempre certo! LOL

      Eliminar
    4. o Nhaga no seu email ao cadastrado escreveu que o RGS queria dar cabo do Benfica e o resultado foi :#saneado

      Falando a sério parece-me que mais dia menos dia a purga vai começar no Benfica, o Guerra já sofreu na pele dos sócios clarividentes do Benfica e outros virão a sofrer as consequências.

      Eliminar
    5. O RGS Aqule que o Nhaga referia que queria que o Carnide perdesse o campeonato?

      Ou aquele RGS que foi o 1º a assumir a cartilha enterrando todos os outros comentadores?

      Ou será aquele que tem aspirações a chegar a 1º ministro do submundo de carnide?

      Faço minha a Hashtag do Kinglion:

      #SANEADO

      Eliminar
    6. Ou até pode ser uma forma do LFV minimizar os estragos dos emails...

      Até agora RGS não foi mencionado nos emails, e é sabido que em tempos já ouve interesse do RGS em fazer frente ao LFV.

      Uma forma de retirar protagonismo a um (comprado) opositor. Que nunca se sabe como os bastidores andam e no que vai dar. O futuro poderá ajudar a esclarecer.

      Eliminar
  21. E ainda me esqueci de um "pequeno pormenor"... E que o texto também se esquece de referir...

    É que um dos ódios de estimação da blogosfera sportinguista, o Rui Gomes da Silva, também vai deixar de ser colunista d'A Bola!!

    Certamente, foi o polvo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O texto não se esqueceu de referir porque na altura em que foi escrito essa informação não era conhecida. Mas veremos quem entrará para substituir um e outro, confesso que estou curioso.

      Eliminar
    2. Eis o momento em que o MdC "se apercebe que embarcou" em mais uma teoria da conspiração...Desta teve azar e a teoria foi desmontada logo no próprio dia. Se tivesse sido mais espaçado no tempo daria, com certeza, para montar uma realidade alternativa para continuar a alimentar este "sportinguismo" tão ávido de encontrar responsabilidades externas para desculpar os seus fracassos...mas como foi tão em cima do acontecimento, com um texto tão explícito e tão fresquinho, saiu o tiro pela culatra e ficou envolto em vergonha.

      Não é nada de novo, é só mais do mesmo. Mas nós é que comemos gelados com a testa.

      Mas o melhor ainda está para vir.
      Cumps.

      Eliminar
    3. Acho que num caso será saneamento, noutro , será mesmo o tal N-1 que o gosma fala. Ele lá sabe das negociatas onde andou metido e que agora começa a ser exposto...não me admirava que fosse realmente corrido quando o "melhor" chegar....

      Eliminar
    4. Gelados, vouchers, emails, mendilhões. É tanta coisa a levar nessa testa que acenam a tudo e assobiam para o lado quando a coisa fica feia.

      Eliminar
    5. Fodass é preciso ser muito tapadinho para não se aperceberem que o jornal a bola é todo alinhado com o carnide!

      Gostava de saber se tambem é uma teoria da conspiração quando estes e outros lampiões gritam judiarias contra o jornal o jogo!

      Vão jogar bilhar de bolso!

      Eliminar
    6. Não são responsabilidades externas.

      Chama-se corrupção.

      Então ricardito, como andas cadelita?
      Tens aparecido menos. Diminuíram a avença?
      Isto para manter guerras e adoes caladinhos, gasta-se um pouco mais.

      Eliminar
  22. Boas,
    Pelos vistos o benfas RGS também foi saneado...
    Estas teorias de conspiração, têm muito que se lhe digam.
    Já dizia o outro... Cumps.!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São aquelas teorias de conspiração que voces fazem em relação ao jornal o jogo!

      Nem se enxergam!

      Eliminar
  23. Epa... apareceu aqui a "corruputaria" toda para defender a sua biblia...

    ResponderEliminar
  24. Os lampiões.

    Um lampião nasce vermelho, cresce vermelho e morre vermelho. Como os outros são de outra cor, eles são únicos.

    Um lampião contemporâneo cresceu a ver os andrades ganhar por obra e graça de um polvo e de um papa. Infâmia, gritavam. Graças a Deus o polvo mudou de cor e um santo deu um chuto ao papa. Virtude, gritam ainda mais alto.

    Um lampião jamais se preocupa com os outros. Os aparentemente lampiões que não se fartam de passar por este blog são cisnes, não são patinhos feios. Só que ainda não sabem.

    Foda-se, mais uma teoria da conspiração...

    SL

    ResponderEliminar