terça-feira, 23 de junho de 2015

O desespero leva a tristes figuras


in maisfutebol.pt

Pensava que já tinha visto de tudo, mas nunca imaginei que as ligas portuguesa e espanhola tivessem a distinta lata de acusarem quem quer que seja de conflito de interesses. 

Aparentemente estamos a falar do funcionário da Comissão Europeia que colocou a queixa sobre a questão da partilha de passes. Conflito de interesses? Por ter feito um mestrado patrocinado pela UEFA e por ter feito uma tese que enquadra a proibição dos TPO na lei da União Europeia? Pelo menos demonstra que estudou o assunto. O facto de acreditar nos méritos da queixa não é conflito de interesses absolutamente nenhum.

Se me dissessem que era um assalariado da UEFA a julgar o processo ou a produzir a legislação da proibição dos TPO, bem, aí teria que lhes dar razão. Agora, isto é apenas uma associação muito forçada de quem já esgotou todas as outras possibilidades e está nitidamente a entrar em desespero.

Mas já que estamos a falar deste tema, não deixa de ser estranho este prestável ativismo da liga portuguesa. Se a Liga tivesse sido mandatada pelos clubes para apoiar ativamente os fundos, ainda se compreenderia. Mas não é isso que acontece: a Liga está apenas a fazer um frete a Jorge Mendes, Porto e Benfica, sem levar em consideração a opinião de todos os outros clubes que a compõem. Isto para mim representa um conflito de interesses bem mais grave do que aquele que a Liga acusa o funcionário da Comissão Europeia.