terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O síndrome do jogador guineense volta a atacar

É frequente haver dúvidas em relação à idade dos jogadores guineenses ou originários de outros países africanos. A causa é conhecida: nestes países, o registo das crianças é muitas vezes feito com bastante atraso em relação ao seu nascimento. Isto faz com que a afirmação destes "jovens" nas camadas jovens seja facilitada, mas normalmente as suas carreiras acabam por estagnar a partir do momento em que ascendem ao escalão sénior.

Joseph Minala, com 17 anos de idade

No entanto, a Organização Mundial de Saúde deveria tomar medidas para conter este fenómeno, pois trata-se de algo que está a começar a alastrar para uma dimensão completamente diferente e improvável: os clubes de futebol portugueses.

Depois de Benfica e Porto cortarem alguns anos (ou décadas) à sua data de fundação, ficámos ontem a saber que há um terceiro clube em Portugal que poderá padecer da mesma enfermidade (obrigado, @nunovalinhas). Vejam lá se adivinham qual é:

 

É realmente extraordinário que alguém admita a hipótese de alterar a data de fundação do clube que lidera sem que tenha conhecimento da existência de qualquer provas nesse sentido. Algo que deveria ser um motivo de orgulho para o clube é renegado porque esta malta acha que a antiguidade é um posto e que o clube fica automaticamente maior ao acrescentar-lhe mais um punhado de anos de vida completamente ocos de história.

Mas não é nada que espante vindo de quem vem. Se o mentor fez isso, era mais ou menos óbvio que se tratava de uma questão de tempo até que o presidente do Braga replicasse a brincadeira.

De qualquer forma está aberto o debate, e logo com várias hipóteses em cima da mesa: 1921, 1919 e 1914. Em última análise, é possível que alguém encontre evidências que encontram provas que o clube já existia no tempo dos romanos. Fico com curiosidade em saber qual o método que será seguido para escolher a nova data de fundação. Como os tempos são de crise uma investigação rigorosa ainda pode ficar dispendiosa, aqui ficam algumas sugestões para fecharem o tema o mais rapidamente possível:

  • Referendo aos sócios do Braga
  • Escolha por televoto num programa qualquer do Porto Canal
  • Pedra, tesoura e papel
  • Lançar 1 dado (se o resultado for 1 ou 2 - 1914; 3 ou 4 - 1919; 5 ou 6 - 1921)