sábado, 5 de outubro de 2013

A equipa sensação

O Sporting defronta logo o Setúbal de José Mota, que foi, ao fim da 1ª jornada, declarada como a 1ª primeira equipa sensação do campeonato.

Não porque estivesse a acumular pontos atrás de pontos, a galgar posições na classificação. À 1ª jornada isso não é possível. O Setúbal foi uma surpresa simplesmente porque deu mais luta do que se esperava no jogo contra o Porto.

Na mesma jornada o Sporting derrotava com uma goleada o recém-promovido Arouca. Os mesmos especialistas que elogiavam o Setúbal de Mota, não tinham em problemas em dizer que o Arouca era uma equipa fraquinha, verde, inexperiente, e que iria passar grandes dificuldades no principal escalão do futebol. Tudo porque deu menos luta do que se esperava no jogo contra o Sporting.

Dizem que as primeiras impressões são as mais importantes, e isto aplica-se perfeitamente neste caso. O Setúbal continua a ser visto como uma potencial surpresa pelo bom futebol que pratica, enquanto o Arouca é pouco mais do que um condenado à descida. No entanto, neste momento o Arouca tem 7 pontos e o Setúbal tem 5.

Espero que o Sporting não se esqueça que estará a jogar com uma equipa que tem apenas 5 pontos. Não quero demasiado respeito pelo adversário. Sabemos que praticamente todas as equipas deram mais luta ao Porto do que se esperava inicialmente, pelo que o Setúbal não é uma equipa especial. Vimos como correram os jogos do Porto contra o Guimarães, Paços e Estoril.

Se o Sporting ganhar sem dificuldades não faltarão vozes a dizer que o Setúbal é um adversário fraco e que a equipa ainda tem que ser testada a sério.

Mas não quero com isto dizer que vai ser um jogo fácil. Hoje à noite, no estádio, quero ver uma equipa ambiciosa, lutadora, solidária e sufocante. Quero ver a identidade de que Leonardo Jardim procura incutir à equipa. O Setúbal pode ser perigoso em contra ataque, certamente que abusará do jogo duro enquanto o árbitro deixar (o que com Duarte Gomes pode ser perigoso), mas se o Sporting demonstrar as qualidades que sabemos que esta jovem equipa tem, os três pontos não escaparão. Depende apenas de nós.