Nos últimos dias tem-se falado do castigo que a UEFA se prepara para dar a Manchester City e PSG pelas sucessivas violações das regras do Financial Fair Play.
in maisfutebol.pt |
Parece-me evidente que a UEFA nunca castigará um gigante europeu com a exclusão da Liga dos Campeões. Enquanto castigo, a multa é pesada mas parece-me que não servirá de dissuador a novos magnatas que queiram pegar em clubes com o objetivo de os conduzir para o topo da Europa. Para além disso, fica a ideia que na prática não faz mal gastarem rios de dinheiro, desde que a UEFA tenha direito à sua fatiazinha.
A questão de os clubes poderem inscrever 21 jogadores na Liga dos Campeões, 8 dos quais sendo da formação, aí sim, já vai doer aos castigados -- mas só vou acreditar nisso quando for anunciado oficialmente. É que a UEFA (e a FIFA) costuma ser muito zelosa na proteção das suas fontes de receita, e a existência destas super-equipas dá-lhes um jeitaço para transformar a Liga dos Campeões na competição épica que é a partir dos quartos-de-final.