sexta-feira, 4 de outubro de 2013

48,67%

Não me lembro em que estação de rádio foi, mas ouvi um repórter dizer que no Benfica - Belenenses estariam entre 15000 a 20000 espetadores. Ouvi isto com o jogo a decorrer, não foi antes de começar. Mesmo sendo uma estimativa a "olhómetro" (que numa pessoa habituada a frequentar um estádio acaba por ter, mais 5000, menos 5000, alguma precisão), parecia ser uma assistência um pouco desoladora, atendendo que o Benfica tinha recuperado pontos aos rivais na jornada anterior.

Mais tarde foram divulgados os números oficiais:

in ligaportugal.pt

Como o estádio tem capacidade para 65000 pessoas, 31635 corresponde a 48,67% da capacidade. Olhando para algumas imagens, parece-vos 48,67%? Perto de metade?

Nota: a primeira foto foi tirada pouco antes de o jogo começar, é natural que depois disso ainda tenham entrado mais algumas pessoas.







Infelizmente não encontrei fotos que dessem uma panorâmica geral das bancadas, pelo que coloquei as melhores imagens que consegui arranjar no youtube (que estão muito pouco nítidas), mas dá a sensação que há muitas bancadas quase desertas.

Acredito que haja mais público na bancada central onde estão a maior parte das câmaras, e que não aparecem nestas imagens. Também é compreensível que as cadeiras mais próximas do relvado estejam mais vazias por estarem pouco resguardadas da chuva que caiu naquele dia. No entanto, não me parece que existam grandes aglomerados de público no que se vê do resto do estádio que justifiquem uma assistência de meia casa.

Já agora, comparemos com uma imagem do Benfica - Paços de Ferreira, na 4ª jornada. A assistência oficial foi de 34575 pessoas (apenas mais 2940 pessoas do que oficialmente estiveram contra o Belenenses).







E ainda mais uma, no Benfica - Gil Vicente estavam 37381 pessoas (mais 5746 do que contra o Belenenses).



No caso do Porto é mais que conhecida a brincadeira de colocarem a terminação da assistência a coincidir com o número do jogador que marcasse o primeiro golo. A avaliar por estas fotos arrisco dizer que também não haverá muito rigor no Benfica. Com contagens destas, Luís Filipe Vieira já pode encomendar as faixas de campeão das assistências.