quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Servicinho público do programa Grande Área

Como não poderia deixar de ser, o programa Grande Área dissecou exaustivamente o empate caseiro do Sporting com o Paços Ferreira. Ao usar o termo exaustivamente, não o faço de forma ligeira, pois foram 50 minutos de discussão de tudo o que falta ao Sporting para conseguir melhores resultados, a ponto de terem sobrado apenas 20 minutos para discutirem o empate do Porto e a polémica vitória do Benfica. 

Analisando as palavras dos especialistas Bruno Prata, Carlos Daniel e Vítor Pereira, os três principais problemas do Sporting (por ordem decrescente) são:

3º: Um 10 desequilibrador
2º: Um central de qualidade indiscutível
1º: Bruno de Carvalho

O programa não perdeu tempo, aliás, em analisar o grande mal que assola o futebol do Sporting, abrindo com uma peça que explora a notícia do DN que relata que Bruno de Carvalho disse pessoalmente a Nani, Rui Patrício e Jefferson que seriam alvos de um processo disciplinar.

Antes de mostrar o vídeo, peço-vos que leiam as exatas palavras ditas pelo jornalista da RTP durante essa peça (que é intercalada com declarações de Bruno de Carvalho e dos jogadores - o negrito em partes selecionadas é, obviamente, da minha responsabilidade):
"A ameaça terá vindo do presidente, mas Nani não tem medo. <declarações de Nani na conferência de imprensa da seleção> O DN escreve na edição desta terça-feira que o presidente do Sporting terá dito pessoalmente a Patrício, Jefferson e Nani que não gostou de ter sido confrontado publicamente, e por isso estará alegadamente a ponderar agir contra os jogadores. Tudo começou quando, depois da derrota em Guimarães por 3-0, Bruno de Carvalho disparou contra os jogadores no Facebook. <excertos do comunicado no Facebook de Bruno de Carvalho> Alguns dias depois, os leões venceram para a Champions o Schalke por 4-2 e no final três jogadores responderam ao presidente. Nani teve as palavras mais duras. <declarações de Nani> Rui Patrício foi mais ponderado no discurso, mas não deixou de reagir. <declarações de Rui Patrício> E por fim Jefferson também respondeu a Bruno de Carvalho. <declarações de Jefferson> Seja como for, nos últimos dois jogos disputados em Alvalade, frente ao Schalke e ao Paços de Ferreira, terá havido um afastamento entre Bruno de Carvalho e a equipa. O presidente do Sporting terá saído do relvado no final dos encontros praticamente sozinho, numa atitude bem diferente do que se passava antes da derrota em Guimarães. Contactado pela RTP, o Sporting não faz para já qualquer comentário sobre o assunto."

Agora o vídeo:


Tenho sérias dúvidas que a notícia do DN seja verdadeira. O Sporting ainda não a desmentiu oficialmente, mas não só não vejo nas palavras dos jogadores algo de particularmente grave que dê motivos à abertura de processos disciplinares, como também na realidade não as vejo como uma resposta direta a Bruno de Carvalho.

Não posso adivinhar as exatas intenções dos jogadores quando disseram as tais declarações, mas o mesmo se aplica aos jornalistas e comentadores que as têm analisado invariavelmente como uma resposta ao presidente do Sporting. As palavras de Nani são genéricas e podem perfeitamente referir-se aos jogadores: uma interpretação possível é que os jogadores que querem ser vencedores devem saber reagir em conformidade a seguir às derrotas. Rui Patrício diz explicitamente que não é nenhuma resposta a Bruno de Carvalho, e Jefferson desvaloriza o sucedido. Diga-se de passagem que todas estas declarações foram respostas diretas a perguntas a jornalistas, ou seja, os jogadores não podiam evitar as questões.

Essa é a principal lição que Bruno de Carvalho deve tirar disto: qualquer declaração sua que tenha um potencial de polémica será imediatamente explorado pelos jornalistas - o que é natural até um certo ponto - e coloca treinador e jogadores numa posição delicada que seria dispensável. 

E apesar de achar natural que os jornalistas explorem a polémica procurando a opinião dos jogadores nas oportunidades que têm, já não me parece nada natural nem ético o tom desta peça da RTP, mais condenatória do que informativa, e que se baseia numa notícia que ainda não tem qualquer tipo de confirmação alternativa para além das fontes do jornalista do DN. 

Quanto aos comentários de Carlos Daniel, ao dizer que Bruno de Carvalho é o principal foco de instabilidade (tirando este episódio do comentário do Facebook, onde é que o presidente desestabilizou a equipa?) e extrapolando que o presidente estará a querer ver-se livre de Marco Silva, diz muito da seriedade com que devem ser levadas as opiniões desta gente quando o tema é o Sporting, e em particular o seu presidente.