sábado, 21 de setembro de 2013

A minha ligação ao Sporting: primeiras memórias


A memória datada mais antiga que tenho foi de ir pela primeira vez ao velhinho Estádio de Alvalade ver o Sporting jogar. O meu pai não era sócio, mas durante os anos da minha infância tínhamos o ritual de uma vez por ano ir ver o nosso Sporting jogar. O ritual era para cumprir, tanto que houve um ano que as jornadas foram passando e que em vez de ir a Alvalade acabámos por ter que ir ao Restelo ver o Belenenses - Sporting. Por isso, até ser adolescente e começar a ter independência para ser uma presença constante nos jogos em casa do Sporting, era capaz de dizer todos os jogos que tinha visto ao vivo e quais os resultados e em muitos casos os marcadores dos golos. Eram momentos muito especiais.

Entretanto a maior parte dessas memórias foi desaparecendo, mas continuo a lembrar-me dos dois primeiros jogos que vi: Sporting 4-1 Sp. Espinho e, na época 1981/82, no primeiro campeonato que me lembro de festejar, Sporting 2-2 U. Leiria. Lembro-me de pouco mais desses dois dias. Para além do resultado, lembro-me perfeitamente com quem fui e em que bancada estava (central da pala no primeiro, superior sul no segundo).  Sei que no primeiro jogo o Manuel Fernandes, o meu ídolo, tinha jogado. O resto que sobra são pequenos detalhes como a vista que tinha para o campo, cores desfocadas de equipamentos, algumas emoções sentidas durante e depois do jogo, a quantidade de pessoas à minha volta e pouco mais.

Só há cerca de 6 meses me ocorreu procurar em que dia tinha sido a minha primeira visita a Alvalade. Graças ao zerozero.pt, usando o adversário e o resultado do jogo como auxiliares de pesquisa, fiquei a saber que foi no dia 25 de Outubro de 1980. Tinha 4 anos. Não há nada na minha vida que tenha acontecido antes disto a que eu possa apontar para um calendário e dizer "foi neste dia". A memória mais antiga que tenho é do Sporting.