quarta-feira, 27 de maio de 2015

A morning at the museum

No fim-de-semana passado "paguei" uma dívida que tinha para mim próprio e fui visitar pela primeira vez o museu do Sporting. O motivo principal que me levou finalmente a fazer essa visita foi o meu filho mais novo, que há meses queria ver o estádio por dentro - como tem 4 anos ainda não o levei a ver nenhum jogo (a mais velha já foi ver 3 jogos).

Telefonei aos serviços do clube para saber se isso era possível, e fiquei a saber que existem visitas guiadas ao estádio em todos os dias em que não há jogo, em três horários diferentes: 11h30, 14h30 e 16h. Não é necessário fazer qualquer marcação. Basta aparecer uns minutos antes desse horário no salão VIP para fazer o pagamento e aguardar pela guia.

Lá decidi fazer a surpresa aos meus filhos - sem ter a certeza se iriam gostar -, e também convenci o meu pai a vir connosco.

Pois bem, devo dizer-vos que foi uma visita que encheu as medidas a todos. Os miúdos adoraram tudo: começámos pela explicação de determinados marcos existentes no salão VIP, descemos para os pisos inferiores onde podemos visitar o balneário, a sala de aquecimento e a entrada do túnel, subimos ao relvado (não se pode pisar a relva nem sentar nos bancos dos jogadores), depois passa-se pela sala de imprensa e sobe-se ao camarote presidencial. E, por fim, o museu.

Não é possível tirar fotografias na zona inferior do estádio - balneários, sala de aquecimento e túnel de acesso - mas foi possível na mesma registar momentos bem giros como este:


Marco Silva pode ficar descansado: Bruno de Carvalho ainda não contratou ninguém para o seu lugar.

Mesmo no museu o interesse dos miúdos (e também dos adultos, como é óbvio) não esmoreceu. Ver expostas 5.000 taças das 19.000 que o Sporting conquistou impressiona qualquer um, mas os miúdos (nomeadamente a mais velha) também gostaram muito da zona dedicada às modalidades, onde estão expostas fotografias, taças e equipamento utilizado pelos atletas. No meu caso em particular, o que mais gostei de ver foi esta vitrina:


A visita ao estádio demorou cerca de 45 minutos. No museu podemos ficar o tempo que quisermos, mas há material para ficar lá uma manhã inteira.

Resumindo: foi uma experiência que superou as expetativas que tinha à partida. E sei que daqui a uns meses os miúdos estarão a pedir para lá voltar. Recomendo vivamente a todos os sportinguistas, em particular aos que vivem na Grande Lisboa. Não se irão arrepender.