domingo, 26 de outubro de 2014

E que tal, para variar, uma vitória tranquila em Alvalade?

                                                                                                                                                          
Depois de uma paragem de 20 dias o campeonato está de regresso, e com ele finalmente temos novo jogo em Alvalade. Apesar de a época já ter começado há quase dois meses e meio, a verdade é que ainda só tivemos direito a assistir a 4 jogos no nosso estádio, todos eles com histórias complicadas e com uma percentagem demasiado pequena de finais felizes.

O facto de termos apenas uma vitória registada em Alvalade não lança as sombras negras que uma estatística de 25% de sucessos à partida implica: não só os empates com Belenenses e Porto (e mesmo a derrota com o Chelsea) poderiam ter tido outros desfechos mais favoráveis, mas acima de tudo o crescimento exibicional e a personalidade que a equipa tem revelado lança uma boa dose de otimismo para os confrontos que se seguem.

E o que se segue é o Marítimo, que está apenas a um ponto do Sporting na classificação - motivo suficiente para olhar para os insulares com desconfiança. Não é difícil perceber o que nos espera mais logo: uma equipa que tentará fechar-se da melhor forma que conseguir, procurando qualquer oportunidade para mandar a bola para as costas da nossa defesa tentando tirar proveito da rapidez dos seus avançados.

Mesmo sabendo que Slimani estará ausente do jogo, não me passa pela cabeça outro resultado que não a vitória - assumindo, claro, que o Sporting demonstrar a mesma vontade de mandar no jogo desde o 1º minuto que vimos no Porto e na Alemanha. O Marítimo poderá ter as suas virtudes mas a organização defensiva não costuma ser uma delas, pelo que será certamente uma questão de tempo até a muralha ceder e as oportunidades de golo começarem a suceder-se.

A chave do jogo estará em duas questões: a intensidade com que o Sporting entrará em campo (depois de uma semana muito desgastante) e a capacidade de finalização. Se esses dois aspetos estiverem em linha com o que vimos contra Porto e Schalke, será claramente o jogo mais tranquilo em Alvalade até ao momento - e como seria bom termos a oportunidade de ver um jogo de uma forma um pouco mais relaxada. Se não... bem... lá estaremos para puxar pela equipa!