terça-feira, 21 de outubro de 2014

11 em 28

                                                                                                                                                        
Escreveu ontem o jornal O Jogo que Rui Patrício, desde que se estreou em 2006 na equipa principal do Sporting, defendeu 11 das 28 grandes penalidades assinaladas. Isto significa que Rui Patrício defendeu os penáltis em 39% das ocasiões.

São números notáveis. A ideia que tinha da eficácia de Rui Patrício neste tipo de lances era boa, mas não a este nível. Para terem uma noção do que representam estes 39%, coloco de seguida as estatísticas dos guarda-redes que estiveram presentes na fase a eliminar do Mundial 2014.

Os números referem-se às épocas desde 2009/10 (inclusivé) e apenas aos jogos que esses guarda-redes tiveram nas ligas inglesa, francesa, espanhola, alemã e italiana, e à MLS desde 2011, pelo que os números não refletem de forma igual e completa a realidade para todos os guarda-redes listados. Mas dá para ter uma ideia:

Fonte: bsports.com (obrigado @baavin!)

À falta de melhor palavra, Rui Patrício pode ser definido como especialista neste tipo de lances, que se soma a todas as outras evidentes qualidades que o fazem um enorme guarda-redes. E os melhores anos da carreira ainda estão para vir.