quinta-feira, 22 de outubro de 2015

#DiaDeSporting: Retomar as vitórias europeias com um olho no jogo de domingo

Não era preciso a confirmação de ontem de Jesus para perceber que, apesar de ser importante retomar as vitórias europeias, a equipa que será escolhida hoje estará profundamente relacionada com o onze que o treinador já terá na cabeça para colocar em campo na Luz.

A única dúvida que se coloca é: atendendo ao facto que as duas partidas estarão separadas por menos de 72 horas (o que é legal, atendendo que a regra das 72 horas apenas se aplica quando o jogo europeu é realizado fora de casa) deveremos poupar hoje de forma absoluta o onze que jogará domingo, ou aproveitamos para dar ritmo competitivo a um ou outro jogador que será titular no domingo mas que tenha poucos minutos nas pernas devido a lesões ou à falta de competição no período reservado às seleções e Taça?

Jorge Jesus afirmou que fará duas equipas, e compreende-se o motivo: no domingo poderemos esperar 90 minutos de intensidade máxima, pelo que é bem provável que o esforço despendido a meio da semana possa fazer a diferença num jogo equilibrado. O Benfica foi obrigado a um esforço considerável ontem devido a uma deslocação longa e a um adversário complicado. Será inteligente da nossa parte tentar tirar partido de um maior desgaste físico do Benfica, considerando que nem o nosso adversário de logo nos obrigará a colocar a carne toda no assador, nem a própria Liga Europa é suficientemente aliciante para a colocarmos ao mesmo nível de prioridade que o campeonato.

Entre lesionados e jogadores com demasiados minutos nas pernas, diria que Rui Patrício, Naldo, Bryan Ruiz e Teo Gutierrez estarão garantidamente de fora das contas de Jesus para logo. Jefferson e Slimani serão provavelmente dos jogadores a quem mais se exigirá no domingo, pelo que também deverão ser poupados. As maiores dúvidas estão no meio-campo: será que Jesus considera que o William já está no ponto, ou que ainda precisa de mais minutos? E qual o conjunto de médios que Jesus estará a considerar para lançar na Luz?

Atendendo ao jogo da Taça, diria que Jesus estará a pensar em alinhar no domingo com um trio no meio-campo formado por William, João Mário e Aquilani, e colocando na frente Bryan Ruiz, Teo Gutierrez e Slimani. Um onze mais experiente para suportar um ambiente que será certamente muito hostil, guardando as setas (Gelson, Mané ou Matheus) para o último terço da partida, altura em que haverá jogadores muito desgastados e existirá bastante mais espaço para jogar.

Considerando tudo isto, para o jogo de logo apostaria no seguinte onze:


Como é evidente, o jogo de logo é para ganhar e apesar das poupanças ninguém poderá dizer que este onze não terá capacidade para alcançar os três pontos. Para além disso, os jogadores terão todo o interesse em fazer uma boa exibição, pois os melhores ficarão muito próximos de serem os primeiros a saírem do banco no jogo contra o Benfica. E até é bem possível que, num ou noutro caso, uma grande exibição possa fazer Jesus repensar a ideia que tem para o onze de domingo.