quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Missão Carrillo

Desconheço em que ponto estão as negociações para a renovação de contrato de Carrillo, mas parece-me claramente uma daquelas situações em que a direção pode e deve fazer um esforço adicional para fechar o processo o mais rapidamente possível.

Golo de Carrillo contra o Belenenses

Depois de três épocas pautadas pela irregularidade (facto a que não serão alheias a sua juventude e a instabilidade na liderança técnica desde que chegou ao Sporting), Carrillo é hoje indiscutivelmente um jogador muito mais completo e maduro. Isso nota-se não só ao nível dos golos marcados - em meia-época já faturou por 6 vezes, quando no passado nunca tinha marcado mais do que 3 - e das muitas assistências que já realizou, mas também no imenso trabalho defensivo que faz em prol da equipa quando não tem a bola nos pés.

Uma imagem cada vez mais utilizada no Twitter do Sporting

Não há dúvidas de que Nani é a estrela maior do plantel, mas seria preciso (mais) um milagre para que o jogador prolongue a sua estadia por cá para além de maio. Carrillo é o futuro próximo do Sporting, *aquele* jogador à volta de quem é possível construir uma equipa.

Para conseguirmos outro como ele que possa ter um impacto imediato, seria necessário entrar em despesas bastante superiores (a um ponto que certamente será proibitivo para os nossos cofres) e esperar que a integração desse novo elemento corresse da melhor forma a todos os níveis.

Manter Carrillo será certamente mais barato e implicará menores riscos. Percebo as restrições orçamentais do clube e os limites salariais impostos, mas está aqui uma excelente forma de aplicar uma eventual margem que exista nas contas do clube.

Resta saber o papel que Pini Zahavi poderá ter em todo este processo (a "sua" Leiston Holdings é detentora de 50% do passe de Carrillo). O conflito com a direção é conhecido, mas à primeira vista também é conveniente para Zahavi que o peruano renove, caso contrário arrisca-se a não recuperar um cêntimo do (pouco) dinheiro que investiu há três anos e meio (€352.000).


Infelizmente esta operação foi mais um (mau) exemplo da política seguida durante anos de vender percentagens significativas de jovens promissores a fundos por valores pouco significativos.

--- INTERLÚDIO ---
Apanhei isto nas pesquisas que fiz para o post: o VM torceu o nariz a uma aquisição do Sporting? Que coisa estranha!
--- FIM DO INTERLÚDIO ---

É do nosso total interesse renovar o contrato com Carrillo e mantê-lo connosco por mais um ou dois anitos. Se continuar a evoluir desta forma, é certo que conseguirá dar o salto para um campeonato mais competitivo, devidamente valorizado. Será certamente bom para ele e para o clube. Que esta história tenha um final feliz para todos, é o meu desejo.